Heriberto Gimenêz Júnior, biólogo por formação, atualmente curador do Biopaque Pantanal, em Campo Grande, detalha pontos importantes obtidos com o período de defeso iniciado neste sábado (7) nos rios. A paralisação da pesca, a Piracema segue até o fim do mês de fevereiro de 2023.
O estudioso da área avalia o momento como fundamental para a natureza e destaca que ação é necessária pois marca um momento onde as espécies ficam muito vulneráveis à captura. “A Piracema consiste na subida dos peixes para a reprodução, muitas espécies podem se deslocar mais de dois mil quilômetros acima dos rios para poder desovar”, diz o profissional.
Segundo ele, nesse período os animais passam por uma série de transformações hormonais, onde as fêmeas, durante a subida, e os machos produzem os seus gametas para conseguir consolidar a reprodução.
“Peixes de pequeno e grande porte sobem os rios em diferentes direções, rumo as nascentes para conseguir finalizar o ciclo através da desova. Por esse motivo a pesca atrapalha a subida, acarretando captura de matrizes que serão fundamentais para a reposição dos animais no ano seguinte”, enfatiza Heriberto.
Atualmente o Bioparque Pantanal é um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso do Sul, contando com uma gama imensa de espécies de peixes, o local é dirigido por Maria Balestieri que também reitera a importância do período. “Comprometimento com a manutenção das espécies e a conservação ambiental, um dos pilares do complexo”.
JD1 No Celular
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Dezembro Verde conscientiza contra o abandono e maus tratos a animais

JD1TV: Curso gratuito de panetone ajuda a promover renda extra a empreendedoras

JD1TV: Soltos na rua, pitbulls fazem três vítimas em MS

Governador do AM quer que dono da 'Amazon' pague pelo uso do nome

Com saldo positivo, MS registrou 2.265 novos postos de trabalho em outubro

Jota Abussafi permanece internado na Capital sem previsão de alta

Pesquisa elege BR-163 a melhor rodovia do estado

Mulher é flagrada descendo rua em carrinho de bebê em alta velocidade; vídeo

Workshop gratuito de fotografia pelo celular está com inscrições abertas
