Menu
Busca sábado, 24 de julho de 2021
(67) 99647-9098
Governo - covid atitudes
Esportes

Capital será mais um polo do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro

Visita técnica do Comitê Paralímpico Brasileiro avaliou instalações em Campo Grande

23 junho 2021 - 08h53Sarah Chaves com informações do Governo do Estado

A visita técnica do supervisor de Centros do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Filipe Lopes Barboza que ocorreu na terça-feira (22), no Poliesportivo da Vila Almeida e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), qualificou Campo Grande para ser mais um polo do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro no país.

Durante a vistoria, acompanhada pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte),foram avaliados os espaços esportivos, verificando-se o atendimento a critérios de acessibilidade para pessoas com deficiência, sanitários, vestiários, salas e depósitos, condições da estrutura física e acesso do transporte público municipal. “Verificamos se os locais estão aptos a receber pessoas com deficiência, sem nenhuma dificuldade estrutural e que sejam atendidas de forma digna”, explica Filipe Barboza.

O supervisor do CPB deu “sinal verde” para a implantação do Centro na capital sul-mato-grossense. “Campo Grande tem uma estrutura muito boa, tanto no Poliesportivo da Vila Almeida quanto no complexo esportivo da UFMS e está apta para ser sede. Vamos conseguir atender as pessoas com deficiência com dignidade e qualidade. Fecharemos os trâmites burocráticos para implementarmos o Centro de Referência o mais rápido possível”.

O Centro de Referência vai fomentar a prática de modalidades paradesportivas, da base ao treinamento de alto rendimento, atendendo paratletas da capital e do interior. O objetivo inicial é valorizar pessoas com deficiência, promovendo-as socialmente por meio do esporte. Posteriormente, a missão é revelar talentos para despontarem a nível nacional por meio do treinamento de excelência.

“A partir do momento que uma pessoa passa a ter mais oportunidades através do esporte, a cidade e o estado ganham muito em termos de saúde e inclusão social. Além disso, Mato Grosso do Sul, que já é uma referência paralímpica nacional, vai apostar na formação e revelação de grandes talentos com essas duas unidades”, salienta o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

Funções de cada unidade

A unidade da Vila Almeida trabalhará, inicialmente, com o parabadminton e goalball. Já na UFMS, onde é desenvolvido o projeto de extensão “Incluir pelo Esporte” pela Faculdade de Educação (Faed), e apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esportes (Proece/UFMS) e Fundesporte, serão desenvolvidas as modalidades bocha adaptada, paratletismo e paranatação.

Na instituição federal, haverá supervisão de professores e acadêmicos do curso de Educação Física, que agora passarão a ter orientação técnica, incremento de equipamentos e materiais com a instauração do Centro de Referência.

Campo Grande será uma das 11 cidades brasileiras com o Centro. Atualmente a base de treinamento paralímpica está ativa em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Blumenau (SC), Maringá (PR) e Brasília (DF).

A Fundesporte será responsável, entre outras obrigações, pela contratação de profissionais de Educação Física para atuar nos treinamentos no Poliesportivo da Vila Almeida, manutenção de equipamentos e adequação de instalações físicas.

 

Cruzeiro do Sul - 44 anos

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esportes
Veja o quadro de medalhas por país nas Olimpíadas
Esportes
Futebol: Seleção brasileira feminina empata 3X3 com a Holanda
Esportes
Pira Olímpica é acesa por mulher negra em Tóquio
Esportes
Brasil atropela a Alemanha, venceu por 4 a 2, mas poderia ter feito sete
Esportes
Olimpíadas: Brasil estreia com goleada sobre a China
Esportes
Filho do técnico Arce morre em acidente e Conmebol muda data de jogo
Esportes
Argentina bate Brasil e vence a Copa América
Esportes
Brasil e Argentina decidem campeão da Copa América 2021 neste sábado
Esportes
Brasil vence Peru e está na final da Copa América
Esportes
Hoje: Brasil X Peru decidem vaga na final da Copa América

Mais Lidas

Polícia
Corpo encontrado em Maracaju é de homem desaparecido em Campo Grande
Polícia
Mulher vai visitar o namorado e morre atacada por seis pitbulls
Polícia
Ladrão causa curto-circuito ao furtar fios de um poste de energia no centro de Campo Grande
Polícia
Vídeo: Entregador filma dados do cartão de cliente para cometer fraudes