Menu
Busca sexta, 31 de março de 2023
(67) 99647-9098
TJMS - Mar23
Geral

Águas e Instituto Arara Azul instalam 10 ninhos em estação da capital

15 julho 2016 - 16h50Assessoria

A maior estação de tratamento de água de Campo Grande ganhou dez ninhos artificiais de araras. Através de um convênio firmado entre a Águas Guariroba e o Instituto Arara Azul, o Projeto Aves Urbanas – Araras na Cidade vai pesquisar e monitorar os ninhos instalados na área da ETA Guariroba, na capital. O objetivo é resgatar a biodiversidade local fomentando a reprodução de espécies de araras-canindé e araras vermelhas.

Presidente do Instituto Arara Azul, Neiva Guedes destaca que a parceria com a Águas Guariroba é valiosa porque possibilita a ampliação de um projeto voltado para a preservação do meio ambiente na Capital. “Isso concretiza os nossos sonhos de possibilitar o aumento da biodiversidade na cidade. Já somos privilegiados em Campo Grande de ter uma rica biodiversidade, e a gente gostaria que isso se mantivesse e até aumentasse. Ter a Águas Guariroba como parceira e expandindo isso é a realização de um sonho”.

José João Fonseca, presidente da Águas Guariroba, explica que a concessionária tem o compromisso de realizar ações que contribuam para a preservação ambiental. “A arara é um símbolo de Mato Grosso do Sul. Nós temos áreas verdes, parques, temos um viveiro de mudas, então nada melhor do que coroar tudo isso tendo uma reprodução de arara dentro das nossas unidades. É uma satisfação muito grande para nós. Já convivemos relativamente muito próximos das araras, então se a gente realmente conseguir fazer com que esse programa dê certo, nós vamos realmente trabalhar ao lado das araras”, comentou.

Aves Urbanas

De acordo com o biólogo do Instituto Arara Azul, Edson Diniz, o projeto Aves Urbanas – Araras da Cidade é uma ação experimental para atrair espécies de arara-canindé e arara vermelha até a área da estação de tratamento de água.

“Instalamos ninhos diferentes em áreas diferentes. É um teste para verificarmos qual ocupa mais, qual é a incidência de ninho que vai ser ocupado melhor, mas acreditamos sim que há a probabilidade de ocupação das espécies”, avalia o biólogo. “A intenção de instalar ninhos em árvores, por exemplo, é atrair as araras vermelhas. Elas são um pouco restritas, não gostam de áreas muito abertas, provavelmente irão preferir um que tenha folhas em volta, protegendo a boca daquele ninho”, explicou.

Adote um ninho

A Águas Guariroba firmou a primeira parceria com o Instituto Arara Azul em 2014, por meio da campanha Adote um ninho.  A ação tem o objetivo de arrecadar recursos e dar visibilidade à importância da preservação da espécie no Pantanal. Dois 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
JD1TV: Acusados de matar jovem em lava-jato são condenados a 12 anos
Geral
Em reunião, Riedel reafirma compromisso com inclusão e segurança alimentar
Geral
Governo pretende reavaliar pisos para gastos com saúde e educação
Geral
Após 48 dias, Balneário Municipal de Bonito reabre para Semana Santa
Geral
Após 6 anos, envolvidos em morte de jovem em lava-jato são julgados na Capital
Geral
JD1 NO AR estreia hoje em Corumbá
Geral
Agems fecha convênio para manejo de resíduos sólidos em Novo Horizonte do Sul
Geral
Energisa investirá cerca de R$6 bilhões em melhorias para 2023
Geral
Portaria certifica sete novos pontos de descanso para transporte rodoviário
Geral
Prazo para pagar 3ª parcela do IPVA 2023 encerra amanhã

Mais Lidas

Polícia
Mesmo com medida protetiva, Cinthya foi assassinada a tiros na frente do filho
Brasil
Sertanejo Matheus, dupla com Zé Henrique, morre atropelado em SP
Brasil
Motorista morre dirigindo ônibus e estudante salva colegas ao estacionar veículo
Interior
Tragédia: Homem mata esposa a tiros e tira a própria vida na frente de criança em Rio Brilhante