Menu
Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Esportes

UCDB “acabará” com bolsas, diz aluna

A universidade teria informado aos 140 bolsistas que o encerramento das modalidades esportivas vai ocorrer em 6 meses

29 novembro 2018 - 12h53Da redação    atualizado em 29/11/2018 às 17h25

Nesta semana comentários e até reunião acerca do encerramento da Bolsa Atleta, oferecida pela  Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), aos alunos que praticam esportes e disputam jogos a nível nacional foi o assunto entre os universitários. O fim das modalidades esportivas teria sido repassado aos atletas gerando revolta entre os alunos. Uma manifestação está marcada para acontecer na sexta-feira (30), às 18h30 no campus.

A aluna Karen Renate Pinheiro Muller, 31 anos, joga basquete no time feminino e disse ao JD1 notícias que os atletas bolsistas que  estudam e competem pela instituição, foram convocados essa semana para uma reunião onde foram informados sobre a demissão de praticamente todos os técnicos e sobre a suspensão da bolsa de estudos.

Ela contou que a retirada do incentivo ao esporte está sendo feita desde o ano passado, quando o time de vôlei masculino foi extinto. "Eles demitiram o técnico, os alunos perderam as bolsas e muitos que eram do interior trancaram os cursos e tiveram que voltar ás suas cidades, poucos conseguiram transferir e pagar a faculdade para terminar o curso” explicou.

Karen que entrou para o time de basquete em 2002 quando ainda não frequentava a graduação no local, passou a estudar em 2005 se formou em direito e agora está em fase final do curso de educação física. A jogadora informou que são aproximadamente 140 alunos que recebem o benefício do bolsa atleta. “Eles mandaram o técnico embora, e só chamara a gente na pró-reitoria na quarta-feira (28), devido às manifestações dos alunos”, disse a atleta que também informou que o critério da bolsa era bom rendimento na modalidade esportiva e não na modalidade escolar.

A estudante afirma que depois de muita conversa e proposta feita pelos alunos de serem avaliados também no quesito escolar de frequência e notas, a UCDB, decidiu deixar com que eles cursassem mais um semestre.

Karen disse que somente o time de vôlei e futsal feminino não foram descartados por enquanto. Para ela, a Universidade está visando cortar gastos, e não está pensando na política de incentivo ao esporte. “Eles vão inaugurar um shopping dentro da faculdade, agora me diz o que é mais importante, isso ou o incentivo ao esporte?”, questionou.

A UCDB se transformou em referência no estado em diversas modalidades esportivas. São praticamente 20 anos, em participação nas principais competições universitárias do Brasil. As modalidades como voleibol, basquete, handebol, futsal e individuais, renderam muitos troféus nas galerias da instituição. Além disso, a instituição ajudou na formação de centenas de alunos em duas décadas por meio do auxílio da bolsa.

O momento é de revolta entre os alunos que correm o risco de trancar o curso, após perderem a bolsa. Eles vão fazer uma manifestação no campus, pois, querem uma garantia de que poderão terminar a graduação iniciada na Universidade.

Karen explicou que os alunos propuseram que a instituição deixe todos os bolsistas terminarem o curso, com a garantia também de que eles buscariam patrocínio externo (o que sempre foi proibido) para auxiliar nos custos. Eles ainda não obtiveram resposta segundo ela.

A manifestação dos atletas está prevista para ocorrer na sexta-feira, dia 30 de novembro ás 18h30 no campus da Universidade.

O outro lado

Em contato com um funcionário, que não quis se identificar, foi dito que a instituição quer apenas que os alunos tenham rendimento escolar, pois, muitos “só queriam jogar” e deixavam de frequentar as aulas.

Em nota, o reitor da universidade, padre Ricardo Carlos, afirmou que todo final de ano, são feitas avaliações em todas as áreas resultando em determinadas readequações e que “nenhum merecedor do benefício será prejudicado com as readequações”. O padre informa ainda que, por ano são investidos R$ 3 milhões com o benefício e que a universidade seguirá participando das principais competições esportivas no futsal masculino e feminino, no vôlei feminino e nas modalidades individuais de judô, atletismo e natação.

Reportar Erro
Fapec Caarapo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Santos é provocado pela torcida do Corinthians
Esportes
Torcida corinthiana espalha provocações ao Santos pela Neo Química Arena
Richarlison revela período depressivo
Esportes
Richarlison revela ter sofrido depressão após Copa do Mundo do Catar
Família do jogador argentino é ameaçada
Esportes
Família do jogador Di María é ameaçada na cidade de Rosário
Jaqueta em combate ao racismo
Esportes
Seleção Brasileira terá jaqueta em combate ao racismo no amistoso contra a Espanha
Vini Jr. é capitão da Seleção Brasileira
Esportes
Com Vini Jr. como capitão, Seleção Brasileira enfrenta a Espanha nesta terça
Atacante do Flamengo Gabigol
Esportes
Culpado: Gabigol é suspenso por 2 anos por tentativa de fraude em exame antidoping
Confo
Esportes
Oito meses depois, Sete de Dourados está liberado para disputar competições em MS
Endrick marcou seu primeiro gol com a camisa da seleção
Esportes
Endrick marca e Brasil derrota Inglaterra na estreia de Dorival
Dorival durante treinamento
Esportes
Dorival Júnior estreia na seleção em duelo contra a Inglaterra
Zagallo em sua comemoração de 90 anos com a 'Amarelinha'
Esportes
Zagallo receberá homenagem da CBF antes de amistoso com Inglaterra neste sábado

Mais Lidas

Artistas confirmadas na Expogrande 2024
Comportamento
Expogrande 2024 divulga programação dos shows; confira as datas
Local onde aconteceu o confronto
Polícia
JD1TV AGORA: 'Tigrão do PCC' morre em confronto com o Choque na Capital
Caso aconteceu em uma das lojas de roupa do shopping
Polícia
'Pai de santo' tenta furtar calça em loja de shopping de Campo Grande
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow
Polícia
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow