Com o objetivo de levantar insumos que possam orientar a definição de ações e estratégias do Compromisso Nacional Toda Matemática, tendo como base as necessidades e as demandas apontadas pelos professores, o Governo Federal lançou na segunda-feira (10) a Escuta Nacional de Professores de Matemática.
A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) e ocorre entre os dias 17 e 28 de março, destinada aos professores que ensinam o componente no ensino fundamental e médio.
"Ao colocar uma lupa em cima dos processos de ensino da disciplina, buscamos encontrar as especificidades que circundam a matemática e que podem ser utilizadas para potencializar o ensino, valorizando as experiências de alunos e professores e reconhecendo o papel da construção coletiva", Kátia Schweickardt, Secretária de Educação Básica do MEC.
A escuta será aberta e de adesão voluntária. Porém, conta uma amostra pré-estabelecida, garantindo a precisão e a representatividade. Assim, espera-se não apenas melhorar as práticas pedagógicas no país, mas também fortalecer as vozes de profissionais da educação, garantindo a valorização dos docentes e a consideração das diferentes perspectivas na definição de políticas públicas para o ensino da matemática.
"Não é novidade que enfrentamos alguns desafios em relação à aprendizagem de matemática no nosso país. Ao colocar uma lupa em cima dos processos de ensino da disciplina, buscamos encontrar as especificidades que circundam a matemática e que podem ser utilizadas para potencializar o ensino, valorizando as experiências de alunos e professores e reconhecendo o papel da construção coletiva", explica Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica (SEB) do MEC.
WEBINÁRIO – A iniciativa foi lançada durante um webinário, disponível no canal do YouTube do MEC, no qual foram debatidos uma série de temas, entre eles os panoramas do componente curricular no país e os desafios e possibilidades da matemática no Brasil. Os participantes ainda abordaram a experiência das escolas na mobilização de alunos para a Olimpíada de Matemática (OBMEP); os panoramas de pesquisas internacionais sobre a matemática; a estrutura da pesquisa; o guia da Escuta Nacional e a disponibilidade do MEC em ouvir os educadores.
Somando Vozes – A pasta da Educação já havia promovido um webinário, no dia 25 de fevereiro, para debater a aprendizagem do componente no país. Intitulado “Somando Vozes por TodaMatemática”, o encontro reuniu professores e estudantes para debater temas como a relevância do conhecimento pedagógico na aprendizagem da matemática e a importância dessas práticas para a melhoria do ensino.
Inovação Curricular – Em janeiro, o MEC lançou o Caderno de Inovação Curricular em Matemática, como parte do programa Escola das Adolescências. O material apresenta a proposta do Clube de Letramento Matemático, com dois objetivos principais: apoiar a recomposição de aprendizagens fundamentais e tornar o ensino da matemática mais envolvente e desafiador.
Clube De Letramento – O Clube de Letramento Matemático adota uma abordagem baseada na resolução de problemas, incentivando a participação ativa dos estudantes, o desenvolvimento do raciocínio matemático e a construção da autoconfiança. As atividades propostas desconstroem crenças limitantes sobre amatemática, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e exploratório em que diferentes soluções são valorizadas e erros são utilizados como oportunidades de reflexão.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Escola pública de Dourados inaugura primeira quadra de Beach Tênis em MS

Governo divulga resultado final dos aprovados no 'MS Supera'

Enem 2025: Prazo para pedir isenção da inscrição começa hoje

IFMS prorroga inscrições para concursos de professor e técnico administrativo

Primeira turma do Programa Escola Florestal é formada

Rochedo é notificado a cumprir exigências da Lei Lucas nas unidades escolares

Promotor recomenda treinamento emergencial a servidores da educação em Corguinho

Programa MS Supera divulga resultado preliminar

Fies: instituições de ensino têm até hoje para confirmar participação
