Menu
Busca quarta, 29 de novembro de 2023
(67) 99647-9098
Aguas Nov23
Educação

MEC anuncia 60 mil vagas remanescentes do Fies

Os prazos de inscrição e todos os critérios exigidos para participar do processo seletivo serão divulgados até outubro

15 setembro 2023 - 18h36Tamires Santana

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta sexta-feira (15), a previsão de oferta de cerca de 60 mil vagas por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ainda este ano. São vagas remanescentes, ou seja, aquelas cujos financiamentos não foram preenchidas no processo de seleção regular. Os inscritos serão classificados com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A convocação para ocupação de vagas remanescentes do Fies foi interrompida em 2021, e agora foi retomada. Segundo o MEC, os prazos de inscrição e todos os critérios exigidos para participar do processo seletivo serão divulgados até outubro, por meio de edital.

Nas edições anteriores, a ocupação de vagas remanescentes se dava por ordem do registro da inscrição no sistema. Agora, os inscritos serão selecionados segundo a classificação de suas notas no Enem. Serão consideradas as edições do exame a partir de 2010.

Outra mudança para o preenchimento de vagas, conforme a pasta, é que todas as mantenedoras de instituições de ensino superior privadas poderão participar do próximo processo seletivo, independentemente de ter participado de edições do Fies já realizadas este ano, o que não era permitido nas seleções passadas. Os prazos e critérios para participação das instituições de ensino serão também definidos em edital previsto para ser publicado até o final de setembro.

A retomada do processo seletivo havia sido antecipada pelo diretor de Políticas e Programas de Educação Superior do Ministério da Educação, Alexandre Fonseca, no seminário Diálogo sobre a reconstrução do Fies, promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes). Segundo Fonseca, os financiamentos serão para estudantes matriculados em cursos de ensino superior em instituições privadas.

A retomada no preenchimento de vagas é resultado das discussões que ocorrem no MEC para a reconstrução do Fies. A intenção é retomar o caráter social do programa. A pasta deverá lançar, em breve, o Fies Social, que cobrirá 100% dos custos das mensalidades em instituições privadas de ensino superior.

O Fies foi criado em 1999 e oferece financiamento a estudantes em instituições particulares de ensino a condições mais favoráveis que as de mercado. O programa, que chegou a firmar, em 2014, mais de 732 mil contratos, sofreu, desde 2015, uma série de mudanças e enxugamentos.

Um dos principais motivos para as mudanças nas regras do Fies, de acordo com gestões anteriores do MEC, foi a alta inadimplência, ou seja, estudantes que contratam o financiamento e não conseguem quitar as dívidas.

Asilo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Pré-matrícula das escolas estaduais segue aberta até janeiro de 2024
Educação
Prazo para preencher questionário do Enade termina amanhã
Educação
Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam hoje
Educação
Prefeitura publica data de abertura de inscrições para professores de artes e teatro
Educação
Parceria entre o Senac e Governo de MS promove capacitação gratuita em TI
Educação
UEMS publica locais de prova do Vestibular 2024
Educação
Prefeitura irá construir 166 novas salas de aula na Capital
Educação
Prazo para solicitação de reaplicação do Enem 2023 é prorrogado
Educação
Alô, estudantes! Termina hoje prazo para pedir reaplicação do Enem
Educação
Inscrições no Vestibular e PASSE UFMS terminam nesta quinta

Mais Lidas

Polícia
Vídeo - Após ser traído, homem se joga em carro em chamas
Polícia
Homem que matou e estuprou mãe e filhas queria roubar a casa no Mato Grosso
Geral
Riedel nomeia novos coronéis da PM e Bombeiros
Geral
Morre Renato Corrêa