Menu
Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2024
Geral

AGEMS trabalha na regulação do transporte para equilíbrio de atendimento à população

"A agência busca o equilíbrio dos serviços públicos", afirma Carlos Alberto de Assis

13 agosto 2022 - 07h00Da redação, com informações da Assessoria

O trabalho da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) no transporte de passageiros tem foco na prestação do serviço, com a garantia do equilíbrio entre os interesses dos prestadores, do Estado, que faz a concessão, e do usuário.

É isso o que o novo Marco Legal propõe: fazer cumprir a política pública definida para o setor e preservar os pontos fundamentais do serviço adequado. Isso significa manter a regularidade, continuidade, eficiência, segurança e tarifa justa dentro do transporte. No serviço público, a prioridade é garantir o interesse coletivo sobre o individual.

“A AGEMS não é uma agência política, ela é uma Autarquia que regula, fiscaliza e busca o equilíbrio dos serviços públicos para a população”, afirma o diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis.

As condições geográficas, as distâncias, a maior ou menor quantidade de usuários foram levados em conta na elaboração do projeto. Os transportadores operam tanto linhas que são lucrativas, quanto as que não dão lucro, mas que precisam existir para atender a todos os usuários.

Dessa forma, no transporte regulado a empresa tem a obrigação de cumprir os horários estabelecidos, com qualquer quantidade de passageiros; tem que passar por vistoria dos veículos para a segurança da viagem e tem que comprovar possuir seguro de vida para os passageiros. E, também, muito importante: empresas do sistema público regular devem cumprir todas obrigações das leis trabalhistas e fazendárias.

A normatização não impede o serviço de fretamento, que tem características privadas e pode ser oferecido de diferentes formas, desde que não interfira no sistema regular, promovendo o desequilíbrio e prejudicando o usuário que necessita desse serviço.

Nova Lei e Modernização
Mato Grosso do Sul terá um novo Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros. A nova lei irá promover a atualização regulatória do serviço, que até então era amparado no Decreto nº 9.234, de 12 de novembro de 1998, época que ainda cabia ao antigo Departamento de Estradas de Rodagem de Mato Grosso do Sul (DERSUL). Nessas quatro décadas muita coisa mudou, entre elas a criação da AGEMS.

A partir de compromisso assumido em 2019 pelo Governo do Estado por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público Estadual, diversos estudos foram realizados, sob coordenação da Secretaria de Infraestrutura, AGEMS e Escritório de Parcerias Estratégicas.

“Houve um empenho muito grande para termos o projeto para um novo sistema dentro do prazo previsto. E o que está sendo proposto alinha a continuidade da oferta do serviço, que não pode parar, com inovações e melhorias que acontecerão gradativamente”, complementa Assis.

Com as novas diretrizes, o monitoramento do desempenho das empresas será maior, e o modelo de exploração do serviço estará mais perto da necessidade de quem utiliza esse tipo de transporte nas diferentes regiões de Mato Grosso do Sul.

Estudos foram feitos com outras agências estaduais, com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e dentro do próprio sistema que está em funcionamento no Estado, “para estabelecer um plano inovador e eficaz, que melhor se adeque às condições demográficas e econômicas” locais, conforme justifica a proposta do Executivo.

Modelos de operação do serviço

A nova lei regulamenta as modalidades de exploração, considerando opção de Concessão, Permissão e Autorização, sendo esta última um modelo que vem da remodelagem do papel do Estado, quando deixa de executar a atividade econômica e passa a planejar essa execução por terceiros.

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Copa Acrissul do Laço Comprido inicia 2º etapa nesta sexta-feira
Geral
Copa Acrissul do Laço Comprido inicia 2º etapa nesta sexta-feira
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 24/04/2024
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 24/04/2024
"Playboy da Mansão" Marcel Costa Hernandes Colombo, 31 anos, foi assassinado com tiros de pistola 9mm
Justiça
Após derrotas recursais, 'Jamilzinho' vai a júri pela morte de 'Playboy da Mansão'
O corpo da vítima foi encontrado carbonizado, com algemas nas mãos e marcas de tiros -
Justiça
'Vitinho do Carandiru' é condenado a 10 anos de prisão por homicídio em Campo Grande
Joca e João
Geral
Cachorro morre após erro de companhia aérea
Apesar do nome, a Lua não terá nenhuma mudança de cor
Geral
"Lua Cheia Rosa" será visível em todo o país nesta terça-feira; entenda o fenômeno
MPMS investiga contrato milionário entre Prefeitura de Ladário e escritório de advocacia
Justiça
MPMS investiga contrato milionário entre Prefeitura de Ladário e escritório de advocacia
Prefeita de Sidrolândia Vanda Camilo -
Política
Vereadores de Sidrolândia aprovam CPI contra prefeita após escândalo de corrupção
Foto: O Pantaneiro
Geral
Jurássicos: Nioaque recebe cognome oficial de "Vale dos Dinossauros"
'MS Ativo Municipalismo' investirá em programas em cooperação com municípios
Geral
'MS Ativo Municipalismo' investirá em programas em cooperação com municípios

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Capitão Leonardo Mense partiu durante a noite de sábado (21)
Polícia
'Imenso legado': Capitão Mense é homenageado por autoridades e instituições de MS
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
"Eu não tenho dúvida que o Beto Pereira terá capacidade, se eleito for, de fazer as grandes transformações e reformas que Campo Grande precisa", enfatiza ex-governador.
Política
JD1TV: Reinaldo diz que problemas locais "pesarão mais" que Bolsonaro