Menu
Menu
Busca domingo, 07 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Esportes

Corinthians vai ao ponto mais alto de sua história para iniciar busca pelo bi da Libertadores

20 fevereiro 2013 - 10h56Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians
Dr Canela

A caminhada pelo bi da Copa Libertadores começará no ponto mais alto da história do Corinthians, literalmente. Na noite desta quarta, o time alvinegro jogará contra o San Jose e a maior altitude de sua história, os 3.706 metros de Oruro, no oeste boliviano.

De acordo com o fisiologista Turíbio Leite, os efeitos da altitude podem ser sentidos sempre que se atua em localidade que ficam a mais de 2 mil metros acima do nível do mar. Dessa marca em diante, o prejuízo é exponencial. “Significa dizer que essa relação não é proporcional. Não é que se você subir 500 metros de 2 mil para 2,5 mil é a mesma coisa que de 2,5 mil pra 3 mil. Os mesmos 500 metros a mais são muito piores em altitudes mais elevadas”, explica o especialista.

Em sua história na Libertadores, o Corinthians jogou dez vezes nestas condições. O ponto mais alto enfrentado pelo clube, no entanto, foi La Paz, na Copa Libertadores de 2003. Na ocasião, a equipe alvinegra saiu-se bem a 3.640 metros de altura e bateu o The Strongest por 2 a 0. Desta vez, no entanto, o desafio será maior.

“Eu estive lá com o São Paulo uma vez, em 1992, exatamente contra o San Jose. Realmente o efeito é muito intenso. A ordem [crescente] de dificuldade é La Paz, Oruro e Potosi [todas na Bolívia, esta última com mais de 4 mil metros de altitude]. Em jogos de Libertadores são as mais altas. Depois tem Cuzco e Quito [no Peru], que são na faixa de 3 mil metros”, explica Turíbio.

Seria “apenas” o desafio mais alto da história corintiana na Libertadores, mas não é. Jornalista e escritor especialmente dedicado ao Corinthians, Celso Unzelte explica que o clube nunca jogou em um ponto tão alto. “Antes da Libertadores tinham mais amistosos, mas mesmo nesses jogos, o máximo era Quito, até para não desgastar. Pode cravar, essa é a maior altitude da história do Corinthians”, disse ele, autor do “Almanaque do Timão”, que reúne ficha de todas as partidas da história alvinegra.

É diante deste desafio que estão Tite e seus comandados. A comissão técnica se preparou para o desafio medindo a saturação de oxigênio de cada um dos jogadores do elenco. A ideia é entender quem pode sofrer mais com a altitude e trabalhar com essas informações na hora do jogo.

“Você usa um oxímetro de dedo para medir a saturação de oxigênio. Ela normalmente gira em torno de 95%. Quanto menor a saturação, mais dificuldade ele vai ter com a altitude. Aí vamos poder prever que atleta vai reagir melhor”, disse o preparador físico Fábio Mahseredjian.

Ciente dos possíveis apuros, o Corinthians decidiu ir a Oruro só quatro horas antes do jogo. Os especialistas entendem que os efeitos são sentido apenas horas depois da chegada no local, e por isso a equipe conseguiria atuar antes de sofrer com o ar rarefeito. Caso a estratégia falhe, cilindros de oxigênio estarão à disposição do time alvinegro antes, durante e depois do jogo.

Uma vitória encerraria a sequência de três empates que a equipe arrasta no Campeonato Paulista. Depois do 2 a 2 suado com o Palmeiras no último domingo, a defesa passou a ser questionada e o time gerou o primeiro sinal de alerta na temporada. Além de restaurar a confiança, o triunfo ainda aumentaria a invencibilidade corintiana.

Atual campeão, o clube do Parque São Jorge soma 14 partidas sem perder na Libertadores, fruto da conquista invicta do ano passado. Neste ano, o Corinthians pode até chegar à série de 17 jogos, recorde histórico do Sporting Cristal nas Libertadores de 1962, 1968 e 1969.

Para manter a série, Tite iniciará o jogo com a base campeã mundial do ano passado, exceção feita ao lesionado Chicão, com Alexandre Pato e Renato Augusto no banco. Já o San Jose não vive uma grande fase. Hoje a equipe ocupa a quinta colocação do Campeonato Boliviano, mas dedica atenção especial à Copa Libertadores, de acordo com o jornal La Patria, de Oruro.

Se não se preocupa especialmente com a qualidade técnica do rival, o técnico não ignora a dificuldade que terá pela frente. Até por isso, não descarta o empate como um bom resultado na Bolívia, dependendo de como a equipe atuar.

Ficha técnica:
Local: Estádio Jesus Bermúdez, Oruro (Bolívia)
Data: 19/02/2013
Horário: 21h (horário de MS)
Árbitro: Carlos Vera (ECU)
Assistentes: Christian Lescano e Byron Romero (ambos do ECU)

San Jose: Carlos Lampe, Carlos Tordoya, Luis Torrico e Luis Palacios; Didi Torrico, Sebastian Carrizo, Abdón Reyes, Marcelo Gomes e Isaías Dury; Carlos Saucedo e Diego Cabrera
Técnico: Marcos Ferrufino

Corinthians: Cássio, Alessandro, Paulo André, Gil e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Jorge Henrique e Danilo; Emerson e Guerrero
Técnico: Tite

Via Uol

Reportar Erro
Dr Canela
Energisa Nov-Dez 25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Breno atuou na última temporada pelo Maracaju AC
Esportes
Vivendo os dois extremos, goleiro não esconde que futebol de MS 'precisa evoluir'
A BNPB alertou que o total de vítimas pode aumentar, já que socorristas ainda enfrentam dificuldades para acessar comunidades
Internacional
Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos
Partida acontece no estádio MetLife, às 19h (horário de Brasília)
Esportes
Brasil abre Copa do Mundo contra Marrocos no dia 13 de junho
Assembleia aconteceu na última segunda-feira
Esportes
Conselho do Operário-MS aprova SAF e IM Global Sports assume gestão do clube
Carlo Ancelotti, técnico do Brasil
Esportes
Ancelotti diz que Brasil pode vencer todos os jogos da 1ª fase
Amistoso inclusivo no Belmar Fidalgo reúne atletas e promove inclusão na Capital
Esportes
Amistoso inclusivo no Belmar Fidalgo reúne atletas e promove inclusão na Capital
Ação promocional é para as provas de 2026
Esportes
Meia Maratona na Capital abrirá inscrições gratuitas por 10 minutos para edição de 2026
Estádio Douradão
Esportes
Vistoria garante liberação do Douradão para partidas do Estadual de MS em 2026
Taça da Copa do Mundo
Esportes
Brasil encara Marrocos, Escócia e Haiti na fase de grupos da Copa do Mundo
Com recorde de inscritos, programação da 'Bonito 21K' começa nesta sexta
Esportes
Com recorde de inscritos, programação da 'Bonito 21K' começa nesta sexta

Mais Lidas

Dupla foi presa em flagrante pelo homicídio
Polícia
Mulher foi assassinada na BR-262 pela prima após descobrir drogas em guarda-roupa
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Mária de Fátima, morta pela prima e jogada na BR-262, em Campo Grande
Polícia
Morta pela prima, mulher se refugiava na Capital após fugir de violência doméstica em MG