O Instituto Butantan descobriu duas sublinhagens da variante Ômicron, do vírus da Covid-19, em exames que foram realizados entre os meses de outubro e novembro deste ano.
De acordo com o instituto, as linhagens são a XBB.1 e a CK.2.1.1 e o anúncio foi feito no final da tarde desta quinta-feira (17).
No entanto, as linhagens já haviam sido detectadas em pelo menos 35 países do mundo. As duas linhagens foram vistas em exames de pessoas em São Paulo e Ribeirão Preto.
O Butantan explicou que ainda é cedo para dizer se as novas variantes representam um perigo à população ou são mais resistentes às vacinas.
“Não há dados sobre casos graves ou escape imune [capacidade de escapar dos anticorpos criados pelas infecções anteriores] relatados. É provável que as mutações adicionais tenham acarretado alguma vantagem de transmissão e escape imune em relação a outras sublinhagens de Ômicron, mas isso necessita ser investigado”, explicou o especialista da Rede de Vigilância Genômica do Instituto Butantan, Alex Ranieri.
JD1 No Celular
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Reportar Erro