Menu
Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Educação

Rose será sub-relatora em comissão que fiscalizará atuação do MEC

A Comissão Externa é destinada a acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos do Ministério da Educação (CEXMEC)

15 maio 2019 - 09h11Priscilla Porangaba, com informações da assessoria    atualizado em 15/05/2019 às 10h22

A deputada federal Rose Modesto (PSDB-MS) foi eleita sub-relatora da Comissão Externa destinada a acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos do Ministério da Educação (CEXMEC).

O colegiado vai atuar na análise do planejamento estratégico do MEC, assim como de suas secretarias e demais órgãos. Será avaliado se programas estão sendo executados e, nos casos negativos, se foram substituídos por novas ações.

A CEXMEC, que será coordenada pela deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP), teve a participação de parlamentares de dez legendas, são elas: PSDB, NOVO, PDT, PSB, PT, PSL, PP, REDE, PPS, PV – na primeira reunião do grupo realizada ontem, que elegeu os sub-relatores.

Os parlamentares que compõem o colegiado decidiram criar a Comissão Externa em virtude da preocupação generalizada com o futuro da educação no país. A preocupação existe porque passados quatro meses de gestão do presidente da República Jair Bolsonaro, os principais projetos da pasta estão paralisados ou atrasados.

Para a deputada Rose Modesto, “neste governo, nenhum ministério está tão perdido e desorganizado como o MEC. Agora, infelizmente, os cortes no orçamento. O pior foi a forma que o corte foi feito, sem comunicar nenhum gestor e atingindo várias etapas da educação, do ensino básico ao universitário. Se ações acontecem esta forma, o que nos preocupa é se o Enem está verdadeiramente no cronograma, como sub-relatora vou fiscalizar o calendário deste processo muito importante para milhões de estudantes que querem entrar no ensino superior, vou verificar se a prova obedece critérios que realmente avaliem o conhecimento destes estudantes”.

A coordenadora da EXMEC, deputada Tabata Amaral ressaltou que “essa comissão foi criada no momento em que o ministro Weintraub assume a pasta herdando três meses e meio de atraso em que pouco ou quase nada foi feito pelo ministro Vélez. Temos uma preocupação muito grande de que essa paralisia prosseguisse e termos um ano perdido para educação. A nossa intenção é manter um diálogo aberto com o MEC e, ao mesmo tempo, exercer o nosso papel de fiscalizador . Nos preocupa muito que a guerra ideológica que está sendo travada pelo governo prejudique e até mesmo ameaça o que temos de mais sólido na educação, como é o caso das provas avaliadoras, como Enem, o Fundeb e a formação dos professores”.

A comissão também vai atuar em cinco temas considerados críticos no MEC: Enem, avaliações periódicas de desempenho, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), formação de professores e orçamento.

Em dezembro, ao final dos trabalhos, será feito um relatório mostrando os resultados do acompanhamento e avaliando o desenvolvimento dos trabalhos do MEC.

O colegiado atuará na análise do planejamento estratégico do MEC, assim como de suas secretarias e demais órgãos. Será avaliado se programas estão sendo executados e, nos casos negativos, se foram substituídos por novas ações. Além disso, serão verificados os pontos críticos detectados até então. O bloqueio linear de 30% dos recursos de todas as universidades federais será um dos pontos analisados, assim como os problemas com o Enem. O Ministério e seus órgãos serão procurados para coleta de informações sobre o planejamento e desenvolvimento das ações.

Rose Modesto (PSDB/MS), Luísa Canziani (PTB-SP), Eduardo Bismarck (PDT-CE), Paula Belmonte (PPS-DF) e Professor Israel Batista (PV-DF) dividirão as relatorias dos temas.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Fique atento: Prazo para pedido de isenção do Enem termina na sexta
Educação
Fique atento: Prazo para pedido de isenção do Enem termina na sexta
Enem
Educação
Não perca! Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira
Lula
Educação
Mais 1,2 milhão de alunos serão incluídos no programa 'Pé-de-Meia'
Foto: Fábio Rodrigues/AB
Educação
Mais de 5 mil contratos foram renegociados pelo Desenrola FIES em MS
Alunos em uma sala de ciências
Educação
Bioparque abre inscrições para seleção de alunos para o 'Clube de Ciências'
Sede da Funsat, em Campo Grande
Educação
Funsat abrirá turmas para cursos de Inglês e Espanhol
Educação escolar indígena de MS evolui com passar dos anos e vira destaque
Educação
Educação escolar indígena de MS evolui com passar dos anos e vira destaque
Enem
Educação
Enem: Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa nesta segunda-feira
IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul)
Educação
IFMS entra em greve e aulas são paralisadas; veja situação
Abertas as inscrições para processo seletivo de professores do Pronatec
Educação
Abertas as inscrições para processo seletivo de professores do Pronatec

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
Piscineiro tem convulsão, cai em piscina e morre afogado
Polícia
Piscineiro tem convulsão, cai em piscina e morre afogado