Menu
Busca terça, 26 de setembro de 2023
(67) 99647-9098
Gov Setembro Amarelo - Set23
Educação

Programa de Escola em Tempo Integral irá abrir mais 1 milhão de matrículas

Lei sancionada pelo presidente Lula vai investir R$ 4 bilhões para que estados e municípios possam expandir a oferta de jornada em tempo integral

31 julho 2023 - 10h50Sarah Chaves, com informações do Planalto
Sebrae Informe Publicitario

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, sanciona nesta segunda-feira (31), a Lei que institui o Programa Escola em Tempo Integral, com o objetivo de ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil, em 2023.

Um investimento de R$ 4 bilhões vai permitir que estados, municípios e o Distrito Federal possam expandir a oferta de jornada em tempo integral em suas redes. Depois, a meta é alcançar, até 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.

“A escola em tempo integral não é só para aumentar a carga horária, mas acolher bem as pessoas, os alunos. É para dar oportunidade e valorizar o professor”, afirma Camilo Santana. 

Coordenado pela Secretaria de Educação Básica do MEC, o Programa Escola em Tempo Integral terá, em conjunto com o fomento financeiro, ações de assistência técnica às secretarias e comunidades escolares, com o objetivo de aprimorar o trabalho pedagógico da educação em uma perspectiva integral.

Critérios

Na primeira etapa, estados e municípios pactuam com o MEC as metas de ampliação de matrículas em tempo integral, ou seja, aquelas em que a jornada escolar seja igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais. Os recursos financeiros serão transferidos levando em conta as matrículas pactuadas, o valor do fomento e os critérios de equidade.

A secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, destacou que a equipe do MEC tem trabalhado na direção de uma política  em que a ampliação da jornada seja apenas uma das dimensões para possibilitar aprendizagens significativas. “Já sabemos que simplesmente ficar mais tempo na escola, sem uma intencionalidade transversal de currículo, sem atividades culturais e sem conexões que deem sentido àquela jornada para o aluno não implica necessariamente uma educação de qualidade. Estamos falando de mais tempo na escola para mais oportunidades. Não é qualquer oportunidade ou experiência, mas aquelas que potencializam os direitos à aprendizagem, ao desenvolvimento do estudante e ao acesso à cidadania”

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Sebrae Informe Publicitario

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Reitor e vice da UEMS são nomeados
Educação
Governo quer estimular educação profissionalizante no ensino médio, diz ministro
Educação
MEC anuncia 60 mil vagas remanescentes do Fies
Educação
Alunos da rede estadual terão aulas de reforço de matemática
Educação
Ainda este ano, MEC quer retomar oferta de vagas não preenchidas no Fies
Educação
Em projeto, alunos da REME visitam o Pantanal e fazem passeio de chalana
Educação
Governo de MS convoca 53 aprovados no concurso da SED
Educação
UEMS oferta 811 vagas para cursos de graduação em 14 unidades
Educação
Prazo para informar interesse em retomar obra escolar termina neste domingo
Educação
Alunos da Reme convidam artista regional para eternizar arte em muro da escola

Mais Lidas

Polícia
Após 3 horas de busca, Bombeiros encontram corpo de Kauan em Campo Grande
Cidade
Pai não sabia que filho foi para riacho: 'não era para ele estar aqui'
Internacional
Imagens fortes: Vídeo mostra homem sendo triturado por máquina
Justiça
Estaca zero: Justiça anula liminar e tutores voltam a ser multados em condomínio