Menu
Menu
Busca segunda, 18 de março de 2024
TJMS - Mar24
Esportes

Botafogo de Ribeirão vê ilegalidade na volta do Campeonato Paulista

Clube contesta adequação em data de inscrição e retomada no dia 22

10 julho 2020 - 17h07Flávio Veras, com informações da Agência Brasil    atualizado em 10/07/2020 às 17h11

O Botafogo de Ribeirão Preto (SP) vê como “inadequadas” e “potencialmente ilegais” as adequações de datas para registro e inscrição de atletas na primeira divisão (Série A1) do Campeonato Paulista, aprovada pelo conselho técnico da Federação Paulista de Futebol (FPF) na última quinta (9). Em longo comunicado, o clube também discorda do retorno do torneio em 22 de julho, por avaliar que as condições sanitárias atuais são piores que na ocasião em que a competição foi interrompida, em 16 de março, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19).

A FPF autorizou que as equipes possam registrar atletas até o próximo dia 20 e inscrevê-los até dia 21. A entidade justifica a mudança “diante da paralisação do campeonato por mais de três meses”. Clubes que perderam atletas cujos contratos terminaram em abril (quando, a princípio, terminaria o Estadual) poderiam recontratar jogadores e recompor seus elencos para dar sequência ao torneio.

O Botafogo, porém, diz que o prazo de inscrição foi encerrado antes da interrupção da competição, “configurando clara afronta ao artigo 9º do Estatuto do Torcedor”, segundo nota do time tricolor. No comunicado, a agremiação afirma que “não medirá esforços para buscar junto aos órgãos competentes a preservação de seus direitos, bem como a garantia da igualdade, do fair play desportivo e do equilíbrio competitivo entre os clubes na estrita forma que estabelece o artigo 40 do Regulamento Geral de Competições da própria FPF”.

A equipe tem, atualmente, a segunda pior campanha do Estadual. Com a manutenção do rebaixamento, se o campeonato terminasse hoje, o Botafogo seria um dos times a descer à Série A2 (segunda divisão). O clube entende não estar em condição de igualdade, já que ainda não foi liberado para reiniciar as atividades em grupo na cidade de Ribeirão Preto (a região onde se encontra o município está na fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo, definido pelo governo paulista para flexibilizar a quarentena no estado).

A última atualização do Plano, de cinco fases, ocorreu nesta sexta (10). A determinação do governo, acatada pela FPF, é que os jogos do Paulistão só ocorram em cidades da fase amarela, terceira etapa do processo de flexibilização. Por enquanto, somente a cidade de São Paulo, a maior parte da região metropolitana da capital e a Baixada Santista se enquadram na exigência. As partidas não terão presença de torcedores.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O Botafogo Futebol SA vem por meio desta nota esclarecer suas considerações e posicionamento adotados na reunião do Conselho Técnico do Campeonato Paulista Série A1 realizada na data desta quinta-feira (9). 1. O retorno do campeonato estadual neste momento, em condições sanitárias piores comparadas ao momento de sua interrupção, se dá de forma precipitada e insensível aos desafios e riscos que a sociedade – e em particular o torcedor – enfrenta em razão da evolução do número de casos da COVID-19 no Estado de São Paulo; 2. É sabido e constantemente divulgado pelos órgãos de imprensa que tais desafios e riscos são especialmente dramáticos no interior do Estado, onde se localizam nove dos 16 clubes participantes da competição, e por consequência seus torcedores. Vale lembrar que a grande maioria das cidades do interior do Estado está classificada na “Fase Vermelha do Plano de Enfrentamento do Coronavírus”, a de maior restrição; 3. A região de Ribeirão Preto é uma das mais afetadas, com a possibilidade de implementação de lockdown pela prefeitura, tendo o BFSA ficado impedido de realizar treinamentos regulares com seu grupo de atletas por determinação dos Poderes constituídos; 4. É de pleno conhecimento que o BFSA não podia realizar seus treinamentos em Ribeirão Preto. Além da recorrente prestação de informações, no dia 01 de julho o site oficial da própria FPF divulgou matéria com o seguinte título: “Sem definir local, Botafogo mantém os testes físicos e treino online”, indicando que “cidade de Ribeirão Preto está na fase vermelha de classificação do governo e treinamentos não foram liberados”, embora a matéria tenha sido posteriormente retirada do ar; 5. Somado a isso, no dia 23 de junho o BFSA iniciou a coleta de testes nos termos do Protocolo de Retomada da FPF e identificou que 14 de seus membros testaram positivo para COVID19, sendo 9 deles atletas de seu elenco profissional, todos imediatamente afastados e impedidos de realizar os testes físicos estabelecidos no referido protocolo, que se iniciaram no dia 01 de julho. Todos os resultados dos testes e informações complementares foram definitivamente encaminhado à FPF. Confira a matéria completa no site!

Uma publicação compartilhada por Botafogo Futebol SA (de ) (@botafogosp) em 9 de Jul, 2020 às 3:38 PDT

 

Reportar Erro
Camara Mar24

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sorteio aconteceu no Paraguai
Esportes
Cinco clubes brasileiros são cabeça de grupo na Libertadores 2024; confira
Grupos da Sul-Americana definidos
Esportes
Conmebol define os grupos da Sul-Americana; veja o resultado do sorteio
Lionel Messi
Esportes
Desfalque peso 10 para a Argentina! Messi não joga os amistosos de março
Sorteio acontece no Paraguai
Esportes
Grupos da Libertadores serão decididos hoje; veja onde assistir
Robinho se pronuncia pela primeira vez
Esportes
Mesmo condenado, Robinho nega ter participado de estupro na Itália
Flamengo segura empate com Fluminense
Esportes
Campeonato Carioca: Flamengo segura empate com Fluminense e está na final
Marta em campo
Esportes
Marta e Cristiane voltam à Seleção para torneio 'SheBelieves Cup' nos EUA
Fluminense e Flamengo se enfrentam na semifinal do Carioca
Esportes
Hoje tem Fla-Flu! Veja onde assistir, horário e escalações
Arena Barueri, onde acontecerá o embate entre os times
Esportes
Palmeiras x Ponte Preta: veja onde assistir ao jogo
Vini Jr. não gosta de publicação feita pelo Real Madrid
Esportes
Vini Jr. ameaça não jogar o próximo do jogo do Real Madrid após publicação do clube

Mais Lidas

'CV' mata Professor e aluno em creche de Sonora e mandam recado para facção rival
Polícia
'CV' mata Professor e aluno em creche de Sonora e mandam recado para facção rival
Ex-prefeito de Caarapó é condenado por improbidade administrativa
Interior
Ex-prefeito de Caarapó é condenado por improbidade administrativa
Jovem morreu enquanto urinava numa árvore próximo a tabacaria
Polícia
JD1TV: Em saída de tabacaria, jovem é morto a tiros por pistoleiro no Leblon
Motocicleta parou debaixo do ônibus do transporte coletivo
Polícia
JD1TV AGORA: Motociclista morre em grave acidente com ônibus na Júlio de Castilho