Menu
Busca terça, 19 de janeiro de 2021
(67) 99647-9098
Governo Futebol
Geral

Contran revoga Resolução que interrompia prazos de serviços e divulga calendário para CNH

Os serviços devem voltar de forma gradativa, devido a pandemia de Covid-19

29 novembro 2020 - 16h47Matheus Rondon, com informações da assessoria

Os serviços como renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), transferência de veículos e envio de notificações de autuação passam a vigorar com novos prazos a partir de 1º de dezembro.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou proposta que revoga a Resolução nº 782, de 18 de junho de 2020, que referendava as Deliberações nº 185 e 186, publicadas em 20 e 26 de março de 2020, respectivamente, por conta da pandemia de Covid-19.

Para o diretor-presidente do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Rudel Trindade, a Resolução foi muito importante, levando em conta o momento pelo qual passamos desde o início do ano diante do quadro de emergência sanitária imposto pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Buscamos seguir todas as medidas de biossegurança orientadas pelas autoridades em saúde e percebo que a suspensão de alguns prazos foi fundamental para evitar aglomerações. Agora é hora de retomar as atividades, com muita cautela, pois sabemos que a pandemia ainda não chegou ao fim. Por isso os prazos serão retomados gradativamente”, comentou.

O presidente do Contran e diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico Carneiro, explica os motivos que levaram à publicação da decisão e sua atual revogação. “A Resolução nº 782, de 2020, trouxe medidas para mitigar os impactos decorrentes da pandemia do novo coronavírus. A publicação foi necessária, visto que os órgãos de trânsito estavam com suas atividades paralisadas e, portanto, inviabilizados de cumprir os prazos estabelecidos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Procuramos estabelecer regras que permitam a retomada dos serviços e prazos de modo a causar o menor transtorno ao cidadão, adequando à capacidade de atendimento por parte dos órgãos de trânsito”, esclarece.

A revogação restabelece a contagem dos prazos de maneira acessível, tendo em vista a normalização das atividades dos órgãos de trânsito e o retorno das atividades presenciais ao público e, portanto, o cumprimento dos prazos previstos na legislação. Os processos relacionados às infrações de trânsito, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o licenciamento de veículos, e nos processos envolvendo as Instituições Técnicas Licenciadas (ITL), terão diferentes maneiras de retomada, conforme a necessidade.

De acordo com a diretora de Habilitação do Detran-MS, Loretta Figueiredo, os condutores devem estar atentos aos prazos de validade da habilitação e não deixar tudo para última hora para evitar o corre-corre e o acúmulo de serviços nas agências. Ela ressalta ainda que os serviços referentes à CNH, seja para a emissão de segunda via, carteira definitiva ou renovação estão disponíveis no Portal de Serviços Meu Detran. O calendário também será divulgado mensalmente pelo Departamento.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Vídeo: "Maluco pelado" dança e faz gestos obscenos em cima de viatura da PM
Geral
Embriagado, motorista perde o controle do veículo, bate em árvore e vai preso
Geral
Atendimento para jovens que buscam primeiro emprego retorna na Subjuv
Geral
Agências do Detran emitem licença para Transporte Escolar a partir de hoje
Geral
Recorde: MS teve 18 mil óbitos em 2020, sendo 2.686 de Covid-19
Geral
MS recebe 23 viaturas da Polícia Federal
Geral
Criança de 6 anos morre em acidente após aquaplanagem na rodovia MS-178
Geral
Reconciliação ? Gusttavo Lima e Andressa Suita curtem iate juntos
Geral
MS recebe 158 mil doses da Coronavac nesta segunda
Geral
Ex-produtor do Beatles, morre aos 81 anos

Mais Lidas

Polícia
Jacaré é capturado dando 'rolê' em cidade de MS
Internacional
Estados Unidos inicia vacinação contra a Covid-19 em Nova York
Polícia
Morador de rua tenta matar desafeto a pauladas no interior do Estado
Polícia
Briga por capacete acaba em tentativa de homicídio