Menu
Busca sábado, 19 de setembro de 2020
(67) 99647-9098
TJMS setembro20
Esportes

Brasil terá 490 atletas nos Jogos Sul-Americanos do Chile

28 fevereiro 2014 - 10h21Via Portal Brasil
O Time Brasil se reunirá pela primeira vez no ciclo olímpico que culminará nos Jogos Olímpicos Rio 2016 para a disputa dos Jogos Sul-Americanos, entre os dias 7 e 18 de março em Santiago e Viña del Mar, no Chile. Com delegação formada por 490 atletas em 41 modalidades, o Brasil será representado por grandes estrelas e jovens talentos do esporte nacional. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) utilizará a competição como a primeira experiência de formação da delegação que disputará os Jogos Olímpicos em casa daqui a menos de 900 dias.

“Os Jogos Sul-Americanos serão a primeira oportunidade de reunirmos o Time Brasil em uma competição multiesportiva dentro deste ciclo olímpico histórico para o nosso país. Esta será uma oportunidade excelente para os atletas terem contato com os serviços oferecidos pelo COB, além do intercâmbio com atletas de outras modalidades. Levaremos ao Chile uma delegação bastante heterogênea, mas muito forte, mesclando atletas consagrados e jovens talentos do nosso esporte. Estabelecemos estratégias diferentes para cada modalidade, em conjunto com suas respectivas confederações, e o objetivo é que cada uma delas cumpra suas metas, o que como consequência, nos levará ao melhor resultado possível”, afirmou Marcus Vinicius Freire, diretor executivo de esportes do COB.

Em Santiago, o Brasil terá representantes nas seguintes modalidades: Atletismo, boliche, boxe, ciclismo BMX, ciclismo mountain bike, ciclismo pista, ciclismo estrada, esgrima, esqui aquático, futebol (feminino), futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, golfe, hóquei sobre grama, judô, caratê, levantamento de peso, luta greco-romana, luta livre, natação, nado sincronizado, patinação artística, pentatlo moderno, rúgbi, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, vôlei de praia e vôlei (feminino). O golfe e o rúgbi integram pela primeira vez uma delegação organizada pelo COB.

Já na subsede Viña del Mar, o Brasil competirá na canoagem velocidade, handebol (masculino e feminino), hipismo adestramento, hipismo saltos, maratona aquática, remo, triatlo e vela.

O Brasil não participará no basquete, em virtude de conflitos entre o calendário nacional e o dos Jogos Sul-Americanos, e da patinação de velocidade.

Em virtude dos Jogos Olímpicos Rio 2016, muitas confederações optaram por levar suas equipes principais para a competição continental, a fim de se ambientarem com uma delegação multiesportiva. Por isso, o Time Brasil terá no Chile diversos medalhistas olímpicos e mundiais, como Fabiana Murer, Mauro Vinicius “Duda Silva”, Everton Lopes, Robson Conceição, Isaquias Queiroz, Arthur Zanetti, Jade Barbosa, Daniele Hypolito, Sarah Menezes, Ketlein Quadros, Ana Marcela Cunha, Thiago Pereira, Bruno Fratus, Felipe Lima, Yane Marques, Guilherme Dias, Natalia Falavigna, Emanuel, Alison, Talita, além de 11 integrantes da equipe campeã mundial feminina de handebol.   

O Time Brasil terá como Chefe de Missão o medalhista olímpico e membro do Comitê Olímpico Internacional, Bernard Rajzman. Ao todo, mais de 700 pessoas farão parte da delegação brasileira, entre treinadores, médicos, fisioterapeutas e massoterapeutas. Profissionais de Ciências do Esporte, nas áreas de cinemática e bioquímica, também estarão no Chile prestando serviços aos atletas brasileiros.

O COB é o responsável pela organização de uma complexa logística para viabilizar a participação brasileira e proporcionar aos atletas as melhores condições possíveis. A organização da missão brasileira envolve uma série de ações como: transporte aéreo e interno, hospedagem, alimentação, distribuição de uniformes, credenciamento, entre outros.

A primeira equipe a desembarcar no Chile será a da ginástica, na próxima segunda-feira (03). Todos os atletas brasileiros ficarão no mesmo hotel em Santiago, dando ao local um clima de Vila Olímpica. Em Viña del Mar, os atletas serão divididos em dois hotéis, sendo um somente para o handebol.

Na última edição do evento, em Medelín (COL), em 2010, o Brasil ficou na segunda colocação no quadro total de medalhas, atrás dos anfitriões. Já nas duas edições anteriores, Buenos Aires 2006 e Brasil 2002, o país liderou pelo total de medalhas.

Os Sul-Americanos de Santiago são classificatórios para os Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 nas seguintes modalidades: boliche, caratê, esqui aquático, handebol, hipismo saltos, hipismo adestramento, hóquei sobre grama, judô, lutas associadas, pentatlo moderno, rúgbi e triatlo.

Os Jogos Sul-Americanos Santiago 2014 reunirão 14 países do continente. Além do Brasil, Argentina, Aruba, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela participam da competição que acontece a cada quatro anos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esportes
Com uma novidade de Tite em convocação para início das Eliminatórias
Esportes
Em emendas parlamentares, esporte de MS recebe R$ 1,64 milhão
Esportes
Vídeo: Corinthians é recebido com protesto pela torcida no aeroporto
Esportes
Vídeo - Neymar é expulso por dar tapa em jogador que o chamou de "macaco"
Esportes
Projeto Amigos do Parque volta neste final de semana
Esportes
Moreninha lll ganhará pista de skate e quadra de areia
Esportes
Messi se reapresenta ao Barcelona após tentativa frustrada de saída
Esportes
São Paulo e Fluminense se enfrentam pelo Brasileirão neste domingo
Esportes
Brasileirão deste sábado tem Flamengo, Corinthians e Santos
Esportes
Goleiros titular e reserva do Flamengo testam positivo para covid

Mais Lidas

Saúde
MS registra 14 óbitos e 649 novas infecções de Covid-19
Polícia
PRF apreende 46,9 Kg de pasta-base de cocaína em Anastácio
Polícia
PMA de Bataguassu autua mulher de 52 anos que provocou incêndio em vegetação
Geral
Sam's Club cobra até o saquinho de embalagem