Menu
Busca sexta, 19 de agosto de 2022
(67) 99647-9098
Educação

Última semana para realizar inscrições no Encceja 2022

Prova é voltada para jovens e adultos que ainda não concluíram os estudos

01 junho 2022 - 12h12Evelyn Thamaris Com Informações Agência Brasil

As inscrições do o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) entra na sua reta final. Para os interessados em adquirir o certifico de conclusão de ensino fica o lembrete, já que o prazo se encerra neste sábado (4).

Vale lembrar que a modalidade é destinada aos jovens e adultos que por algum motivo não tenham concluído os estudos dentro do período considerado normal, sendo esta uma oportunidade de conquistar o diploma.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a participação no Encceja Nacional 2022 é voluntária e gratuita. Para candidatos do ensino fundamental, a idade mínima é de 15 anos na data da prova, e para o ensino médio, de 18 anos completos.

Provas

Para fazer a inscrição, basta acessar a página do Encceja 2022 , do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em todas as unidades da federação as provas, tanto para os ensinos fundamental e médio, serão aplicadas no dia 28 de agosto.  As cidades onde haverá prova podem ser consultadas no sistema do exame e no portal do Inep.

Nesta edição, não será necessário apresentar justificativa de ausência para aqueles que se inscreveram, mas acabaram não fazendo a prova da edição anterior. “Também não será necessário o pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes no ano passado que vão fazer as provas novamente. A medida foi tomada tendo em vista o contexto da pandemia de covid-19 que impediu a realização da última edição”, informou o instituto.

Encceja

O exame é realizado pelo Inep, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. O Encceja avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar dos jovens e adultos.

Com isso, estabelece uma referência nacional de avaliação para esse público, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira. As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados do exame como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Termina hoje prazo para os pré-selecionados do Fies comprovarem suas informações
Educação
FIES: Prazo para complementar inscrição da 2° chamada encerra hoje
Educação
SED divulga lista de professores temporários selecionados
Educação
Candidatos aprovados para assistentes de educação infantil são convocados
Educação
Prazo para comprovar informações do Prouni inicia hoje
Educação
MEC prorroga prazo para comprovação de informações do Prouni
Educação
IFMS abre inscrições para 1,6 mil vagas em cursos técnicos
Educação
Se encerram hoje as inscrições para o Fies 2022
Educação
Bolsa Permanência é pago a estudantes do Prouni hoje
Polícia
PMA inicia hoje operação Bocaiúva contra tráfico de aves em MS

Mais Lidas

Polícia
Dupla é indiciada por tentativa de triplo homicídio no Aero Rancho
Polícia
Filhos de idosa abandonada em casa cheia de fezes são encontrados
Polícia
Mulher é resgatada antes de ser queimada por facção em 'micro-ondas humano'; vídeo
Polícia
Morre encanador que caiu em buraco de obra em Campo Grande