Em meio a uma era digital, onde as pessoas vivem cada vez mais conectadas, utilizando de novas tecnologias e rodeadas de jogos digitais, a pequena Awara de apenas 7 anos descobriu o gosto por um esporte milenar, o Xadrez.
Com o apoio da família e amigos, ela já participou de vários campeonatos e vem se destacando no cenário local e nacional. Agora esta classificada para três competições fora do país. O campeonato pan-americano no Equador, além do sul-americano na Argentina e também o mundial na China.
Awara é natural de Campo Grande, seu nome significa “caminho” na língua xavante dos indígenas. Ela conheceu o xadrez na escola e foi através de seu professor e treinador Matheus Garcett Santos, que despertou ainda mais o interesse por esse esporte que além de tirar o foco do ambiente digital, traz muitos benefícios para a saúde, inclusive para o cérebro.
O pai Marcelo Monteiro destaca com orgulho o esforço e o talento da filha. “Hoje, cada troféu alcançado é para ela mais um passo, sempre me pergunta e agora se eu ganhei esse para onde vamos? E o próximo? A alegria de um pai de ver seu filho se desenvolver tão rápido é indescritível. Ver a felicidade dela a cada vitória, cada Troféu é muito maior”.
Para poder representar o Brasil e o Mato Grosso do Sul, a participação de Awara nos torneios requer muito investimento e a família conta com o apoio dos amigos, por isso está organizando uma vaquinha on-line para receber doações.
Você também pode ajudar a Awara a realizar esse sonho de representar o Mato Grosso do Sul e continuar trilhando um “caminho” de sucesso. Acesse o link e contribua.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Vivendo os dois extremos, goleiro não esconde que futebol de MS 'precisa evoluir'

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Brasil abre Copa do Mundo contra Marrocos no dia 13 de junho

Conselho do Operário-MS aprova SAF e IM Global Sports assume gestão do clube

Ancelotti diz que Brasil pode vencer todos os jogos da 1ª fase

Amistoso inclusivo no Belmar Fidalgo reúne atletas e promove inclusão na Capital

Meia Maratona na Capital abrirá inscrições gratuitas por 10 minutos para edição de 2026

Vistoria garante liberação do Douradão para partidas do Estadual de MS em 2026

Brasil encara Marrocos, Escócia e Haiti na fase de grupos da Copa do Mundo


Awara durante torneio (Reprodução/Arquivo pessoal)



