A ideia partiu de um antigo amigo de família de Maguila. Josmar Bueno foi um pugilista que criou um laço de amizade com o peso pesado antes de sua fama. Seu filho, Josmar Bueno Junior, acompanhou a carreira do sergipano dos ringues. Mais do que isso, muitas vezes entrou no quadrilátero para comemorar vitórias e foi carregado por Maguila. O garotinho hoje é um profissional de cinema e TV e sugeriu levar a vida do ex-pugilista para as telas. A família abraçou o projeto.
A ideia é que o filme tenha em sua maior parte uma ficção contando a trajetória de Maguila – a exemplo do que se vê em "2 Filhos de Francisco", sobre Zezé Di Camargo e Luciano. Maguila tem sido acompanhado atualmente para compor o restante do material, inclusive em sua presença no enterro de Luciano do Valle, em 20 de abril.
Quando se fala em um filme com enredo de ficção, a primeira pergunta é: e quem viverá Maguila nas telas. A pergunta é complicada. Hoje, o ex-lutador tem a fala prejudicada pelo Alzheimer. Mas, segundo Josmar, seu lado brincalhão segue forte. "A frase dele pra mim sobre isso foi: 'vai ser difícil achar um cabra bonito como eu'", riu Josmar.
"Essa é na verdade uma questão muito delicada. Não é fácil interpretar o Maguila. Independente de ser um ator conhecido ou não, quem for escolhido vai precisar de um preparo muito grande. E o Maguila teve muitas fases, então é possível que possa ter mais de um ator interpretando ele em idades distintas", completou.
"O Maguila é um amigo da família. Durante um tempo nós ficamos um pouco distanciados, porque a vida segue seu caminho. E eu me tornei profissional de cinema, de produção, e há uns três anos surgiu a ideia e começamos a conversar sobre isso", explicou Josmar. Seu pai era amigo próximo e conselheiro de Maguila, e foi pensando nesse contato que teve desde a infância que ele se aproximou do ex-lutador e Irani Pinheiro, sua mulher, com o projeto.
Josmar começou mais seriamente a trabalhar no filme há seis meses. Maguila ajuda até no roteiro e acompanha – e é acompanhado – passo a passo no projeto. Agora, o momento é de produzir o material que será usado na fase de captação de recursos. O mentor da cinebiografia tem como sua previsão mais otimista conseguir finalizar e lançar o filme até as Olimpíadas de 2016.
"O legal é que temos facetas e coisas do Maguila que as pessoas não conhecem. Como convivi nos bastidores e tive contato com todo mundo em torno, temos muitas histórias para contar que as pessoas nem imaginam. São histórias que vão tocar as pessoas", promete o idealizador do filme.
Maguila segue internado desde a sexta-feira na Santa Casa de Misericórdia em São Paulo, sem previsão de alta. Ele está sendo alimentado com sonda, já que o mal de Alzheimer trouxe problemas para sua deglutição. O ex-lutador foi diagnosticado com a doença degenerativa em 2010 e já esteve internado em outras ocasiões.
Idealizador do filme pede ajuda dos fãs
Josmar criou uma fanpage no Facebook em que dá informações sobre o estado de saúde do ex-lutador de boxe. Além disso, ele começou uma campanha pedindo fotos e vídeos de fãs de Maguila mandando abraços para ele. "O Maguila é muito sensível a isso, o carinho dos fãs é muito importante para ele", explicou.Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Esportes
Com goleada de 29 a 0, FC Pantanal fatura Sul-Mato-Grossense Feminino

Esportes
Com gol de Cristiano Ronaldo, Operário conquista Sul-Mato-Grossense Sub-17

Esportes
Brasil é campeão mundial de Futsal Feminino

Esportes
Vivendo os dois extremos, goleiro não esconde que futebol de MS 'precisa evoluir'

Internacional
Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Esportes
Brasil abre Copa do Mundo contra Marrocos no dia 13 de junho

Esportes
Conselho do Operário-MS aprova SAF e IM Global Sports assume gestão do clube

Esportes
Ancelotti diz que Brasil pode vencer todos os jogos da 1ª fase

Esportes
Amistoso inclusivo no Belmar Fidalgo reúne atletas e promove inclusão na Capital

Esportes

O projeto, ainda em fase inicial, será em forma de ficção e tem expectativa de ficar pronto antes dos Jogos do Rio, em 2016. (Arte: divulgação e Folhapress) 




