Maria Eduarda Soares Pereira Leal, estudante, de 18 anos, natural de Selvíria, superou um grande obstáculo burocrático para realizar seu sonho de ingressar na universidade. A jovem foi aprovada no vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) para o curso de Engenharia Agronômica, mas, por um entrave administrativo, estava prestes a perder a vaga.
Embora estivesse no último ano do ensino médio, a escola estadual onde estudava se recusava a emitir o certificado de conclusão antecipado, necessário para efetuar a matrícula. A situação, que parecia sem solução, foi resolvida com a ajuda da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul.
Assistida pela defensora pública Stephany Oliveira Giardini Fonseca, Leal obteve uma decisão judicial favorável, que obrigou a escola a emitir o certificado de conclusão do ensino médio antes do previsto. Com isso, a estudante conseguiu garantir sua matrícula na Unesp, iniciando sua jornada acadêmica no primeiro semestre deste ano.
A decisão judicial foi crucial para garantir que a jovem não perdesse a oportunidade de ingressar na universidade, algo que representa não apenas a realização de um sonho pessoal, mas também a transformação da realidade de sua família.
"Sempre sonhei em entrar em uma universidade pública, e eu tinha apenas 48 horas para concluir minha matrícula. O trabalho da defensora foi impecável. Nunca vou conseguir agradecer o suficiente", contou Maria Eduarda, que, a partir de agora, segue seus estudos na cidade paulista de Ilha Solteira.
Para a defensora Stephany Oliveira Giardini Fonseca, o resultado do processo é uma vitória não só para Maria Eduarda, mas também para a sua comunidade. "Ela será a primeira da família a conquistar um diploma de ensino superior, o que tem o poder de mudar a realidade de toda a sua família para sempre", afirmou a defensora, que acompanhou o caso desde o início.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Estado convoca estudantes do cadastro reserva do 'MS Supera'

Gabarito oficial do Enem sai na quinta-feira

Redação do Enem 2025 aborda as perspectivas para o envelhecimento

Não vale atrasar: Enem começa neste domingo para 57,9 mil sul-mato-grossenses

O que é permitido levar no primeiro dia de provas do Enem? Saiba agora

Dos 57 mil inscritos no Enem, cerca de 16 mil já concluíram o ensino médio em MS

Intercâmbio na Espanha oferece bolsas com tudo pago para jovens de MS

Concurso de Redação "Um Passeio com Manoel" premia talentos da rede pública de MS

Se preparando para o Enem? Campo Grande terá aulão gratuito de redação neste sábado


Maria Eduarda está no primeiro semestre da faculdade (Defensoria Pública)



