Menu
Busca sábado, 30 de setembro de 2023
(67) 99647-9098
Educação

Pedidos de reaplicação do Encceja podem ser feitos até hoje

Novas provas serão nos dias 17 e 18 de outubro

01 setembro 2023 - 11h50Da Redação
Gov Educação Mobile - Set23

Os participantes que - por problemas logísticos ou de saúde - não puderam fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 têm até esta sexta-feira (1º) para apresentar pedido de reaplicação da prova. 

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a oportunidade é voltada “apenas aos participantes que tiveram problemas logísticos no domingo, 27 de agosto, ou que apresentaram sintomas de doenças infectocontagiosas na véspera da aplicação”. As solicitações devem ser feitas por meio do Sistema Encceja. 

Conforme previsto no edital, nos casos em que o participante tinha suspeita de doença infectocontagiosa será necessário constar o nome completo dele, o diagnóstico com a descrição da condição e o código da Classificação Internacional de Doença, além da assinatura e da identificação do profissional responsável pelo diagnóstico, “com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), Ministério da Saúde ou órgão competente”. 

É necessário anexar o documento em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB. 

A reaplicação ocorrerá nos dias 17 e 18 de outubro, datas em que está prevista a realização do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou Sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL). 

Problemas logísticos - No caso de pessoas que tiveram problemas logísticos, o pedido para reaplicação do exame só terá efeito nas situações previstas em edital, o que abrange, por exemplo, desastres naturais ou falta de energia elétrica que prejudicaram a aplicação do exame. A situação deverá ser relatada por meio do Sistema Encceja. 

“Quem faltou à aplicação das provas de todas as áreas do conhecimento em que se inscreveu – por motivos que não constam no edital – não poderá solicitar a reaplicação e deverá justificar a ausência, caso pretenda fazer a próxima edição do exame gratuitamente”, informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Desde 2002, o Encceja é aplicado gratuitamente com o apoio de estados e municípios. O objetivo é ajudar jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada a retomar a trajetória escolar.

Competências - O exame avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar. As secretarias de educação e os institutos federais o utilizam como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. 

O exame serve também de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade da oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro. 

Gov Educação Mobile - Set23

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Prefeitura firma parceria com universidade e oferece bolsa integral
Educação
Reitor e vice da Universidade Estadual serão empossados nesta terça-feira
Educação
Decreto deve aumentar tecnologia e conectar 138,4 mil escolas até 2026
Educação
Reitor e vice da UEMS são nomeados
Educação
Governo quer estimular educação profissionalizante no ensino médio, diz ministro
Educação
MEC anuncia 60 mil vagas remanescentes do Fies
Educação
Alunos da rede estadual terão aulas de reforço de matemática
Educação
Ainda este ano, MEC quer retomar oferta de vagas não preenchidas no Fies
Educação
Em projeto, alunos da REME visitam o Pantanal e fazem passeio de chalana
Educação
Governo de MS convoca 53 aprovados no concurso da SED

Mais Lidas

Clima
'O pior está por vir': Onda de calor continua em outubro, aponta previsão
Polícia
Após perder a filha em acidente, jovem morre três meses depois em Campo Grande
Comportamento
Piscininha, amor: Confira lugares para se refrescar e curtir em Campo Grande
Interior
Motorista morre de susto após pneu de caminhão bater em seu carro na BR-163, em MS