Menu
Busca quarta, 28 de setembro de 2022
(67) 99647-9098
SESI - FAZ PELA INDÚSTRIA E POR VOCÊ
Esportes

Copa-2014 já iguala atraso de estádios da Africa do Sul-2010

06 janeiro 2014 - 10h47Via Blog do Rodrigo Mattos
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, está certo ao dizer que o Brasil demorou a iniciar a preparação da Copa-2014. Mas ainda não está correto ao afirmar que é o Mundial mais atrasado de sua gestão. Levantamento do blog do Rodrigo Mattos mostra que, no momento, o país igualou os descumprimentos de prazo da edição anterior da competição, na África do Sul, em 2010. Corre o risco de se tornar o mais lento se continuar a postergar inaugurações.

Até o meio do ano passado, o Brasil estava um pouco na frente dos sul-africanos com seis estádios (Maracanã, Arena Pernambuco, Arena Fonte Nova, Castelão, Mineirão e Mané Garrincha) prontos há um ano da Copa, contra cinco dos antecessores (Ellis Park, Free State Stadium, Royal Bafonkeng, Mbomblea Stadium, e Lotus Versefeld).

Ressalte-se que ambos deixaram suas arenas prontas de última hora para a Copa das Confederações e estouraram todos os prazos da Fifa. Ressalte-se que ambas as preparações para o Mundial eram as mais lentas já vistas em comparações a outras edições.

Só que, a partir do meio de 2013, o Brasil enfrentou enormes problemas com seus estádios restantes, como os acidentes fatais no Itaquerão e na Arena Amazônia. Em resumo, não entregou nenhuma arena nova até o final de 2013. E a África do Sul terminou o Moses Mabhida, em Durban, até novembro de 2009. Até ai, os países empatavam em progresso dos locais dos jogos, com o lembrete que 2010 tinha dois estádio a menos.

Porém, duas arenas africanas, o Green Point, na Cidade do Cabo, e Peter Mokaba, em Polokwane, foram inaugurados com jogos em janeiro de 2010, ano da Copa.

Dos seis estádios restantes do Brasil, a Arena Pantanal e a Arena das Dunas têm datas de inauguração previstas para o final de janeiro. O Beira-Rio informou estar perto da conclusão das obras, mas sem precisar uma data para sua finalização.

E a Arena da Baixada e a Arena da Amazônia vivem incertezas sobre as conclusões dos seus trabalhos e de suas inaugurações, após atrasos e problemas financeiros enfrentados pelo Atlético-PR, e acidentes fatais, no caso da arena do Norte.

Por fim, o Itaquerão, após acidente em novembro, tem previsão de inauguração para o meio de abril. Repete o roteiro de atraso do Soccer City, estádio da abertura e da final da Copa-2010 que foi concluído em abril do ano da Copa-2010 e teve o primeiro jogo de grandes proporções em maio.

Outro estádio sul-africano que só foi entregue às vésperas da Copa foi o Mbomblea Stadium, em Nelspruit, cuja partida inicial ocorreu no meio de maio, a apenas um mês da Copa.

Se levarmos em conta apenas o número de estádios para entrega, a seis meses do Mundial, o Brasil já está até mais atrasado do que a África do Sul visto que ainda tem seis incompletos, contra quatro sul-africanos. Mas havia menos arenas naquele Mundial. Em resumo, a Copa-2014 está prestes a confirmar a declaração de Blatter e se tornar a mais atrasada de toda sua gestão na Fifa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Prouni: Inscrições na lista de espera encerram hoje
Esportes
Capital sedia 1º Congresso Estadual do Desporto Escolar neste final de semana
Esportes
Brasil enfrenta Gana em penúltimo amistoso antes da Copa do Mundo
Esportes
Orgulho de MS, vôlei masculino ganha campeonato brasileiro
Esportes
Campo-grandense conquista duas medalhas nas Paralímpiadas Escolares
Esportes
Polônia bate Brasil e está na final do Mundial de Vôlei
Esportes
Buscando vaga na final do mundial, equipe brasileira de vôlei enfrenta Polônia
Esportes
Atleta de kung Fu da Capital disputa campeonato brasilero
Esportes
De luto, Inglaterra suspende futebol no fim de semana
Esportes
Tite convoca seleção sexta-feira para amistosos de setembro

Mais Lidas

Política
Pesquisa Ranking mostra Riedel perto do segundo turno
Polícia
JD1TV: Homem morre após se despedir da esposa e jogar carro em córrego na BR-163
Interior
Campo-grandense com carga de cigarros na fronteira morre em confronto com a PM
Cidade
Após episódio de 'traição', amante de candidato se diz abalada e passará por IML