As visitas guiadas gratuitas ao Parque da Ciência e a laboratórios da UFMS, está com o período de agendamento aberto para grupos escolares ou não, com pelo menos 10 pessoas, por meio da página parquedaciencia.ufms.br.
A coordenadora do Museu de Ciência e Tecnologia da UFMS, Luciana Montera, explica que cada um dos monumentos que representam diferentes áreas do conhecimento, como matemática, literatura, física e química traz uma abordagem interativa e informativa. “Cada estrutura representa uma ciência específica e apresenta a história, os conceitos científicos e os pesquisadores envolvidos. Dessa forma, os visitantes podem explorar o conhecimento de maneira dinâmica e envolvente”, afirma.
Apenas um dos espaços será visitado e o responsável pelo agendamento deverá fazer a escolha de acordo com o interesse da turma no momento de inscrição
Entre os monumentos estão: Cadeira de Beuchet, Espelhos Curvos, Pêndulo de Newton, Balanço de Ressonância, Tubo de Atraso de Som, Mosaico Interativo, Alavanca de Arquimedes, Carrinho sobre Trilhos, Espelhos Parabólicos de Som, Geodésica, Tabela Periódica Interativa, Tábua de Galton, Banco Livro de Poemas, Tubos Sonoros, a Onça e a Capivara, Painel dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Bolha de Sabão e Asa de Arara. “Os monitores são treinados para guiar os visitantes de maneira envolvente, proporcionando uma interação direta com os monumentos e o conteúdo científico”, destaca a coordenadora.
“O visitante escolhe a data e define quais espaços deseja conhecer. Além do Parque da Ciência, a experiência inclui a visita a laboratórios da UFMS, ampliando o contato com diferentes áreas do saber”, explica Luciana.
Em 2025, os espaços parceiros incluem o Centro de Pesquisa e Inovação em Bioprospecção e Síntese de Produtos para a Saúde Humana e Animal; a Coleção Zoológica; o Herbário CGMS; o Laboratório de Zoologia do Instituto de Biociências; o Museu de Anatomia; o Laboratório Ensino e Pesquisa em Tecnologia; o Laboratório de Demonstração e Experimentação em Física; o Laboratório de Práticas em Educação Geográfica Sustentável; o Laboratório de Estudos Rurais e Regionais; o Laboratório de Estudos Urbanos; o Laboratório de Tecnologia Assistiva, Engenharia Biomédica, Metrologia e Automação; e o Laboratório de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade.
Após o envio do formulário, um e-mail será enviado automaticamente confirmando o agendamento. A equipe entrará em contato apenas se houver algum impedimento para a realização da visita na data escolhida. Caso não haja nenhuma observação adicional, a visita pode ser considerada agendada normalmente. Cerca de uma semana antes da data marcada, a Universidade irá confirmar a participação com o responsável pelo grupo e informar o laboratório que será visitado.
O espaço também é aberto para visitas livres, sem necessidade de agendamento. “Famílias e indivíduos podem visitar o parque a qualquer momento. Cada monumento conta com totens informativos e QR Codes que direcionam para páginas explicativas, permitindo que o visitante explore os conteúdos de forma independente”, reforça Luciana.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Usina de hidrogênio inaugurada na UFMS vai "desbravar fronteiras", diz Riedel

JD1TV: Insted transforma ensino superior com foco no aluno e inovação

Ainda sem horário, Fonseca estreia contra dinamarquês no Masters de Madri

Professores de MS se unem em paralisação em defesa da educação pública

Ainda com vagas, Fies abre novas inscrições para o primeiro semestre de 2025

Tite encerra conversas com Corinthians e anuncia pausa na carreira

Hugo Calderano avança para final mundial de Tênis de Mesa na China

IFMS abre vagas em curso preparatório gratuito em oito municípios

Escola pública de Dourados inaugura primeira quadra de Beach Tênis em MS
