Eddie Jordan, um dos nomes mais influentes do automobilismo na década de 1990, faleceu nesta quinta-feira (20), na África do Sul, vítima de um câncer de próstata, aos 76 anos.
Natural de Dublin, o irlandês foi fundador e chefe da equipe Jordan Grand Prix, que competiu na Fórmula 1 entre 1991 e 2005.
A família comunicou a morte de Jordan nesta quinta-feira, afirmando que ele “faleceu pacificamente” após batalhar contra um câncer durante um ano.
“Eddie faleceu pacificamente, cercado pela família na Cidade do Cabo, nas primeiras horas de 20 de março de 2025, depois de batalhar contra uma forma agressiva de câncer de próstata nos últimos 12 meses”, declarou o comunicado oficial.
De piloto a chefe de equipe
Antes de ingressar na Fórmula 1, Jordan trabalhou como funcionário de banco, mas a sua paixão pelo automobilismo o levou às pistas. Em 1971, venceu o Campeonato Irlandês de Kart como piloto e também competiu em categorias como Fórmula 2 e Fórmula 3.
No final dos anos 1970, decidiu fundar a sua própria equipe de automobilismo, alcançando a Fórmula 1 em 1991 com a Jordan Grand Prix. Durante a sua trajetória na categoria, a sua equipe conquistou quatro vitórias, sendo a primeira delas no Grande Prêmio da Bélgica de 1998, com Damon Hill.
Descobridor de talentos
Jordan foi responsável por dar a primeira oportunidade a Michael Schumacher na Fórmula 1. Em 1991, o alemão estreou na categoria pela Jordan após a prisão do piloto Bertrand Gachot, que se envolveu em um incidente de agressão na Inglaterra.
O Brasil também marcou a trajetória de Jordan na Fórmula 1. Em 1993, Rubens Barrichello fez sua estreia na categoria pela equipe do irlandês.
Além disso, a última vitória da Jordan Grand Prix ocorreu justamente no país, com Giancarlo Fisichella vencendo o Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos, no ano de 2003.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Parque dos Poderes será exclusivo para pedestres e atletas durante feriadão

Campo-grandense de 14 anos conquista duas medalhas em competição na Sérvia

Favorito para assumir Seleção, Ancelotti deve sair no fim de abril do Real Madrid

Escola pública de Dourados inaugura primeira quadra de Beach Tênis em MS

Após indiciamento, Bruno Henrique publica passagem bíblica

Real e Bayern não conseguem a virada e caem na Champions; veja os classificados

JD1TV: Clube de Portugal homenageará os 40 anos da 1ª vitória de Ayrton Senna

Virada? Real Madrid recebe o Arsenal pelas quartas da Champions; saiba onde assistir

Bruno Henrique, do Flamengo, é indiciado por forçar cartão e beneficiar apostadores
