Menu
Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2024
TJMS Abril24
Entrevista A

JD1TV: Pneumologista alerta sobre cigarros eletrônicos

Ronaldo Queiroz falou sobre causas de doenças respiratórias

14 abril 2022 - 13h50Sarah Chaves    atualizado em 14/04/2022 às 13h55

O médico pneumologista, Ronaldo Queiroz que durante a pandemia se destacou no tratamento da Covid-19 e síndrome pós-covid, concedeu entrevista ao JD1TV e falou sobre problemas que afetam o trato respiratório, incluindo tabagismo.

Sobre o atual cenário da pandemia, o doutor avaliou de forma positiva. “Essa última variante Ômicron é muito transmissível, porém com baixa patogenicidade,  o vírus já veio bem mais fraco, por isso não atinge os pulmões, que é a característica que causou tantas mortes durante esses anos da pandemia”, afirmou.

Já outro assunto de interesse na área pulmonar, o cigarro e o uso da nicotina também foi um tema debatido. "O cigarro comum, tem mais de 4.700 mil substâncias irritantes e cancerígenas, elas vão irritando ao longo do tempo as vias aéreas, os brônquios, provocando a bronquite crônica", conforme o médico, os cigarros eletrônicos VAPE, não ficam 'atrás'  e também provocam dependência por causa da nicotina.

A forma de respirar e dificuldades enfrentadas por alguns grupos como portadores de asma e apneia obstrutiva do sono também foi debatida e Ronaldo Queiroz esclareceu que essa dificuldade pode até mesmo afetar o caminhar, assim como o ronco também é uma forma de avaliar como anda a respiração ou o sistema respiratório de um indivíduo, o penumologista explica quais são as causas.

Confira a entrevista completa.

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Capitão Leonardo Mense partiu durante a noite de sábado (21)
Polícia
'Imenso legado': Capitão Mense é homenageado por autoridades e instituições de MS
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
"Eu não tenho dúvida que o Beto Pereira terá capacidade, se eleito for, de fazer as grandes transformações e reformas que Campo Grande precisa", enfatiza ex-governador.
Política
JD1TV: Reinaldo diz que problemas locais "pesarão mais" que Bolsonaro