Menu
Busca quarta, 22 de setembro de 2021
(67) 99647-9098
TJMS setembro21
Geral

Brilhante e Guia Lopes terão corredor de ônibus em 2019

Exército conclui recapeamento; corredor será exclusivo e serão implantadas estações de pré-embarque

12 dezembro 2018 - 14h50Da redação com assessoria

O recapeamento das ruas Guia Lopes e Brilhante foram concluídos pelo Exército em Campo Grande. São 3,3  quilômetros, entre a Avenida Afonso Pena e o terminal Bandeirantes, primeiro trecho do corredor sudoeste do transporte coletivo, que abrangerá ainda a avenidas Marechal Deodoro e Bandeirantes.

Na faixa à esquerda, que servirá de corredor de ônibus, foi aplicado um asfalto de maior resistência, polimerizado.  A partir de abril de 2019, será executado o piso rígido nos cinco locais onde serão implantadas estações de pré-embarque, rampas de acessibilidade no meio-fio das esquinas e algumas bocas de lobo.

Caberá a prefeitura instalar a infraestrutura (sinalização e as estações) para implantação do corredor exclusivo do transporte coletivo. Estão programadas estações nas esquinas com a rua Paissandu (na rua Guia Lopes); Círiaco Maymone;  Aduê Rezek e Manoel Cavalcanti Proença . Os projetos estão em processo de licitação.

O cronograma de execução da obra, segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, teve de ser prolongamento por uma série de fatores, desde problemas climáticos a intercorrências normais quando se faz uma intervenção  em uma via comercial (sem grandes interdições), de grande movimento, como a Brilhante.

“É uma obra estrutural, que exigiu, em muitos trechos, não apenas aplicar  um novo  pavimento, mas também refazer a base, os chamados remendos profundos”, explica.

Outra dificuldade, que contribuiu para atrasar a obra, foi a falta de um cadastro atualizado sobre a rede  subterrânea de água e fibra ótica existente na região. “Muitas vezes a abertura de valetas para implantação da drenagem danificou adutoras, redes de fibra óticas, que não constavam no cadastro”, explica o secretário.  Cada ocorrência desta natureza exigiu a mobilização da concessionária para fazer os reparos e revisão do projeto.

No trajeto, além dos já mencionados 3,3 quilômetros de recapeamento, foram implantados 2 quilômetros de  drenagem.  Foi instalada uma rede de tubulação para ligação com a drenagem já  existente  na avenida Salgado Filho e em dois ramais da Vila Jacy, por onde a enxurrada escoará até o Rio Anhandui. A conexão foi feita por três ramais, um de 943 metros  pelas ruas Hermenegildo Pereira/José Paes de Farias; um segundo, de 275 metros, desceu a Gabriel Cubel e entrou 95 metros na Bandeirantes.

Licitação contratada

Na edição desta quarta-feira (12) do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), foi publicado o extrato do contrato firmada pela Prefeitura com a Sitran Engenharia e Sinalização, empresa vencedora da licitação  que vai executar a sinalização horizontal e vertical  da Guia Lopes e da Brilhante.  Serão investidos R$ 469.815,77 na Brilhante e R$ 107.139,37 na Guia Lopes.
 

 

Unica - inverno

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Você viu o Noah? Família procura por gato desaparecido há 60 dias
Geral
Homem alega ter moto danificada por empresa de limpeza em Campo Grande
Geral
Seis meses depois da morte do filho, Armando Anache morre aos 91 anos
Geral
Prefeitura de Campo Grande inicia campanha para inibir a doação de esmolas
Geral
Vídeo: "Peixe de bosteiro", morador de rua engana população de Paranaíba
Geral
Limites mais restritivos para poluentes atmosféricos são fixados pela OMS
Geral
Adolescente de 14 anos morre afogado em lago
Geral
Ministro Marcelo Queiroga testa positivo para Covid
Geral
Adolescentes de MS estão desaparecidas no Paraguai
Geral
Cruzamento da rua 13 de Maio, será fechado por dois dias para obras de drenagem

Mais Lidas

Polícia
Delegada de polícia negra é impedida de entrar em loja da Zara
Polícia
Vizinhos sentem mau cheiro e encontram idoso morto dentro de casa
Geral
Ciclista é atropelada por caminhão e arrastada por cinco metros na Enersto Geisel
Entrevista
Ex-governador André Puccinelli fala ao JD1