Menu
Busca quinta, 06 de maio de 2021
(67) 99647-9098
Gov_MS-Cresce_Maio21
Esportes

Cristiano Ronaldo chega nesta quinta para a concentração da seleção de Portugal

29 maio 2014 - 10h47Via Globoesporte.com
O melhor jogador do mundo e recém campeão da Europa pelo Real Madrid é esperado na concentração da seleção portuguesa nesta quinta-feira. Mas a torcida não vai poder chegar perto de Cristiano Ronaldo, nem de seus companheiros de clube Pepe e Fabio Coentrão, que também vão se juntar ao grupo. Em Óbidos, onde Portugal se concentra, os torcedores terão de ficar a cem metros da entrada do hotel e dependem da boa vontade dos jogadores para ganhar autógrafos.

Com os jornalistas, o cenário não é muito diferente. Ao lado do hotel, existe uma sala de imprensa provisória, onde acontecem as entrevistas coletivas. A circulação dos repórteres e suas equipes dentro do hotel é totalmente vedada e o condomínio de Praia D’El Rey está rodeado de policiais e seguranças privados da seleção. Os treinamentos em campo são abertos apenas durante 15 minutos e, por isso, a imprensa que segue Portugal, pode apenas acompanhar o trabalho de aquecimento do grupo.

"Estou aqui mais ou menos há uma hora aguardando a chegada dos jogadores.Vou aguardar que o ônibus passe, porque não é todos os dias que posso ver os atletas da seleção" comentou uma das poucas torcedoras foi ao resort Marriott na quarta-feira.

Há muitos anos o hotel de luxo, com vista para o mar e a 80 quilômetros de Lisboa, se transformou na base de Portugal. No entanto, a federação do país pretende inaugurar um centro de treinamentos mais moderno para todas as seleções em abril de 2016. Enquanto isso não acontece, a equipe se hospeda nos hotéis mais luxuosos do país e treina em CT’s de clubes ou que pertencem a prefeituras das cidades.

Depois de Óbidos, a comissão técnica planeja ir para a vila de Oeiras, em Lisboa, onde enfrenta a Grécia neste sábado. Em seguida, no dia 2, CR7 e companhia viajam para os Estados Unidos, onde disputam amistosos contra o México e contra a Irlanda. Apesar de faltar pouco para o Mundial do Brasil, os cidadãos portugueses de Óbidos não parecem muito empolgados.

"Aqui o pessoal não liga muito para a presença dos jogadores. Alguns turistas e curiosos vão até lá. Mas a maioria da população de Óbidos não vai para a porta do hotel esperar pelos jogadores, nem pelo Cristiano Ronaldo, talvez por isso eles optem por concentrar aqui. Eles têm toda a comodidade e privacidade" comentou o empregado de um pequeno restaurante perto do condomínio Praia D’El Rey.

Fechado!
Faltam 20 dias para a estreia de Portugal na Copa diante da Alemanha, no dia 17 de junho, em Salvador. No entanto, o time só realizou um treinamento aberto ao público e aos jornalistas, no Estoril. Na ocasião, os jogadores deram autógrafos, tiraram fotos e até distribuíram equipamentos aos fãs que gritavam o seus nomes nas arquibancadas.

No momento, o contato com a imprensa se resume a dez minutos de entrevistas coletivas diárias de um jogador e do treinador Paulo Bento. Depois dos amistosos, os jogadores receberão instruções de quem terá autorização para falar com os jornalistas na zona mista. Familiares, namoradas e amigos não são permitidos na concentração de Portugal, uma regra que se estenderá à estadia do time no Brasil. Nos dias de folga, os jogadores serão liberados para fazerem o que quiserem.

