Menu
Busca sexta, 31 de março de 2023
(67) 99647-9098
TJMS - Mar23
Geral

Coreia do Norte ameaça EUA sobre inclusão na lista terrorista

05 março 2017 - 09h51Exame

A Coreia do Norte advertiu que os Estados Unidos “pagarão um alto preço” por voltarem a considerar a inclusão do regime de Kim Jong-un em sua lista de países que patrocinam o terrorismo.

“Os Estados Unidos se darão conta do alto preço que terão que pagar por suas acusações sem fundamento contra a Coreia do Norte”, expressou um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano em comunicado recolhido pela agência estatal “KCNA” na noite de sexta-feira.

O Departamento de Estado dos EUA estuda a possibilidade de incluir novamente Pyongyang na lista após Seul ter solicitado a medida por saber que Kim Jong-nam, irmão mais velho do líder norte-coreano, foi assassinado na Malásia com o agente químico VX, crime pelo qual o Sul acusa o Norte.

Pyongyang negou desde o princípio ter envolvimento, responsabilizou a Malásia pela morte de Kim Jong-nam e acusou Kuala Lumpur e EUA de terem confabulado com Seul para jogar a culpa no regime norte-coreano.

A Coreia do Norte disse se opor “a qualquer forma de terrorismo e qualquer apoio ao mesmo”, postura que diz ter “demonstrado consistentemente na prática”, segundo o texto.

O regime de Kim jong-un acusou Washington de querer incluí-lo na lista “apesar de não ter nada em comum com ela”, uma decisão que considera uma “expressão de repugnância” e “atitude hostil” por parte do governo americano.

“Não importa que os Estados Unidos volte a chamar a Coreia do Norte de ‘patrocinador do terrorismo’ em linha com seus padrões e interesses, este país nunca será um ‘patrocinador do terrorismo'”, insistiu o porta-voz no comunicado.

A Coreia do Norte foi incluída na lista após o atentado perpetrado em 1987 por dois agentes de Pyongyang que colocaram uma bomba em um avião comercial sul-coreano cuja explosão matou os 115 ocupantes.

Em 2008, o governo de George W. Bush retirou Pyongyang da lista graças aos progressos nas conversas de seis lados para tentar conseguir a desnuclearização do regime.

A Coreia do Sul pediu no final de fevereiro que os EUA voltassem a incluir o Norte na lista por causa do assassinato de Kim Jong-nam na Malásia, pelo qual responsabiliza o país vizinho.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
JD1TV: Acusados de matar jovem em lava-jato são condenados a 12 anos
Geral
Em reunião, Riedel reafirma compromisso com inclusão e segurança alimentar
Geral
Governo pretende reavaliar pisos para gastos com saúde e educação
Geral
Após 48 dias, Balneário Municipal de Bonito reabre para Semana Santa
Geral
Após 6 anos, envolvidos em morte de jovem em lava-jato são julgados na Capital
Geral
JD1 NO AR estreia hoje em Corumbá
Geral
Agems fecha convênio para manejo de resíduos sólidos em Novo Horizonte do Sul
Geral
Energisa investirá cerca de R$6 bilhões em melhorias para 2023
Geral
Portaria certifica sete novos pontos de descanso para transporte rodoviário
Geral
Prazo para pagar 3ª parcela do IPVA 2023 encerra amanhã

Mais Lidas

Polícia
Mesmo com medida protetiva, Cinthya foi assassinada a tiros na frente do filho
Brasil
Sertanejo Matheus, dupla com Zé Henrique, morre atropelado em SP
Brasil
Motorista morre dirigindo ônibus e estudante salva colegas ao estacionar veículo
Interior
Tragédia: Homem mata esposa a tiros e tira a própria vida na frente de criança em Rio Brilhante