Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2019
(67) 99647-9098
governo festa da linguiça
Geral

Brilhante e Guia Lopes terão corredor de ônibus em 2019

Exército conclui recapeamento; corredor será exclusivo e serão implantadas estações de pré-embarque

12 dezembro 2018 - 14h50Da redação com assessoria

O recapeamento das ruas Guia Lopes e Brilhante foram concluídos pelo Exército em Campo Grande. São 3,3  quilômetros, entre a Avenida Afonso Pena e o terminal Bandeirantes, primeiro trecho do corredor sudoeste do transporte coletivo, que abrangerá ainda a avenidas Marechal Deodoro e Bandeirantes.

Na faixa à esquerda, que servirá de corredor de ônibus, foi aplicado um asfalto de maior resistência, polimerizado.  A partir de abril de 2019, será executado o piso rígido nos cinco locais onde serão implantadas estações de pré-embarque, rampas de acessibilidade no meio-fio das esquinas e algumas bocas de lobo.

Caberá a prefeitura instalar a infraestrutura (sinalização e as estações) para implantação do corredor exclusivo do transporte coletivo. Estão programadas estações nas esquinas com a rua Paissandu (na rua Guia Lopes); Círiaco Maymone;  Aduê Rezek e Manoel Cavalcanti Proença . Os projetos estão em processo de licitação.

O cronograma de execução da obra, segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, teve de ser prolongamento por uma série de fatores, desde problemas climáticos a intercorrências normais quando se faz uma intervenção  em uma via comercial (sem grandes interdições), de grande movimento, como a Brilhante.

“É uma obra estrutural, que exigiu, em muitos trechos, não apenas aplicar  um novo  pavimento, mas também refazer a base, os chamados remendos profundos”, explica.

Outra dificuldade, que contribuiu para atrasar a obra, foi a falta de um cadastro atualizado sobre a rede  subterrânea de água e fibra ótica existente na região. “Muitas vezes a abertura de valetas para implantação da drenagem danificou adutoras, redes de fibra óticas, que não constavam no cadastro”, explica o secretário.  Cada ocorrência desta natureza exigiu a mobilização da concessionária para fazer os reparos e revisão do projeto.

No trajeto, além dos já mencionados 3,3 quilômetros de recapeamento, foram implantados 2 quilômetros de  drenagem.  Foi instalada uma rede de tubulação para ligação com a drenagem já  existente  na avenida Salgado Filho e em dois ramais da Vila Jacy, por onde a enxurrada escoará até o Rio Anhandui. A conexão foi feita por três ramais, um de 943 metros  pelas ruas Hermenegildo Pereira/José Paes de Farias; um segundo, de 275 metros, desceu a Gabriel Cubel e entrou 95 metros na Bandeirantes.

Licitação contratada

Na edição desta quarta-feira (12) do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), foi publicado o extrato do contrato firmada pela Prefeitura com a Sitran Engenharia e Sinalização, empresa vencedora da licitação  que vai executar a sinalização horizontal e vertical  da Guia Lopes e da Brilhante.  Serão investidos R$ 469.815,77 na Brilhante e R$ 107.139,37 na Guia Lopes.
 

 

pmcg - prestação de contas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Vídeo - Jogadora de vôlei passa mal e desmaia em entrevista ao vivo
Cidade
Exposição tem capoeira e cultura da inclusão
Geral
ONG fica sem atendimento nesta quarta depois de enchente
Geral
Governo federal sanciona projeto que facilita crédito às empresas
Geral
Dodge participa de posse do procurador-geral Paulo Passos no CNPG
Geral
Seleta receberá metade do salário de Reinaldo, em maio
Geral
Vídeo - “Coelhinho da Páscoa” separa briga e bate em agressor de mulher
Geral
Deputado quer proibir manifestações contra cristãos no estado
Geral
Capital terá mais uma roda-gigante com vista para pontos turísticos
Geral
"Embaixador da Carne" morre depois de complicações cardíacas

Mais Lidas

Polícia
Vídeo - Após ser traído, homem se joga em carro em chamas
Geral
Capital terá mais uma roda-gigante com vista para pontos turísticos
Internacional
Reação alérgica a pasta de dente, mata criança de 11 anos
Polícia
Crime de estupro, seguido de suicídio terá investigação concluída após laudo