Menu
Menu
Busca quarta, 14 de janeiro de 2026
Gov Camp Crescimento Cidades Jan26
Educação

SBPC reúne 15 mil pessoas na capital

Maior evento científico acontece neste domingo na UFMS e se encerra no dia 27

20 julho 2019 - 09h59Mauro Silva, com informações da assessoria

Com 15 mil inscritos, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) sedia, hoje (21), a 71ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), o maior evento científico da América Latina. De acordo com o reitor da universidade, Marcelo Augusto Santos Turine, este encontro é de extrema importância para o Estado. 

“Após 70 anos de realização de reuniões da SBPC, é a primeira vez que receberemos, em Mato Grosso do Sul, em um ano extremamente significativo, em que a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul completa 40 anos de criação e o município de Campo Grande completa 120 anos”, comemorou Turine. 

De acordo com a organização, serão mais de 250 atividades programadas, que contam com palestras, conferências, rodas de conversa, encontros, oficinas e minicursos de todas as áreas do conhecimento. Entre elas, estão realizações que abordam temáticas afro e indígena, inovação e educação, além da SBPC Jovem, sessão de pôsteres ExpoT&C, avenida da ciência e caminhões da ciência.

Entre os destaques da programação está o lançamento da edição 2019 da Pesquisa de Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil, estudo realizado pela SBPC, junto ao Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

“Estamos certos de que o evento será um marco para a UFMS e para Mato Grosso do Sul, uma vitrine para o cenário nacional e internacional a fim de imprimir, no Estado, a força da ciência na promoção da educação de qualidade e motivar a juventude para o empreendedorismo, enfatizando o impacto na percepção pública do papel central das universidades na promoção da qualidade de vida das pessoas”, declarou Turine. 

Programação

Sessão Solene de Abertura
A Sessão Solene de Abertura será realizada hoje (21), às 18h, no Teatro Glauce Rocha, localizado na UFMS (rua Ufms, s/n, Universitário, Campo Grande-MS).
Consulte as programações
– Geral (inclui SBPC Inovação, SBPC Educação e SBPC Afro e Indígena)
– SBPC Inovação
– SBPC Educação
– SBPC Afro e Indígena
– Anexo: UFMS – Universidade, Empreendedorismo e Cooperação
– Sessão de Pôsteres / Nº do Pôster / Prêmio
– Dia da Família na Ciência 
O evento é aberto ao público: as programações poderão ser assistidas gratuitamente pelos visitantes, sem a necessidade de inscrição. A inscrição somente será necessária para quem quiser frequentar minicurso (vagas limitadas) ou ainda obter o certificado online de participação geral. 

Informações: 
1) Secretaria de Credenciamento da SBPC
Local: Bloco 2 – corredor central
Datas e horários de atendimento:
21/7, domingo, das 10h às 15h
22/7, segunda-feira, das 10h às 16h
23/7, terça-feira, das 10h às 16h
24/7, quarta-feira, das 10h às 16h
25/7, quinta-feira, das 10h às 16h
26/7, sexta-feira, das 10h às 14h
27/7, sábado – não haverá atendimento
Obs.: Matrícula em Minicurso
As vagas remanescentes serão abertas para matrícula nos dias 21 e 22, até o limite de vagas, na secretaria. Normas de Minicurso – Lista de Minicursos
2) Comunicados importantes: divulgação aos inscritos e aos apresentadores de pôsteres.
3) Mapa do campus – mapa da região

A 71ª Reunião Anual da SBPC é um evento aberto ao público
As programações podem ser assistidas gratuitamente pelos visitantes, com exceção dos minicursos, cujas vagas são limitadas e a matrícula é necessária. Quem fizer a inscrição (e o credenciamento no evento) obterá o certificado online de participação geral, sem carga horária ou descrição de atividades.
Mais informações pelo site da SBPC – http://ra.sbpcnet.org.br/campogrande/noticias.

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Educação
Com inscrições abrindo na próxima semana, UEMS oferta 1.284 vagas no SISU 2026
Foto: IFMS Três Lagoas
Educação
IFMS abre vagas para especialização em docência profissional
O boletim individual dos treineiros será divulgado em data posterior
Educação
Enem tem resultado confirmado para 16 de janeiro
Para famílias que enfrentarem dificuldades com acesso à internet, a Semed disponibiliza atendimento presencial na Central Municipal
Educação
Rede Municipal abre período de matrícula para novos alunos do ensino fundamental
São professores da educação infantil aqueles que exerçam docência e tenham sido aprovados em concurso público
Educação
Professores da educação infantil passam a integrar carreira do magistério
SED (Secretaria de Estado de Educação) -
Educação
Programa "Mais Professores" está com inscrições abertas com bolsas de R$ 2.100
Devem ser feitas no Simec com login do respectivo articulador
Educação
Inscrições para o Selo Alfabetização terminam nesta segunda-feira
Aulas em MS voltam no dia 9 de fevereiro
Educação
Prazo para efetivação da matrícula na rede estadual começa nesta segunda
Lista de designação da Rede Estadual é divulgada neste domingo; confira
Educação
Lista de designação da Rede Estadual é divulgada neste domingo; confira
Plataforma do Sisu
Educação
Inscrições do Sisu 2026 iniciam em 19 de janeiro e seguem até dia 23

Mais Lidas

Deputado Antônio Braga
Geral
Morre o ex-deputado estadual, Antônio Braga, aos 87 anos
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 12/1/2026
Comportamento
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 12/1/2026
Família morreu em grave acidente
Trânsito
Servidora do TJMS, marido e filho morrem em grave acidente em rodovia de SP
Foto: PMCG
Cidade
Funesp abre processo seletivo com salários de até R$ 6 mil em Campo Grande