Menu
Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Esportes

Padrão Fifa? Com fogos, filas e ambulantes, Arena Pantanal discorda

14 junho 2014 - 13h04Via Uol
Cuiabá recebeu pela primeira vez na história um jogo de Copa do Mundo. No entanto, o duelo entre Chile e Austrália esteve muito longe do tão alardeado "padrão Fifa". No interior e no entorno da Arena Pantanal, vários aspectos mostraram na última sexta-feira que nem tudo é tão rígido na lista de parâmetros estabelecida pela entidade internacional.

A maioria dos casos foi acompanhada de perto por policiais militares e voluntários da Fifa. Membros dos dois grupos disseram que não receberam nenhuma orientação para coibir práticas que ferissem o que a entidade determina para o perímetro de estádios de Copa.

A Arena Pantanal sediará quatro jogos da Copa de 2014. Além de Chile x Austrália, o estádio de Cuiabá receberá Rússia x Coreia do Sul, Bósnia x Nigéria e Colômbia x Japão, todos válidos pela primeira fase do torneio.

Veja abaixo o que feriu o "padrão Fifa" no primeiro jogo da Copa do Mundo na Arena Pantanal:
Perímetro serve apenas para quem tem ingresso?

Em teoria, o entorno de um estádio de Copa deveria ser limitado a moradores, funcionários e portadores de ingresso. Em Cuiabá, essa triagem simplesmente não existiu. Os garotos Dennis Vidigal, Wesley Gustavo, Diego Figueiredo e Wellington Stifler chegaram a ser autorizados para passar pelo portão. Durante o jogo, todos estavam deitados em gramados da Arena Pantanal.

Pré-jogo tem revenda e até doação de ingressos
Começou com dois chilenos, que ofereciam ingressos categoria 1 por US$ 500. Depois, surgiram dois alemães. E outros chilenos. E um grupo de australianos. Antes de Chile x Austrália, torcedores agiram livremente nas imediações da Arena Pantanal e tentaram revender entradas. A demanda era tão grande que alguns chegaram a distribuir tíquetes.

Ambulantes irregulares circulam no entorno da Arena Pantanal

Uma das principais razões para a Fifa exigir um perímetro de restrição ao redor dos estádios da Copa é proteger seus parceiros comerciais. Nessa área, a comercialização deve ser limitada às marcas que patrocinam a entidade. Na Arena Pantanal, porém, muita gente furou esse bloqueio. Vendedores ambulantes não cadastrados circularam livremente. Alguns com produtos diferentes dos oficiais.

Latas, garrafas e outros objetos

Segundo código da Fifa, torcedores não podem andar no perímetro dos estádios com latas, garrafas ou outros objetos que possam ser arremessados. Em Cuiabá, recipientes assim foram encontrados no entorno do estádio.

Torcedor paga R$ 390 por cadeira que não existe

O chileno David Fuentealba estava muito preocupado antes de Chile x Austrália. Ele ficou mais de uma hora tentando localizar um funcionário que pudesse resolver um problema insólito: a cadeira comprada pelo torcedor no site da Fifa simplesmente não existia. Até o início do jogo, ninguém havia conseguido resolver o problema.

Fogos de artifício e papeis
A Fifa também diz não permitir que torcedores entrem em estádios com fogos de artifício, líquido ou papeis para arremessar no campo. Houve fogos dentro da Arena Pantanal depois do hino chileno e em duas ocasiões durante o jogo. Torcedores da equipe sul-americana ainda jogaram três vezes papeis brancos na direção do gramado. Os telões do estádio não mostraram.

Torcedores entram com água

Outros itens vetados pela Fifa em estádios da Copa, torcedores puderam entrar com líquidos na Arena Pantanal. Até pela alta temperatura de Cuiabá (33ºC na hora do jogo), voluntários permitiram garrafas de água e apenas orientaram que os rótulos fossem retirados.

Problema de comunicação cria filas no estádio
Bares e lanchonetes da Arena Pantanal tiveram longas filas em toda a operação do jogo Chile x Austrália. Um dos principais motivos para isso foi a dificuldade de comunicação: atendentes não falavam inglês ou espanhol.

Gelo e produtos acabam na Arena Pantanal
Quem quis comprar água não pôde esperar até o fim do jogo. Quem escolheu um refrigerante teve de se contentar muitas vezes com produtos quentes. "O estádio tem muitos pontos de venda, mas alguns parecem não estar prontos. Não dá para entender", disse o torcedor australiano Cameron Clarson.

Na saída, torcedores confraternizam e dividem tudo. Até drogas.
Era fácil encontrar torcedores fumando maconha na área externa da Arena Pantanal depois de Chile x Austrália. Após o jogo, muitos dos que estavam no estádio continuaram a festa na rua ao lado, nas calçadas e em dois bares.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Projeto Areias da Esperança
Esportes
JD1TV: Duplas de vôlei de areia da Capital viajam a Brasília para disputarem Circuito Brasileiro
Valdenice Conceição garante vaga em Paris 2024 após ganhar ouro na canoagem velocidade
Esportes
Valdenice Conceição garante vaga em Paris 2024 após ganhar ouro na canoagem velocidade
Judson antes de Brasil x Catar
Esportes
De MS, Judson é convocado por Bernardinho para treinos da Seleção de Vôlei
John Kennedy
Esportes
John Kennedy e mais três são suspensos por indisciplina
Boxeador aposta em si mesmo
Esportes
Pode isso? Nos EUA, boxeador aposta em si mesmo e leva "bolada" de dinheiro
Corrida do Pantanal
Esportes
Fique atento! Inscritos na Corrida do Pantanal podem alterar dados até 17 de abril
Taça da Conmebol Libertadores
Esportes
Terceira rodada da Libertadores tem jogo do Grêmio e do Atlético-MG nesta terça
Taça da Copa do Brasil
Esportes
CBF define datas dos confrontos da Copa do Brasil; confira o calendário
Tite foi atingido por cuspe de um torcedor
Esportes
Palmeiras descobre identidade do torcedor que cuspiu em Tite no último jogo
Arsenal x Chelsea
Esportes
Dia de dérbi inglês: Arsenal enfrenta o Chelsea em casa

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
Piscineiro tem convulsão, cai em piscina e morre afogado
Polícia
Piscineiro tem convulsão, cai em piscina e morre afogado