O final de semana para um grupo de amigos de Campo Grande foi de ajudar o próximo. No sábado (19), jovens que se conheceram na faculdade deram continuidade ao que fazem há cinco anos: um movimento de doação de sangue em Campo Grande.
A ação, que se repete todos os anos, teve início em 2015, quando o grupo conseguiu levar um ônibus do Hemosul à universidade onde estudavam, a Uniderp. Desde então, segundo Ítalo Buarque Gusmão, que representa o movimento, não pararam. “Periodicamente a gente sempre realiza ações sociais voltadas para a conscientização e doação de sangue. Já realizamos diversas ações como essa. Há cinco anos realizamos e o nosso intuito é conscientizar, tirar o medo que algumas pessoas têm sobre doação de sangue, aproximando-as a fazerem o mínimo. A gente sempre pensa que nunca estaremos em uma situação de precisar, mas os 450 ml que doamos pode ajudar a salvar, em média, até três pessoas. Os estoques sempre estão em baixa” disse Ítalo, que preside a Juventude da Social Democracia Brasileira em Mato Grosso do Sul.

Para o professor e escritor, Fábio do Vale, que também compõe o grupo, “o estado pandêmico impossibilita muitos doadores-assíduos marcarem presença no Hemosul, por comporem o grupo de comorbidades”. “Assim, nós da juventude, com total rigor e compromisso em biossegurança precisamos contar também com campanhas que possibilitem o exercício do voluntariado através da vontade de se colocar em prática a nossa cidadania, por isso, considero que ações como essa, não apenas traz a nossa contribuição, mas também acende o farol do incentivo para aqueles que podem e ainda não doam/doaram aqui no Hemosul”, disse.
Estoque baixo - Mesmo com diversas campanhas e ações, as doações de sangue caíram cerca de 40% ao longo deste ano. Para manutenção do estoque estratégico o Hemosul precisa receber uma média de 150 a 180 doações diárias. Vale lembrar que além da demanda espontânea o Hemosul está agendando horário e reforçando os cuidados durante a pandemia.
Os telefones para agendamento na Capital são os fixos (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 e (67) 99298-6316. Informações sobre as unidades de coleta dos municípios do interior podem ser conferidas no site, clicando neste link.
Deixe seu Comentário
Leia Também

TJ ganha reconhecimento facial

Feira Central comemora 95 anos com shows e sorteios

Encontro de profissionais da Agronomia é realizado neste fim de semana em Campo Grande

13 Agências da Caixa estarão abertas hoje para o saque do auxílio emergencial
