Menu
Menu
Busca terça, 23 de abril de 2024
TJMS Abril24
Esportes

Jogo do Brasil, hora da cidade parar

26 junho 2010 - 00h01

Os jogos do Brasil na Copa da África do Sul têm sido acompanhados com entusiasmo e adesão de vários segmentos da sociedade. Prova disso são os horários diferenciados montados pelos empresários do comércio central, do Shopping Campo Grande e do Pátio Central Avenida. E não só o comércio, como as escolas da rede pública e privada, os órgãos municipais, estaduais e federais aderiram ao ponto facultativo. Tudo para que os cidadãos possam curtir o atual momento patriótico de torcer pelo Brasil.

Serviços

No entanto, alguns serviços precisam estar operantes para os casos de necessidades básicas e atendimento emergencial. As farmácias ficam abertas durante todos os jogos, como é o caso da Alvorada, localizada na Rua Rui Barbosa. A gerente Sirley Nunes explica, "estamos abertos em todos os jogos do Brasil, mas para acompanhar o espírito, todos os funcionários trabalham uniformizados e temos uma televisão para assistirmos as partidas", declara com bom humor. Ela comenta que o movimento tem uma queda de 90% na hora do jogo, mas após o término os clientes retomam a procura cotidiana. A Rede São Bento também trabalha no mesmo esquema, os funcionários permanecem nas lojas e assistem aos jogos no local, informa a assessoria.

Os postos de gasolina também funcionam durante os jogos, uma das gerentes de um posto da Rede Paludo, localizado na Rua Rui Barbosa, Carolina Ferreira comenta que não dá para parar o atendimento, apesar da queda na procura. "Em dias normais, no período de 2 horas atendemos 80 clientes, quando acontece o jogo da Seleção, chegamos a ter uma queda de 90% na procura", ressalta a gerente. Ela explica que para não atrapalhar o atendimento os funcionários assistem ao jogo no local.

Em outro ponto da Cidade, no Posto Xavier, localizado no bairro Monte Castelo, o gerente Antonio Sousa comenta que a equipe também trabalha e assiste os confrontos da Seleção. "Para se ter uma idéia, no último jogo (20 de junho) atendemos quatro clientes, enquanto que se não houvesse a partida, chegaríamos a 35 atendimentos no mesmo dia e período de tempo", Avalia Sousa. Ele diz que apesar de não fecharem, os funcionários assistem aos jogos em clima de torcida organizada. "Acaba se tornando uma confraternização, todo mundo usando camiseta e adereços de torcida", finaliza o gerente.

Comércio

O Pátio Central se preparou antecipadamente para os jogos, com instalação de seis televisões de LCD nas colunas da praça de alimentação e estará aberto em todos os confrontos do Brasil para que os clientes assistam com conforto e segurança. "No primeiro jogo, contra a Coréia do Norte, mais de 500 pessoas assistiram a partida conosco. Muita gente veio até uniformizada, de camisa verde-amarela, para torcer pelo Brasil. E no domingo não foi diferente", explica o superintendente João Rodi. Ele comenta que o para motivar lojistas e funcionários foram distribuídas bandanas e chapéus e o interior do shopping está todo decorado com os motivos da Seleção Brasileira.

Enquanto isso, grandes magazines, como as Casas Bahia, fecham 15 minutos antes de começar os jogos e abrem 15 minutos depois do término. "Como não se tem movimento nenhum na hora do jogo, as lojas optaram por fechar as portas e proporcionar aos funcionários o momento de lazer dentro da loja, torcendo pela nossa seleção", informou a assessoria, explicando também que o horário de fechamento depende da localização. A loja do Shopping Campo Grande, por exemplo, segue o esquema acordado pelos lojistas.

Transportes

O gerente da TAM linhas aéreas S/A em Campo Grande, Jhonny Moura, informa que a procura por vôos no horário do jogo da Seleção diminuem de 30 a 40%, em aeronaves que têm uma média de 110 a 132 lugares. "Verificamos que os passageiros têm procurado se programar e fazem agendamento do embarque para antes ou depois da partida", avalia Moura.

