Material lúdico, apresentado pela Polícia Civil de MS, a cartilha sobre tipos de violência contra crianças e adolescentes contou com a criação da psicóloga Rosiane Hernandes, servidora da SEAD (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos). O material, que pode ser baixado, teve sua criação baseada em fatos observados em mais de uma década.
"Diante da minha vasta experiência e com 14 anos de cedência na Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) imaginei que poderia criar uma cartilha que pudesse ajudar as crianças e adolescentes vítimas de violência, até mesmo porque presenciei muitas situações na qual a informação precisava ser mais constante para as crianças. Então imaginei esse material de forma lúdica", explicOU a psicóloga.
O material de 14 páginas traz a raposa Foxy, mascote ilustrativa da unidade policial, em um diálogo lúdico e didático, tratando sobre diversas formas de violências, como estupro de vulnerável e maus-tratos.
Conforme a psicóloga, a cartilha pode ser acessada facilmente por crianças e adolescentes, pois tem uma linguagem clara e com informações diretas. A servidora explica ainda que foram cerca de 12 meses para a criação do material, que em suas páginas traz também endereços e telefones para denúncias. Escolas e os Cras (Centro de Referência da Assistência Social) são locais, por exemplo, que a cartilha também pode ser trabalhada.
"Minha sensação como servidora, independentemente de estar agora em outra secretaria, é a sensação de dever cumprido. Fiz a minha parte como um todo, pensando em ajudar as crianças e adolescentes de MS de alguma forma. Esse é o nosso papel enquanto servidores públicos, trabalhar para melhorar a vida das pessoas e a vivência em sociedade", registra.
A cartilha também pode ser compartilhada diretamente pelo link.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Alunos de medicina da UNIDERP acionam Ministério Público em busca de melhorias

Vai pegar estrada no Carnaval? Confira cuidados importantes para uma viagem segura

PM aposentado de Mato Grosso do Sul perde R$ 124 mil em golpe de criptomoedas

No MPMS, indígenas pressionam prefeitura por terrenos prometidos no Jd. Inápolis

Caso Marielle: delegado e policiais operavam organização criminosa dentro da Polícia Civil

Mulher é esfaqueada pelo companheiro e espera mais de três horas por atendimento médico

TJ nega trancamento de ação contra capitão da PMMS por constituição de empresa

Tiros, empurrões e controle: veja o que a mulher de 'Tio Trutis' contou à Polícia

Justiça determina medida protetiva e avisa ex-deputado 'Tio Trutis' sobre risco de prisão


Delegado-geral da Polícia Civil de MS apresenta cartilha (Foto: JD1 Notícias)


