A Apple foi alvo de um processo no tribunal federal da Califórnia movido por dois neurocientistas, que afirmam que a empresa utilizou indevidamente milhares de livros protegidos por direitos autorais para treinar seu modelo de inteligência artificial Apple Intelligence.
Os autores da ação, Susana Martinez-Conde e Stephen Macknik, professores da SUNY Downstate Health Sciences University, no Brooklyn, Nova York, alegam que a Apple usou “bibliotecas-sombra” ilegais de livros piratas para desenvolver o sistema de IA, em uma ação coletiva proposta recentemente.
De acordo com a queixa, os livros pirateados incluiriam títulos como Champions of Illusion: The Science Behind Mind-Boggling Images and Mystifying Brain Puzzles e Sleights of Mind: What the Neuroscience of Magic Reveals About Our Everyday Deceptions.
Os neurocientistas pedem uma quantia não especificada de indenização e uma ordem judicial para impedir o uso não autorizado de seu trabalho protegido por direitos autorais.
O processo é parte de uma série de ações movidas por autores, agências de notícias e gravadoras contra empresas de tecnologia, incluindo OpenAI, Microsoft e Meta, por uso não autorizado de materiais em treinamento de sistemas de IA.
Em um caso similar, a Anthropic pagou US$ 1,5 bilhão em agosto para encerrar uma disputa judicial sobre o treinamento de seu chatbot Claude.
O Apple Intelligence integra recursos de inteligência artificial aos dispositivos iOS, incluindo iPhone e iPad. Segundo a ação, no dia seguinte à apresentação oficial do sistema, a Apple teria registrado um ganho de mais de US$ 200 bilhões em valor de mercado, considerado “o dia mais lucrativo da história da empresa”.
Representantes da Apple, assim como os professores e seus advogados, não comentaram o caso até o momento.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

STJ mantém Ronaldo Chadid afastado do TCE-MS em meio a processo por corrupção

Fiems empossa Diretoria Estratégica para fortalecer políticas industriais em MS

Mais de 30 presos passam por audiência de custódia neste domingo em Campo Grande

Armado, menor procurado por assassinato no Jd. Nhanhá foge de abordagem do Choque

Rapaz que matou a filha e a esposa para não pagar pensão vai a júri popular, decide juiz

Vídeo: Esposa flagra amante do marido escondida e 'presente de Deus' nega traição

Vaquinha busca ajudar família de policial que morreu após acidente grave em Iguatemi

Criança brasileira perde dois dedos em agressão dentro de escola em Portugal

Servidor do TJMS tem carro furtado após não pagar programa com novinho em Campo Grande


Símbolo da Apple (Foto: Matias Cruz/Pixabay)



