Menu
Busca domingo, 02 de outubro de 2022
(67) 99647-9098
Esportes

Capital será mais um polo do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro

Visita técnica do Comitê Paralímpico Brasileiro avaliou instalações em Campo Grande

23 junho 2021 - 08h53Sarah Chaves com informações do Governo do Estado

A visita técnica do supervisor de Centros do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Filipe Lopes Barboza que ocorreu na terça-feira (22), no Poliesportivo da Vila Almeida e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), qualificou Campo Grande para ser mais um polo do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro no país.

Durante a vistoria, acompanhada pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte),foram avaliados os espaços esportivos, verificando-se o atendimento a critérios de acessibilidade para pessoas com deficiência, sanitários, vestiários, salas e depósitos, condições da estrutura física e acesso do transporte público municipal. “Verificamos se os locais estão aptos a receber pessoas com deficiência, sem nenhuma dificuldade estrutural e que sejam atendidas de forma digna”, explica Filipe Barboza.

O supervisor do CPB deu “sinal verde” para a implantação do Centro na capital sul-mato-grossense. “Campo Grande tem uma estrutura muito boa, tanto no Poliesportivo da Vila Almeida quanto no complexo esportivo da UFMS e está apta para ser sede. Vamos conseguir atender as pessoas com deficiência com dignidade e qualidade. Fecharemos os trâmites burocráticos para implementarmos o Centro de Referência o mais rápido possível”.

O Centro de Referência vai fomentar a prática de modalidades paradesportivas, da base ao treinamento de alto rendimento, atendendo paratletas da capital e do interior. O objetivo inicial é valorizar pessoas com deficiência, promovendo-as socialmente por meio do esporte. Posteriormente, a missão é revelar talentos para despontarem a nível nacional por meio do treinamento de excelência.

“A partir do momento que uma pessoa passa a ter mais oportunidades através do esporte, a cidade e o estado ganham muito em termos de saúde e inclusão social. Além disso, Mato Grosso do Sul, que já é uma referência paralímpica nacional, vai apostar na formação e revelação de grandes talentos com essas duas unidades”, salienta o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

Funções de cada unidade

A unidade da Vila Almeida trabalhará, inicialmente, com o parabadminton e goalball. Já na UFMS, onde é desenvolvido o projeto de extensão “Incluir pelo Esporte” pela Faculdade de Educação (Faed), e apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esportes (Proece/UFMS) e Fundesporte, serão desenvolvidas as modalidades bocha adaptada, paratletismo e paranatação.

Na instituição federal, haverá supervisão de professores e acadêmicos do curso de Educação Física, que agora passarão a ter orientação técnica, incremento de equipamentos e materiais com a instauração do Centro de Referência.

Campo Grande será uma das 11 cidades brasileiras com o Centro. Atualmente a base de treinamento paralímpica está ativa em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Blumenau (SC), Maringá (PR) e Brasília (DF).

A Fundesporte será responsável, entre outras obrigações, pela contratação de profissionais de Educação Física para atuar nos treinamentos no Poliesportivo da Vila Almeida, manutenção de equipamentos e adequação de instalações físicas.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esportes
Seleção brasileira de Vôlei feminino quebra invencibilidade da China e avança no mundial
Educação
Prouni: Inscrições na lista de espera encerram hoje
Esportes
Capital sedia 1º Congresso Estadual do Desporto Escolar neste final de semana
Esportes
Brasil enfrenta Gana em penúltimo amistoso antes da Copa do Mundo
Esportes
Orgulho de MS, vôlei masculino ganha campeonato brasileiro
Esportes
Campo-grandense conquista duas medalhas nas Paralímpiadas Escolares
Esportes
Polônia bate Brasil e está na final do Mundial de Vôlei
Esportes
Buscando vaga na final do mundial, equipe brasileira de vôlei enfrenta Polônia
Esportes
Atleta de kung Fu da Capital disputa campeonato brasilero
Esportes
De luto, Inglaterra suspende futebol no fim de semana

Mais Lidas

Política
Pesquisa mostra Contar e Riedel no segundo turno
Política
Pesquisa Ranking mostra André e Riedel na frente
Polícia
Carro com urna eletrônica é roubada na Capital
Política
IPEC: André lidera, Riedel em segundo com Marquinhos e Contar colados