Menu
Busca sexta, 07 de maio de 2021
(67) 99647-9098
Gov_MS-Cresce_Maio21
Esportes

Aos 16 anos, ciclista Chapadense assina contrato com Portugal

22 abril 2021 - 17h58Matheus Rondon, com informações da assessoria

O jovem de 16 anos,  Kawãh David, natural de Chapadão do Sul, assinou contrato com a Seissa ACR Roriz, de Barcelos, cidade pertencente ao distrito de Braga, uma das principais equipes de categoria de base da Europa. Com apoio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), o atleta embarca na madrugada desta quarta (22) para quinta-feira (23).

O ciclista ficará em solo português inicialmente por três meses, retornando em julho. Depois de duas semanas no Brasil, volta novamente ao país europeu, sistema que vai continuar até o fim do contrato firmado, em 2022. Devido à pandemia da Covid-19, Portugal suspendeu por tempo indeterminado os serviços de emissão de vistos em Embaixadas e Consulados, o que inviabiliza estadia de estrangeiros por mais de 90 dias.

Segundo o pai do atleta, Octavio David, o objetivo é permanecer no Velho Continente após a temporada 2022. “A Seissa Roriz forma apenas atletas juniores, mas sabemos que o Kawãh participando das competições europeias, com bons resultados e se destacando, outras equipes podem observar e se interessar, já pensando no profissional”. O jovem sul-mato-grossense tem como técnico, atualmente, Magno Prado Nazareth, douradense que representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos 2019 de Lima, no Peru, e medalhista de prata na prova de contrarrelógio.

O talento de Kawãh foi observado em diversas oportunidades. A primeira “vitrine” foram os Jogos Escolares da Juventude, evento realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) em Blumenau (SC), em 2019. O atleta esteve junto à delegação organizada e chefiada pela Fundesporte, representando Mato Grosso do Sul.

Na cidade catarinense estava o gestor de alto rendimento da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Fernando Firmino. Ciclista de destaque na competição nacional, o sul-chapadense foi convocado pelo dirigente para o “Training Camp Ciclismo de Estrada” da CBC, em janeiro de 2020, na cidade de Rio Claro (SP).

Durante o período de treinamento com a seleção de base brasileira, o atleta passou por uma série de avaliações e testes físicos padronizados para criação de banco de dados. “Usamos os resultados do Training Camp e enviamos a equipes europeias, entre elas a Seissa, que se interessou por mim”, revela Kawãh. “É um sonho, desde quando comecei a treinar e competir profissionalmente há dois anos. Não vai ser fácil ficar longe de casa, mas estou muito feliz com essa oportunidade”, completa.

Girafa

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esportes
AGORA É LEI: Atividade física é serviço essencial em MS
Esportes
Times brasileiros voltam a campo nesta quarta pela Libertadores e Sul-americana
Esportes
Atual campeão da Libertadores, Palmeiras recebe Del Valle pela 2ª rodada da competição
Esportes
Pista de skate improvisada por garotos do Aero Rancho é destruída
Esportes
Sorteio define grupos das seleções masculina e feminina de futebol na Olimpíada
Esportes
Vídeo: polícia usa bala de borracha durante confusão no Campeonato Sul-Mato-Grossense
Esportes
Após quase 5 anos, Renato Gaúcho deixa o comando do Grêmio
Esportes
Conmebol recebe 50 mil doses da CoronaVac para vacinar jogadores
Esportes
Flamengo é bicampeão da Supercopa do Brasil; a disputa contra o Palmeiras foi decidida nos pênaltis
Esportes
Deixe seu palpite: Flamengo x Palmeiras, quem vence a supercampeão do Brasil

Mais Lidas

Polícia
Jacaré é capturado dando 'rolê' em cidade de MS
Internacional
Estados Unidos inicia vacinação contra a Covid-19 em Nova York
Polícia
Morador de rua tenta matar desafeto a pauladas no interior do Estado
Polícia
Briga por capacete acaba em tentativa de homicídio