De acordo com a assessoria da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Assetur), a frota de ônibus do transporte coletivo circula normalmente, sem diminuição ou amento de carros. "Mas é fato que no horário da partida o movimento diminui em 80%, como se fosse um domingo, porém logo depois o fluxo de passageiros volta a normalizar", esclarece. Questionado se há aumento de passageiros devido às atrações como a Cidade da Copa ou pelos torcedores que vão a locais públicos, o assessor comenta que não há aumento significativo.

Saúde

A assessoria da Prefeitura Municipal informa que os postos de saúde 24 horas, na Vila Almeida e no bairro Coronel Antonino funcionam normalmente e só os serviços administrativos é que param conforme o ponto facultativo instituído pela Prefeitura.

Segurança

O corpo de bombeiros está alerta para os possíveis atendimentos e é outro serviço primordial e que tem de estar funcionando normalmente. Nas proximidades da Cidade da Copa uma ambulância e motos ficam de prontidão para atender eventuais ocorrências. A assessoria informa que durante o jogo o número de ocorrências é quase nulo, o problema começa após a partida quando populares abusam do consumo de bebidas alcoólicas e acabam provocando acidentes ou se envolvendo em brigas. "No dia 15, tivemos durante todo o dia, apenas três ocorrências com feridos de arma de fogo e três com arma branca. Já nos Altos da Avenida Afonso Pena foram registrados 4 atendimentos entre brigas e acidentes", divulga a assessoria.

Já a Polícia Militar montou um esquema especial desde a estréia do Brasil no mundial, com a operação "Comemorando a Copa com Segurança", a fim de oferecer segurança aos mais de 20 mil torcedores que assistiram ao jogo no último domingo na Cidade da Copa. Foram disponibilizados mais de 60 policiais, contando com apoio da Companhia Independente de Trânsito (Ciptran), Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe), Polícia Montada e militares do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

O Trabalho que começou às 13h30 seguiu até as 21h, com cerca de 30 abordagens, vistorias a 80 veículos em blitz preventivas e realização de 30 testes de alcoolemia, com três casos confirmados e os motoristas autuados. O comandante da operação, major Emerson Aparecido de Carvalho, avaliou que "o policiamento foi desenvolvido para transmitir a sensação de segurança às pessoas, dar tranqüilidade ao torcedor. Nossas principais funções foram prevenir e orientar, principalmente com relação ao escoamento no término do evento. O objetivo de levar segurança ao público presente bem como aos seus familiares, preservando a ordem pública foi alcançado".

O Comando de Policiamento Metropolitano informa que irá continuar a desenvolver a operação nos jogos do Brasil. Além do policiamento especial na Cidade da Copa, os batalhões de área continuarão com o policiamento ostensivo diário nos bairros para evitar conflitos e, quando não for possível, atender rapidamente para minimizar os danos.

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ambos os times garantem vaga na Copa do Brasil
Esportes
Operário vence DAC Dourados e leva taça do Campeonato Sul-Mato-Grossense
Viviane Lyra e Caio Bonfim
Esportes
Dupla brasileira se classifica para as Olimpíadas no revezamento misto
Max Verstappen
Esportes
Max Verstappen vence o GP da China pela primeira vez
Estádio Jacques da Luz
Esportes
É hoje! Operário e Dourados decidem campeonato estadual; veja onde assistir
Bernardo Silva e Nicolas Jackson
Esportes
City se redime da eliminação na Champions, e se classifica para a final da Copa da Inglaterra
Caio Souza
Esportes
Brasileiros conquistam medalhas na Copa de ginástica artística
Novak Djokovic
Esportes
Djokovic está fora do Masters 1000 de Madri pela terceira vez
Deyverson tem pré-contrato com novo clube
Esportes
Presidente do Cuiabá diz que Deyverson tem pré-contrato com outro clube
Barcelona perde em casa após cinco anos
Esportes
Barcelona feminino perde pela primeira vez na temporada
Campeonato Sul-Mato-Grossense de Atletismo será no fim de semana
Esportes
Agenda esportiva: confira os jogos deste fim de semana em MS

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Emocionados, vários miliares acompanharam o velório do Capitão
Polícia
Velório de Capitão do Choque arrancou lágrimas até dos mais "durões"
Capitão Leonardo Mense partiu durante a noite de sábado (21)
Polícia
'Imenso legado': Capitão Mense é homenageado por autoridades e instituições de MS
JD1TV: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado na Capital
Polícia
JD1TV: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado na Capital