Menu
Busca quarta, 06 de dezembro de 2023
(67) 99647-9098
Sesi ICMS Dez23
Geral

Entenda: Bruxas reais comemoram o Halloween e rituais do dia dos mortos

Abóboras, preto e laranja, praticante explica antigos costumes realizados neste período

29 outubro 2022 - 09h30Sarah Chaves

Conhecido por fantasias, doces e pegadinhas, o Halloween comemorado de forma mais afinca na Amarica do Norte, não é uma data qualquer, principalmente para as bruxas. A época é de extrema importância para os rituais de vida e morte.

No caso dos Estado Unidos, por seguir a Roda da Natureza, dia 31 de outubro no hemisfério norte é comemorado o Samhain, prática iniciada pelo povo Celta há cerca de 2.500 mil anos “Eles celebravam o fim do período de verão e se preparavam para o início do inverno’, explicou a Bruxa Ana Carolina Delphino.

A arquiteta já foi da vertente Wicca, uma religião pré-cristã, com práticas modernas das ancestrais pagãs vividas na Grã-Bretanha, mas por não se identificar com os dogmas acabou saindo para praticar a bruxaria natural e com cristais. Ela explicou o que acontece no Samhain quando o “véu está aberto do mundo dos mortos para o mundo dos vivos". “É um ano novo dentro da bruxaria e dentro das estações do ano, é o primeiro festival depois do equinócio de outono, para celebrarmos tudo que colhemos, é o momento em que a natureza vai se recolher”.

Porém, na roda da natureza que contempla oito festivais, no hemisfério sul, no Brasil a celebração do Samhain ocorre dia 30 de abril, e Ana explica o ritual praticado no dia. “No último ano, a gente fez um ritual de comeditação para olhar o passado e planejar o futuro e abençoar nossos avós”, ela explica que cada bruxa levou ao local uma imagem do ancestral e abençoou no outro mundo. “Foram cinco horas de ritual, cada hora uma atividade diferente é feita, sempre usando saia nas cores preta e laranja”.


Aliás, Ana também explicou o porquê as cores preta e laranja e até a abóbora são símbolos do Halloween. “preto é  cor dos mortos, da escuridão das sombras, do mundo dos mortos. e laranja traz a criação, criatividade, cor da abóbora da iluminação, para guiar os espíritos. Já a abóbora é o alimento principal usado pelos Celtas para espantar os maus espíritos, eles também decoravam as casas com esqueletos para honrar nossos ancestrais e faziam festivais para celebrar esse tema”.

No entanto, enquanto no Brasil o Samhain é em abril, em outubro, mês que se comemora a data dos mortos no hemisfério norte, aqui temos o Beltane, pois é nosso outono. “É o primeiro festival depois da primavera, celebra a energia masculina e feminina que está em equilíbrio, é um festival Celta que representa o momento em que os deuses estão fertilizando a natureza”.

Arquiteta e urbanista, Ana conta que começou a prática em 2007 e em 2014 revelou para os pais. “Eu fui crismada e ia estudar para ser ministra da eucaristia, eu era coroinha, não podia falar simplesmente pra minha mãe que eu tinha abandonado a igreja, eu fui falar depois da faculdade".Ela contou que montou o primeiro altar dentro do armário e em 2014 encontrou um grupos de bruxas druidas. “Hoje eu sou integracionista, respeito todas as religiões”.
 

Ana também usa dos conhecimentos praticados na bruxaria para aplicar no seu trabalho com Cristaloterapia, técnica com cristais que possuem propriedades terapêuticas, devolvem o equilíbrio físico e espiritual há milênios.

Todavia, mesmo que não realizem o fim do ciclo celebrado no Samhain de outubro como nos Estados Unidos, o Halloween é data comemorativa, e as bruxas fazem festa para celebrar, "pois quanto mais pessoas pensam na mesma energia, o resultado é maior ainda, a gente aqui do Brasil também pode celebrar", finalizou Ana Carolina Delphino.
 

Assembleia - Dez23 Square

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
PRF diz que carro de Zé Neto invadiu a pista contrária e causou acidente
Geral
Campo Grande está entre as nove capitais com cesta básica mais cara em novembro
Geral
TJMS é destaque no Prêmio CNJ de Qualidade com o selo prata
Geral
Mais de 2,5 milhões de mulheres não trabalharam para cuidar da família
Geral
Golden Night homenageia trabalho de Azambuja com prêmio que leva seu nome
Geral
CCJ do Senado aprova projeto que torna fraldário obrigatório em novos prédios
Geral
JD1TV AGORA: Obra da Suzano pega fogo em Ribas do Rio Pardo
Geral
De olho no Legislativo: TV Câmara passa a ter canal aberto
Geral
Menino de 10 anos morre após choque elétrico com pisca-pisca de Natal
Geral
JD1TV: Moradores reclamam de "rio" de lama no Nova Campo Grande

Mais Lidas

Justiça
É amanhã: mãe e padrasto de Sophia serão ouvidos em audiência
Polícia
Mulher morta a facadas estava em processo de separação na Moreninha
Comportamento
AGORA: Zé Neto sofre grave acidente após caminhonete capotar várias vezes
Polícia
Homem morre após cair de pontilhão e ser atropelado na Ernesto Geisel