Menu
Busca terça, 07 de fevereiro de 2023
(67) 99647-9098
Esportes

Apelo à paz marca abertura de Paralimpíada de Inverno em Pequim

A solenidade foi marcada por um incisivo apelo à paz proferido pelo brasileiro Andrew Parson, em referência à guerra na Ucrânia

04 março 2022 - 13h58Agência Brasil
Sebrae Materia

Os Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim (China) começaram oficialmente nesta sexta-feira (4) com uma emocionante cerimônia de abertura no estádio Ninho do Pássaro pela manhã. A solenidade com show de luzes, música e apresentação de artistas com deficiência foi marcada por uma recepção calorosa a atletas ucranianos e um incisivo apelo à paz proferido pelo brasileiro Andrew Parson, presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês), em referência à guerra na Ucrânia. O país foi invadida por forças militares russas no último dia 24. A cerimônia no Ninho do Pássaro contou com a presença do presidente chinês Xi Jinping.

“Esta noite, eu quero e preciso começar com uma mensagem de paz. Como líder de uma organização em que a inclusão é um de seus principais valores, as diversidades são celebradas, e as diferenças, abraçadas, eu estou horrorizado com o que está acontecendo no mundo neste momento. O século XXI é um momento de diálogo e diplomacia. Não de guerra, não de ódio. A Trégua Olímpica durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos é uma resolução da Organização das Nações Unidas. E precisa ser observada e respeitada", disse o dirigente brasileiro. 

Os atletas ucranianos desfilaram sob uma chuva de aplausos, após enfrentarem dificuldades para embarcar, em meio ao conflito no país de origem, após a invasão por forças militares russas.

Após o desfile da Ucrânia, foi a vez do Brasil desfilar na cerimônia de abertura. Os esquiadores Aline Rocha e Cristian Ribera foram os  porta-bandeiras do país na cerimônia de abertura, representando a delegação nacional que conta com outros quatro atletas em Pequim. 

A festa de abertura chegou ao fim com o acendimento da pira pelo ex-atleta chinês Li Duan, multimedalhista no atletismo paralímpico, e com uma  exuberante queima de fogos de artifício. 

Os Jogos Paralímpicos de Inverno reunirão 564 atletas de 46 países até 13 de março, último dia de competição. Atletas da Rússia e Bielorrúsia foram excluídos da competição, por decisão do IPC, em decorrência da invasão russa na Ucrânia.

Sebrae Materia

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esportes
Flamengo estreia no Mundial de Clubes contra time saudita Al Hilal
Esportes
Rayssa Leal é a campeã mundial de skate street
Esportes
Campo Grande sediará etapa da Copa do Brasil de Paracanoagem
Esportes
Clássico 'Comerário' será disputado neste domingo
Esportes
Em jogo de muitos gols, Palmeiras vence Flamengo e conquista Supercopa do Brasil
Esportes
Praça do Belmar Fidalgo tem aula gratuita de Beach Tennis
Esportes
Comerário: maior clássico do futebol de MS acontece neste domingo
Esportes
Câmeras confirmam que Daniel Alves ficou 15 minutos no banheiro com a vítima
Esportes
Quer participar das oficinas esportivas oferecidas pela Prefeitura? Saiba como
Esportes
Gabigol se torna 11º maior artilheiro da história do Flamengo

Mais Lidas

Geral
Melhores do ano CG: especialista alerta para golpe no Instagram
Polícia
JD1TV: Depoimento de motorista de aplicativo desmente relato da mãe de Sophia
Polícia
Polícia fecha boca de fumo e prende quatro envolvidos no Parque Lageado
Polícia
Delegada revela que mãe e padrasto de Sophia planejaram mentir para a polícia