O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) e o deputado federal Waldemir Moka (PMDB/MS) viabilizaram junto ao Ministério da Agricultura R$ 15,1 milhões para a compra de motoniveladoras, conhecidas como "patrolas", que serão entregues a 36 prefeituras, para que elas façam a recuperação e a manutenção das estradas vicinais. Os recursos, que já estão empenhados, foram conseguidos através de emenda assinada pelos dois parlamentares e vão ser repassados à Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural-AGRAER, encarregada de adquirir os equipamentos e entregá-los aos municípios.
"Eu e o Moka trabalhamos durante meses para atingir esse objetivo. Conversamos com os prefeitos e lideranças do setor rural que nos apresentaram a demanda. Depois, fizemos gestões junto ao Ministério da Agricultura, que se sensibilizou com a situação, especialmente depois que mostramos os estragos causados pelas chuvas de verão nas estradas vicinais de várias regiões do Estado. Relacionamos todos os pedidos e redigimos uma emenda ao Orçamento da União deste ano, que já foi liberada. Agora, cabe à AGRAER fazer a licitação, adquirir as patrolas e repassá-las aos municípios", revelou o senador.
Delcídio explicou que as prefeituras têm muita dificuldade para adquirir uma motoniveladora.
"Uma máquina como essa custa muito caro, o que inviabiliza sua aquisição, especialmente para os municípios menores. Por isso, é fundamental a mobilização da bancada e o apoio do Governo Federal para a compra dos equipamentos, sem os quais a manutenção das estradas de acesso às áreas produtoras, inclusive os assentamentos, ficaria bastante comprometida", avalia o senador.
O prefeito de Amambai, Dirceu Lanzarini (PR), diz que a motoniveladora vai chegar em boa hora.
"Nós precisamos muito desse equipamento para cuidar não só das estradas vicinais, mas também das ruas não pavimentadas da área urbana. O Município é muito grande – 4,4 mil km 2 – e tem uma malha viária enorme. Na verdade, aqui em Amambai a patrola vai ser útil para tudo", afirma Lanzarini.
Já a prefeita de Itaquiraí, Sandra Cassone (PT), destaca o caráter social do investimento.
"Mais de 2/3 da população do nosso Município mora na zona rural. São aproximadamente três mil famílias vivendo em 12 assentamentos da reforma agrária, além de pequenos, médios e grandes produtores rurais em pelo menos 50 fazendas. São 1,2 mil km de estradas vicinais que precisam estar em bom estado de conservação para escoar a produção e permitir o deslocamento das pessoas até as escolas, postos de saúde e os serviços na Cidade. Portanto, a motoniveladora que vamos receber é de uma importância fundamental para todo o povo de Itaquiraí", assegura a prefeita.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em março

Sem usar máscara, Ratinho é vacinado contra a Covid-19

Familiares de Paulinho do Rádio, dizem que ele não morreu e aguardam exames

Ninguém acerta e Mega-Sena deve pagar R$ 33 milhões no próximo concurso

Jovem tenta ultrapassagem e morre ao bater moto em pneu de caminhão

Pandemia diminuiu dois anos na expectativa de vida do brasileiro; diz estudo

"Em busca da liberdade de culto", marcha da Família Cristã acontece neste domingo

Semana terá votação sobre auxílio a bares e debate sobre preços de remédios

Motociclista atingido por carro que 'roletou' tem suspeita de fratura nas pernas
