Menu
Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Geral

Câmara de Mediação LFG é inaugurada na Capital

Método para solução de conflitos é rápido e efetivo, afirma o gestor Geraldo Escobar

11 julho 2019 - 17h50Rauster Campitelli    atualizado em 11/07/2019 às 17h56

Em parceria com o Instituto de Mediação Luiz Flávio Gomes, sediado em São Paulo, e com várias outras instituições distribuídas pelo Brasil, foi inaugurada em Campo Grande nesta quinta-feira (11) a Câmara de Mediação LFG. O advogado Geraldo Escobar, gestor do escritório, explica que a mediação é um procedimento legal, pacífico, que pode ser utilizado para que as pessoas resolvam seus conflitos, seja diante do Poder Judiciário ou por meio de Câmaras Privadas de Mediação.

Com o auxílio de um mediador devidamente capacitado, que se utiliza de técnicas com imparcialidade e confidencialidade, as partes têm a oportunidade de reencontrar a comunicação entre elas. Dessa forma, mediante ao diálogo, constroem em conjunto o entendimento necessário para resolverem ou terem uma negociação eficiente na solução de suas pendências. O novo escritório em Campo Grande conta com 12 mediadores.

De acordo com Escobar, que já foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS), o procedimento da mediação serve a uma variedade de propósitos, tais como contribuir para que as partes determinem ou esclareçam questões controversas, entendam outras perspectivas de uma mesma questão, identifiquem seus interesses, explorem e avaliem possíveis soluções para o conflito e alcancem um acordo mutuamente satisfatório.

“Trata-se de um método célere e efetivo de solução de conflitos que pode ser utilizado em todas as áreas, resolvendo questões empresariais, familiares, trabalhistas e tantas outras que motivam conflitos na sociedade”, esclarece o advogado, também ex-presidente da Escola Nacional de Advocacia do Distrito Federal (ENA/DF).

Para o processo de mediação, além do mediador capacitado, é de suma importância que cada parte esteja acompanhada de seu advogado, para esclarecimento de dúvidas jurídicas a respeito de seu caso e para orientar na busca pela melhor solução.

“Importante ressaltar que esse meio de resolução de conflitos, por se tratar de um procedimento extremamente sigiloso, torna o ambiente mais favorável a composição do acordo, pois as partes ficam à vontade para trazer à discussão questões fora dos jargões jurídicos, expondo seus pensamentos, e têm a oportunidade de trazer questões que ainda não tinham sido expostas”, complementa o advogado.

Outro ponto de destaque é a celeridade e a economia, pois as partes tendem a cooperar - não por razões altruístas, mas visando a otimização de seus ganhos individuais. “Em resumo, a mediação é uma ferramenta que está à disposição de advogados e da sociedade para solução pacífica de conflitos”.  

Estavam presentes na inauguração da câmara os desembargadores Rui Celso e Alexandre Bastos, o presidente da OAB-MS, Mansur Karmouche, e sua diretoria, a presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), Dra. Rachel Magrini, além de empresários e advogados.

Reportar Erro
Fapec Caarapo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Reparos da ponte sobre o rio Paraguai
Geral
Próxima etapa dos reparos da ponte sobre o rio Paraguai terá alpinistas
Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande
Geral
Candidatos aprovados em concurso da saúde são convocados para atuarem na Sesau
Centro De Educação Infantil Girassol -
Cidade
Mãe denuncia constrangimento em escola infantil na Capital
Natalin foi assassinada pelo marido em fevereiro
Justiça
Ex-militar acusado de matar esposa com golpe de "mata-leão" encara júri popular
TOP 10 do BBB 24
Geral
Em "Modo Turbo", BBB eliminará três participantes por semana; entenda
Câmara Municipal de Rio Brilhante -
Interior
Vereadores de Rio Brilhante aprovam aumento salarial de 49%
Foto: Guido Breÿ Jr.
Geral
MS adere 'compra conjunta' que deve diminuir gastos dos cofres estaduais
Imagem ilustrativa
Justiça
Porte de arma que não dispara não configura crime, diz STF
Os secretários Rodrigo Perez, Frederico Felini e Eduardo Rocha se reuniram com presidente Gerson Claro e líderes da Alems
Geral
Governo entrega à Assembleia projeto de auxílio médico para servidores inativos
Deputada Mara Caseiro e Mônica Riedel
Geral
Riedel sanciona Lei para proteção e apoio à Mulher Parlamentar

Mais Lidas

Artistas confirmadas na Expogrande 2024
Comportamento
Expogrande 2024 divulga programação dos shows; confira as datas
Local onde aconteceu o confronto
Polícia
JD1TV AGORA: 'Tigrão do PCC' morre em confronto com o Choque na Capital
Caso aconteceu em uma das lojas de roupa do shopping
Polícia
'Pai de santo' tenta furtar calça em loja de shopping de Campo Grande
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow
Polícia
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow