Menu
Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2024
TJMS Abril24
Esportes

Rio-2016 reduz comitiva para Jogos de Inverno para enxugar orçamento

05 fevereiro 2014 - 11h26Via Uol
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016 tem feito uma ginástica financeira para cumprir seus compromissos sem a ajuda de recursos públicos. O órgão, que espera arrecadar e gastar R$ 7 bilhões até o fim da Olimpíada do Rio, já cortou viagens de funcionários e mudou sua política de patrocínio visando a um alívio nas suas contas.

Só para a Olimpíada de Inverno de Sochi, na Rússia, o comitê reduziu em cerca de 30% seu número de enviados. Os Jogos de Sochi, que começam na sexta-feira, são o último evento olímpico antes da Rio-2016. O Comitê Organizador dos Jogos do Rio enviou 78 representantes para lá. Esse número, porém, é consideravelmente menor do que o previsto inicialmente.

Antes de o Comitê Rio-2016 iniciar uma discussão mais direta sobre seu orçamento, a intenção era que fossem enviados 110 membros do órgão a Sochi-2014. Incluíam-se na lista os observadores da Rio-2016 e membros da diretoria do comitê, como Carlos Arthur Nuzman, que também é presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Vale lembrar que é o COB o responsável pela comitiva de atletas brasileiros enviados para a disputa dos Jogos de Inverno. O Comitê Rio-2016, por sua vez, cuida da organização da Olimpíada do Rio.

De acordo com o órgão, apesar do corte em sua comitiva, a composição dela permanece parecida com a original. Viajaram ou ainda viajarão a Sochi, 64 observadores das mais diversas áreas (transporte, acomodação, alimentação, etc) e mais 14 representantes da diretoria, acompanhados de assessores. Nuzman, por exemplo, chegou à Rússia no domingo. Sua viagem, porém, é custeada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), assim como a de outros diretores da Rio-2016.

Patrocínios
Também visando a um equilíbrio financeiro, o Comitê Rio-2016 passou a ser mais flexível na busca por patrocinadores. Depois de enfrentar dificuldades na captação de recursos para custeio de suas atividades, o órgão decidiu investir em parcerias com empresas que podem contribuir com serviços.

Assim, o Rio-2016 começou a trocar a exposição da marca dessas companhias por produtos ou trabalhos que elas podem fazer. Por isso, de acordo com orçamento do comitê divulgado no final do mês, cerca 60% do que o Rio-2016 arrecada com patrocinadores não vêm em dinheiro, mas sim em artigos ou serviços.

"Houve uma mudança de estratégia", explicou o diretor executivo de Finanças do Comitê Rio-2016, Rodrigo Tostes, em entrevista coletiva concedida na apresentação do orçamento. "Passamos a não só captar em dinheiro, mas buscar o que precisamos em produtos."

O diretor geral de Operações, Leonardo Gryner, complementou: "Nós incluímos nossos patrocinadores no processo de planejamento e entrega dos Jogos", disse.

Receitas e despesas
Segundo Gryner, mais da metade da arrecadação que o Rio-2016 precisa para cumprir seus compromissos já está garantida. Faltam só o que vai entrar com a venda de ingressos e produtos olímpicos, e captar mais 30% da cota total de patrocínios.

Nuzman, presidente da Rio-2016, ratificou que a intenção do órgão é mesmo arrecadar e gastar R$ 7 bilhões, ou seja, manter suas contas zeradas ao fim da Olimpíada de 2016. Apesar disso, caso esse resultado não seja alcançado e o comitê fique devendo, governo federal, Prefeitura do Rio de Janeiro e Governo do Rio de Janeiro têm obrigação legal de bancar o possível déficit.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Valdenice Conceição garante vaga em Paris 2024 após ganhar ouro na canoagem velocidade
Esportes
Valdenice Conceição garante vaga em Paris 2024 após ganhar ouro na canoagem velocidade
Judson antes de Brasil x Catar
Esportes
De MS, Judson é convocado por Bernardinho para treinos da Seleção de Vôlei
John Kennedy
Esportes
John Kennedy e mais três são suspensos por indisciplina
Boxeador aposta em si mesmo
Esportes
Pode isso? Nos EUA, boxeador aposta em si mesmo e leva "bolada" de dinheiro
Corrida do Pantanal
Esportes
Fique atento! Inscritos na Corrida do Pantanal podem alterar dados até 17 de abril
Taça da Conmebol Libertadores
Esportes
Terceira rodada da Libertadores tem jogo do Grêmio e do Atlético-MG nesta terça
Taça da Copa do Brasil
Esportes
CBF define datas dos confrontos da Copa do Brasil; confira o calendário
Tite foi atingido por cuspe de um torcedor
Esportes
Palmeiras descobre identidade do torcedor que cuspiu em Tite no último jogo
Arsenal x Chelsea
Esportes
Dia de dérbi inglês: Arsenal enfrenta o Chelsea em casa
Ambos os times garantem vaga na Copa do Brasil
Esportes
Operário vence DAC Dourados e leva taça do Campeonato Sul-Mato-Grossense

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Capitão Leonardo Mense partiu durante a noite de sábado (21)
Polícia
'Imenso legado': Capitão Mense é homenageado por autoridades e instituições de MS
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
"Eu não tenho dúvida que o Beto Pereira terá capacidade, se eleito for, de fazer as grandes transformações e reformas que Campo Grande precisa", enfatiza ex-governador.
Política
JD1TV: Reinaldo diz que problemas locais "pesarão mais" que Bolsonaro