Menu
Busca sexta, 31 de março de 2023
(67) 99647-9098
Camera Março23
Esportes

Entidades lançam Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo

09 julho 2016 - 13h56
Prefeitura Mobile

Movimentos sociais da América Latina lançaram nesta sexta (8) a Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo. O lançamento foi feito no Fórum Social Mundial das Migrações, que ocorre na capital paulista até domingo (10), no Clube Tietê, zona norte. Segundo o movimento, a intenção da jornada é combater uma nova ofensiva neoliberal nos países latino-americanos.

“Esta ofensiva é expressa na radicalização das diferentes formas de apropriação e espoliação dos direitos dos povos e nos ataques às populações indígenas, camponesas, trabalhadoras, a mulheres, a jovens e às diversidades raciais, culturais e sexuais, que depois de lutas de resistência recuperaram sua capacidade de ser protagonistas dos processos de mudança e transformação na região”, diz texto do manifesto sobre a jornada.

Entre os movimentos e entidades que participam da jornada estão a Confederação Sindical de Trabalhadores/as das Américas, Coordinadora Latinoamericana de Organizaciones del Campo, La Via Campesina, Marcha Mundial das Mulheres, Amigos da Terra América Latina e Caribe, ALBA Movimentos, Centro Martin Luther King, Capítulo Cubano da ALBA Movimentos, PIT-CNT Uruguay, Campanha para Desmantelar o Poder das Transnacionais e o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

“Os golpes de estado consumados no Haiti [2004], Honduras [2009] e Paraguai [2012] e em curso no Brasil mostram que o mercado que domina nossas vidas quer acabar com o processo de transformação recentes realizado pelo povo, que resultaram em mais direitos para todos, maior inclusão social, soberania sobre seus territórios e bens comuns e formas e ferramentas mais democráticas para o exercício político e a participação popular”, diz o texto.

As entidades escolheram o dia 4 de novembro como data de luta contra o neoliberalismo na América Latina. O lema da campanha será: Nenhum Passo Atrás. Povos em Luta pela nossa Integração, Autodeterminação e Soberania, contra o Livre Comércio e as Transnacionais.

“Por quais motivos o neoliberalismo está tão interessado em desestabilizar a nossa região? O primeiro um motivo simbólico, porque foi aqui no nosso continente, na nossa América Latina que nós conseguimos mostrar que um outro mundo é possível, a partir da eleição e do surgimento desses governos que tinham compromisso com uma agenda de promoção de direitos e de inclusão social”, disse Renata Mielli, coordenadora do FNDC.

Prefeitura Mobile
Estação Criança

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esportes
COI recomenda que russos possam competir como atletas neutros em competições
Esportes
Bia Ferreira conquista bicampeonato Mundial de Boxe
Esportes
Marrocos x Brasil: onde assistir, horário do amistoso e escalações
Esportes
Seleção Brasileira é convocada para 'Finalíssima Feminina' contra a Inglaterra
Esportes
Com pódio 100% mineiro, Cruzeiro conquista sul-americano de vôlei
Esportes
Júlia Soares leva ouro em tradicional evento de ginástica na Alemanha
Cidade
Capital tem quatro trechos interditados neste domingo
Esportes
Yuri Alberto e Bremer são chamados à seleção brasileira para próximo amistoso
Esportes
Acontece hoje a Copa Jovem MS de Kart na Capital
Esportes
CRB goleia Operário-MS sem dó nem piedade na Copa do Brasil

Mais Lidas

Polícia
Mesmo com medida protetiva, Cinthya foi assassinada a tiros na frente do filho
Brasil
Sertanejo Matheus, dupla com Zé Henrique, morre atropelado em SP
Brasil
Motorista morre dirigindo ônibus e estudante salva colegas ao estacionar veículo
Geral
JD1TV: Acusados de matar jovem em lava-jato são condenados a 12 anos