Menu
Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2024
TJMS Abril24
Esportes

Copa vai começar com 100% das emissões de gases de efeito estufa compensados

04 junho 2014 - 10h33Via Agência Brasil
Todas as emissões diretas de dióxido de carbono equivalente relativas à Copa do Mundo 2014 já foram compensadas, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). Por meio do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Quioto, instituído pela Convenção-Quadro das Nações Unidas para a Mudança do Clima, foram doadas, até o momento, 420,5 mil toneladas de dióxido de carbono equivalente, na forma de reduções certificadas de emissões (RCEs), os chamados créditos de carbono.

As emissões relacionadas a atividades do governo federal no Mundial somam 59,2 mil toneladas do gás, montante que inclui as operações da Fifa, os espectadores e as obras já realizadas.

As 11 empresas que atenderam à chamada pública lançada pelo MMA em abril para compensar as emissões de gases de efeito estufa durante a Copa receberam ontem (03) o selo de Baixo Carbono, dentro das comemorações da Semana do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

De acordo com a ministra Izabella Teixeira, é a primeira vez que um país-sede da Copa do Mundo se preocupa em neutralizar as emissões do megaevento. “Isso significa objetivamente que nós não só neutralizamos todas as emissões diretas, naquilo que o Brasil se comprometeu a fazer em relação à Copa do Mundo, como temos créditos que nos foram ofertados. Espero que quando terminar a Copa, e no final do ano, a gente tenha tido capacidade inclusive de mitigar as emissões indiretas da Copa [com esses créditos]”.

O selo de Baixo Carbono está previsto na Lei Geral da Copa e mais empresas estão comprando os créditos para doar ao governo e receber a certificação. A ministra explicou que será feito novo balanço de compensação das emissões após a Copa. Até o momento, o crédito de carbono conseguido já compensou inclusive toda a emissão indireta prevista com o transporte aéreo dentro do país e 19% dos voos internacionais. De acordo com ela, a compensação foi o primeiro "gol verde da Copa". Além das emissões, o governo também instituiu medidas ambientais para os estádios e para o fomento da agroecologia.

“Todas as arenas de futebol são certificadas ambientalmente por um selo internacional que é o Instituto Leed (Liderança em Energia e Design Ambiental), umas já têm e até o final do ano as outras vão receber, para o início da Copa só vão ficar faltando quatro. E também a parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social para o voluntariado da Copa comer agricultura orgânica, então o kit brasileiro é da agroecologia, é do alimento saudável trabalhando com as cadeias da sociobiodiversidade”.

Além disso, segundo a ministra, a transportadora oficial da Copa e da Seleção Brasileira de Futebol está implantando políticas de mitigação nos voos nacionais e deve inaugurar hoje (04) um voo com bioquerosene.

O diretor do Departamento de Mudanças Climáticas do MMA, Adriano Santiago, explicou que todos os projetos de MDL que contribuíram para a compensação das emissões da Copa são brasileiros. “Todas as reduções certificadas usadas para as compensações da Copa são de projetos brasileiros, ou seja, são de projetos desenvolvidos no território nacional. Esse fato no Brasil é relevante porque a maioria dos projetos é desenvolvida com recursos próprios, a parte internacional entra com a compra dos créditos, mas a grande maioria é unilateral, é iniciativa do empresariado local”.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

John Kennedy
Esportes
John Kennedy e mais três são suspensos por indisciplina
Boxeador aposta em si mesmo
Esportes
Pode isso? Nos EUA, boxeador aposta em si mesmo e leva "bolada" de dinheiro
Corrida do Pantanal
Esportes
Fique atento! Inscritos na Corrida do Pantanal podem alterar dados até 17 de abril
Taça da Conmebol Libertadores
Esportes
Terceira rodada da Libertadores tem jogo do Grêmio e do Atlético-MG nesta terça
Taça da Copa do Brasil
Esportes
CBF define datas dos confrontos da Copa do Brasil; confira o calendário
Tite foi atingido por cuspe de um torcedor
Esportes
Palmeiras descobre identidade do torcedor que cuspiu em Tite no último jogo
Arsenal x Chelsea
Esportes
Dia de dérbi inglês: Arsenal enfrenta o Chelsea em casa
Ambos os times garantem vaga na Copa do Brasil
Esportes
Operário vence DAC Dourados e leva taça do Campeonato Sul-Mato-Grossense
Viviane Lyra e Caio Bonfim
Esportes
Dupla brasileira se classifica para as Olimpíadas no revezamento misto
Max Verstappen
Esportes
Max Verstappen vence o GP da China pela primeira vez

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Capitão Leonardo Mense partiu durante a noite de sábado (21)
Polícia
'Imenso legado': Capitão Mense é homenageado por autoridades e instituições de MS
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
"Eu não tenho dúvida que o Beto Pereira terá capacidade, se eleito for, de fazer as grandes transformações e reformas que Campo Grande precisa", enfatiza ex-governador.
Política
JD1TV: Reinaldo diz que problemas locais "pesarão mais" que Bolsonaro