O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) e o deputado federal Waldemir Moka (PMDB/MS) viabilizaram junto ao Ministério da Agricultura R$ 15,1 milhões para a compra de motoniveladoras, conhecidas como "patrolas", que serão entregues a 36 prefeituras, para que elas façam a recuperação e a manutenção das estradas vicinais. Os recursos, que já estão empenhados, foram conseguidos através de emenda assinada pelos dois parlamentares e vão ser repassados à Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural-AGRAER, encarregada de adquirir os equipamentos e entregá-los aos municípios.
"Eu e o Moka trabalhamos durante meses para atingir esse objetivo. Conversamos com os prefeitos e lideranças do setor rural que nos apresentaram a demanda. Depois, fizemos gestões junto ao Ministério da Agricultura, que se sensibilizou com a situação, especialmente depois que mostramos os estragos causados pelas chuvas de verão nas estradas vicinais de várias regiões do Estado. Relacionamos todos os pedidos e redigimos uma emenda ao Orçamento da União deste ano, que já foi liberada. Agora, cabe à AGRAER fazer a licitação, adquirir as patrolas e repassá-las aos municípios", revelou o senador.
Delcídio explicou que as prefeituras têm muita dificuldade para adquirir uma motoniveladora.
"Uma máquina como essa custa muito caro, o que inviabiliza sua aquisição, especialmente para os municípios menores. Por isso, é fundamental a mobilização da bancada e o apoio do Governo Federal para a compra dos equipamentos, sem os quais a manutenção das estradas de acesso às áreas produtoras, inclusive os assentamentos, ficaria bastante comprometida", avalia o senador.
O prefeito de Amambai, Dirceu Lanzarini (PR), diz que a motoniveladora vai chegar em boa hora.
"Nós precisamos muito desse equipamento para cuidar não só das estradas vicinais, mas também das ruas não pavimentadas da área urbana. O Município é muito grande – 4,4 mil km 2 – e tem uma malha viária enorme. Na verdade, aqui em Amambai a patrola vai ser útil para tudo", afirma Lanzarini.
Já a prefeita de Itaquiraí, Sandra Cassone (PT), destaca o caráter social do investimento.
"Mais de 2/3 da população do nosso Município mora na zona rural. São aproximadamente três mil famílias vivendo em 12 assentamentos da reforma agrária, além de pequenos, médios e grandes produtores rurais em pelo menos 50 fazendas. São 1,2 mil km de estradas vicinais que precisam estar em bom estado de conservação para escoar a produção e permitir o deslocamento das pessoas até as escolas, postos de saúde e os serviços na Cidade. Portanto, a motoniveladora que vamos receber é de uma importância fundamental para todo o povo de Itaquiraí", assegura a prefeita.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 100 milhões nesta quinta-feira

Golpista que prometia 'atalho' para casas da Emha é pego por vítimas em mercado da Capital

Por maioria na Assembleia, Sérgio de Paula é indicado ao TCE-MS

Junior Mochi analisa que palanque independente de Simone cria impasse político

Justiça manda demitir policial que contrabandeava celulares em MS

Acusado de tentar matar agiota após cobrança em Campo Grande vai encarar júri popular

Justiça de MS encerra 300 processos durante a Semana da Conciliação

Homem que estuprava as enteadas é condenado a 74 anos de prisão em Bandeirantes

Barracos de sem-terra às margens da MS-141 motivam investigação do Ministério Público







