"Esse é um presente para a nossa geração", disse Holger Schmidt, 30 anos, que até então só tinha uma vaga lembrança da vitória da Alemanha em 1990. "Os meninos mereceram, treinaram muito e mostraram um bom futebol. E ganhamos a Copa no Brasil! Agora é festa. Eu não vou trabalhar amanhã", finalizou.
Desde de manhã cedo, a movimentação em Berlim estava intensa em função da final. Além dos moradores e turistas, muitos torcedores dos arredores de Brandemburgo desembarcaram na capital especialmente para ver o seu país ser campeão. Mesmo com o tempo instável, milhares de pessoas lotaram as Fan Fests horas antes do jogo começar. De acordo com o canal ARD, o Portão de Brandemburgo, que abriga a maior delas na cidade, recebeu 500 mil pessoas e teve que fechar os portões ainda às 19h (hora local), obrigando muitos torcedores a buscar uma alternativa para assistir ao jogo.
No Kulturbrauerei, complexo cultural no nordeste de Berlim, que já possui tradição para receber os fã do futebol, cerca de seis mil pessoas – entre alemães, argentinos, expatriados e turistas, se reuniram para a final. A chuva forte não interferiu na festa, o jeito foi apelar para o guarda-chuva, capas e até sacos de lixo. Bandeiras também foram usadas para proteger as pessoas da chuva. Mas, para a sorte dos presentes, a chuva deu uma trégua minutos antes do jogo começar.
Apesar de serem minoria, a torcida argentina foi muito mais presente no comando da festa – pelo menos no começo. Empolgados, os torcedores cantavam e pulavam, animando até os alemães. O conteúdo das músicas – obviamente – continha diversas provocações aos brasileiros. O jogo equilibrado logo fez com que as torcidas trocassem a euforia das canções pelo silêncio da tensão.
Na prorrogação não só os jogadores, mas os torcedores começaram a mostrar sinais de cansaço. Até Mário Götze definir o desfecho do jogo ao marcar o gol da vitória alemã – para a alegria e o alívio dos berlinenses. A conquista do tetra era só uma questão de minutos e veio com uma comemoração merecida. A entrega das medalhas, o abraço da chanceler Angela Merkel e a alegria da seleção alemã no Maracanã foram acompanhadas com muita festa pelos torcedores, que aplaudiram individualmente quando cada jogador levantou a taça.
Berlim parou em função da comemoração do seu tetra. Os torcedores – muitos que ainda não haviam saboreado a conquista de uma Copa, pois a última vez que a Alemanha venceu foi há 24 anos - saíram às ruas e bloquearam cruzamentos importantes para comemorar. Motoristas e ciclistas hastearam suas bandeiras e não pouparam a buzina. Já os torcedores a pé se reuniram no meio da rua para comemorar, cantando, pulando e saboreando uma vitória inédita para muitos deles. Hoje pode.Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Esportes
Dupla de Stefani vence 2º jogo e vai às quartas do WTA 1000 de Doha

Esportes
Destaque na base, 'campo-grandense' Bruninho Samudio assina contrato com Botafogo

Esportes
Hugo Calderano vira número 2 do mundo e 1º sul-americano na posição

Esportes
Campeonato Sul-Mato-Grossense terá jogos transmitidos pelo Portal Lance!

Esportes
Jhon Arias é o novo reforço do Palmeiras para 2026

Esportes
Bia Haddad crava 1ª vitória de 2026 em classificatório do WTA de Doha

Esportes
FFMS firma parceria com Pantanal Esporte Clube para fortalecer futebol de amputados

Esportes
Criado por amigos, time fecha parceria com FFMS para futebol para amputados

Esportes
Atleta de Campo Grande é vice-campeã em estreia no ITF World Tour de Beach Tennis

Esportes
As ruas de Berlim foram tomadas por uma gigantesca festa no início desta segunda-feira (horário local). (Foto: John Macdougall/AFP) 



