Menu
Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2024
Esportes

Botafogo de Ribeirão vê ilegalidade na volta do Campeonato Paulista

Clube contesta adequação em data de inscrição e retomada no dia 22

10 julho 2020 - 17h07Flávio Veras, com informações da Agência Brasil    atualizado em 10/07/2020 às 17h11

O Botafogo de Ribeirão Preto (SP) vê como “inadequadas” e “potencialmente ilegais” as adequações de datas para registro e inscrição de atletas na primeira divisão (Série A1) do Campeonato Paulista, aprovada pelo conselho técnico da Federação Paulista de Futebol (FPF) na última quinta (9). Em longo comunicado, o clube também discorda do retorno do torneio em 22 de julho, por avaliar que as condições sanitárias atuais são piores que na ocasião em que a competição foi interrompida, em 16 de março, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19).

A FPF autorizou que as equipes possam registrar atletas até o próximo dia 20 e inscrevê-los até dia 21. A entidade justifica a mudança “diante da paralisação do campeonato por mais de três meses”. Clubes que perderam atletas cujos contratos terminaram em abril (quando, a princípio, terminaria o Estadual) poderiam recontratar jogadores e recompor seus elencos para dar sequência ao torneio.

O Botafogo, porém, diz que o prazo de inscrição foi encerrado antes da interrupção da competição, “configurando clara afronta ao artigo 9º do Estatuto do Torcedor”, segundo nota do time tricolor. No comunicado, a agremiação afirma que “não medirá esforços para buscar junto aos órgãos competentes a preservação de seus direitos, bem como a garantia da igualdade, do fair play desportivo e do equilíbrio competitivo entre os clubes na estrita forma que estabelece o artigo 40 do Regulamento Geral de Competições da própria FPF”.

A equipe tem, atualmente, a segunda pior campanha do Estadual. Com a manutenção do rebaixamento, se o campeonato terminasse hoje, o Botafogo seria um dos times a descer à Série A2 (segunda divisão). O clube entende não estar em condição de igualdade, já que ainda não foi liberado para reiniciar as atividades em grupo na cidade de Ribeirão Preto (a região onde se encontra o município está na fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo, definido pelo governo paulista para flexibilizar a quarentena no estado).

A última atualização do Plano, de cinco fases, ocorreu nesta sexta (10). A determinação do governo, acatada pela FPF, é que os jogos do Paulistão só ocorram em cidades da fase amarela, terceira etapa do processo de flexibilização. Por enquanto, somente a cidade de São Paulo, a maior parte da região metropolitana da capital e a Baixada Santista se enquadram na exigência. As partidas não terão presença de torcedores.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O Botafogo Futebol SA vem por meio desta nota esclarecer suas considerações e posicionamento adotados na reunião do Conselho Técnico do Campeonato Paulista Série A1 realizada na data desta quinta-feira (9). 1. O retorno do campeonato estadual neste momento, em condições sanitárias piores comparadas ao momento de sua interrupção, se dá de forma precipitada e insensível aos desafios e riscos que a sociedade – e em particular o torcedor – enfrenta em razão da evolução do número de casos da COVID-19 no Estado de São Paulo; 2. É sabido e constantemente divulgado pelos órgãos de imprensa que tais desafios e riscos são especialmente dramáticos no interior do Estado, onde se localizam nove dos 16 clubes participantes da competição, e por consequência seus torcedores. Vale lembrar que a grande maioria das cidades do interior do Estado está classificada na “Fase Vermelha do Plano de Enfrentamento do Coronavírus”, a de maior restrição; 3. A região de Ribeirão Preto é uma das mais afetadas, com a possibilidade de implementação de lockdown pela prefeitura, tendo o BFSA ficado impedido de realizar treinamentos regulares com seu grupo de atletas por determinação dos Poderes constituídos; 4. É de pleno conhecimento que o BFSA não podia realizar seus treinamentos em Ribeirão Preto. Além da recorrente prestação de informações, no dia 01 de julho o site oficial da própria FPF divulgou matéria com o seguinte título: “Sem definir local, Botafogo mantém os testes físicos e treino online”, indicando que “cidade de Ribeirão Preto está na fase vermelha de classificação do governo e treinamentos não foram liberados”, embora a matéria tenha sido posteriormente retirada do ar; 5. Somado a isso, no dia 23 de junho o BFSA iniciou a coleta de testes nos termos do Protocolo de Retomada da FPF e identificou que 14 de seus membros testaram positivo para COVID19, sendo 9 deles atletas de seu elenco profissional, todos imediatamente afastados e impedidos de realizar os testes físicos estabelecidos no referido protocolo, que se iniciaram no dia 01 de julho. Todos os resultados dos testes e informações complementares foram definitivamente encaminhado à FPF. Confira a matéria completa no site!

Uma publicação compartilhada por Botafogo Futebol SA (de ) (@botafogosp) em 9 de Jul, 2020 às 3:38 PDT

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Projeto Areias da Esperança
Esportes
JD1TV: Duplas de vôlei de areia da Capital viajam a Brasília para disputarem Circuito Brasileiro
Valdenice Conceição garante vaga em Paris 2024 após ganhar ouro na canoagem velocidade
Esportes
Valdenice Conceição garante vaga em Paris 2024 após ganhar ouro na canoagem velocidade
Judson antes de Brasil x Catar
Esportes
De MS, Judson é convocado por Bernardinho para treinos da Seleção de Vôlei
John Kennedy
Esportes
John Kennedy e mais três são suspensos por indisciplina
Boxeador aposta em si mesmo
Esportes
Pode isso? Nos EUA, boxeador aposta em si mesmo e leva "bolada" de dinheiro
Corrida do Pantanal
Esportes
Fique atento! Inscritos na Corrida do Pantanal podem alterar dados até 17 de abril
Taça da Conmebol Libertadores
Esportes
Terceira rodada da Libertadores tem jogo do Grêmio e do Atlético-MG nesta terça
Taça da Copa do Brasil
Esportes
CBF define datas dos confrontos da Copa do Brasil; confira o calendário
Tite foi atingido por cuspe de um torcedor
Esportes
Palmeiras descobre identidade do torcedor que cuspiu em Tite no último jogo
Arsenal x Chelsea
Esportes
Dia de dérbi inglês: Arsenal enfrenta o Chelsea em casa

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Capitão Leonardo Mense partiu durante a noite de sábado (21)
Polícia
'Imenso legado': Capitão Mense é homenageado por autoridades e instituições de MS
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
"Eu não tenho dúvida que o Beto Pereira terá capacidade, se eleito for, de fazer as grandes transformações e reformas que Campo Grande precisa", enfatiza ex-governador.
Política
JD1TV: Reinaldo diz que problemas locais "pesarão mais" que Bolsonaro