Grupo unido
A estratégia de Paulo Bento pode não agradar a todos, mas os jogadores da seleção não parecem nem um pouco incomodados. Todos garantem que o ambiente no grupo é muito bom e aprovam o trabalho da comissão técnica. Embora não tenha realizado uma boa campanha nas eliminatórias para a Copa do Mundo - Portugal só garantiu vaga na repescagem -, Paulo Bento renovou o seu contrato até 2016 e tem apoio incondicional da Federação Portuguesa de Futebol

Na primeira competição oficial em que dirigiu o time, Bento foi bem. Portugal alcançou as semifinais da Eurocopa em 2012, perdendo para a campeã Espanha nos pênaltis. Antes do torneio, o clima não era bom entre torcida e jogadores, mas o gelo foi quebrado com as boas exibições e resultados positivos. A equipe derrotou as seleções da Dinamarca, Holanda e República Checa durante na competição e foi recebida com euforia e aplausos, um cenário bem diferente de quando havia deixado o país ao embarcar para a Polônia.

Este ano, expectativa é elevada e os torcedores confiam no time guiado por Cristiano Ronaldo dentro de campo. Mas o entusiasmo pela seleção é bem diferente do sentimento que existia durante a gestão de Luiz Felipe Scolari. Além de estarem descontentes com a "blindagem" do grupo, muitos torcedores não gostaram da lista dos 23 escolhidos por Paulo Bento. A ausência do habilidoso Quaresma foi uma das decisões mais criticadas, mas há outros nomes como os de Danny e Tiago que os portugueses gostariam de ter visto na lista. O técnico Paulo Bento vem demonstrando que prefere atuar com o seu grupo de confiança, à semelhança do que já acontecia com Felipão. E o time de Portugal não deverá ser muito diferente daquele que defrontou e derrotou Suécia na repescagem em novembro.

O presidente do Estoril, o brasileiro Tiago Ribeiro, vai acompanhar a seleção de Portugal na fase de grupos da Copa do Mundo. Para ele, a preocupação da comissão técnica de Portugal é unir o grupo e, para isso, optam por estar longe do público.

"O Paulo (Bento) é uma ótima pessoa. Como torcedor, eu também cobro e gostaria que a seleção tivesse uma postura mais aberta, mais convívio com a torcida. Mas observando o lado deles, acho que ele quer fechar o grupo para manter todo mundo unido longe da torcida e dos jornalistas, que também vêm criticando o time. O Paulo teve uma convocação complicada, foi polêmica, recebeu muitas criticas e agora quer trabalhar em silêncio. Se o Mano ainda estivesse na seleção do Brasil, provavelmente ele iria ter a mesma postura. Agora com o Felipão é diferente, porque ele já obteve bons resultados, conseguiu unir o grupo, e é mais consensual, embora a população brasileira esteja distante da seleção por outros motivos" comentou o presidente do Estoril, quarto classificado do campeonato português nesta temporada.

Portugal parte para a Copa do Mundo no quarto lugar do ranking da Fifa e a torcida exige bons resultados. Cristiano Ronaldo e companhia vão ter de suar muito dentro dos gramados brasileiros para conquistar o consenso de todos os portugueses. Se a comissão técnica, o melhor do mundo e seus companheiros falharem, a torcida que não foi incluída no ambiente de preparação, vai ser a primeira a virar as costas.
Girafa

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esportes
AGORA É LEI: Atividade física é serviço essencial em MS
Esportes
Times brasileiros voltam a campo nesta quarta pela Libertadores e Sul-americana
Esportes
Atual campeão da Libertadores, Palmeiras recebe Del Valle pela 2ª rodada da competição
Esportes
Pista de skate improvisada por garotos do Aero Rancho é destruída
Esportes
Aos 16 anos, ciclista Chapadense assina contrato com Portugal
Esportes
Sorteio define grupos das seleções masculina e feminina de futebol na Olimpíada
Esportes
Vídeo: polícia usa bala de borracha durante confusão no Campeonato Sul-Mato-Grossense
Esportes
Após quase 5 anos, Renato Gaúcho deixa o comando do Grêmio
Esportes
Conmebol recebe 50 mil doses da CoronaVac para vacinar jogadores
Esportes
Flamengo é bicampeão da Supercopa do Brasil; a disputa contra o Palmeiras foi decidida nos pênaltis

Mais Lidas

Polícia
Jacaré é capturado dando 'rolê' em cidade de MS
Internacional
Estados Unidos inicia vacinação contra a Covid-19 em Nova York
Polícia
Morador de rua tenta matar desafeto a pauladas no interior do Estado
Polícia
Briga por capacete acaba em tentativa de homicídio