Menu
Busca terça, 04 de agosto de 2020
(67) 99647-9098
Geral

“Desafio é permanente”, diz Riedel sobre decisões na pandemia

Prosseguir define parâmetros para decisões nos municípios de MS

11 julho 2020 - 10h30Da redação

O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, não considera um mérito o fato de Mato Grosso do Sul ter o melhor índice no combate a pandemia do novo coronavírus no Brasil, mas o fato de o Estado “seguir tentado fazer o dever de casa, de certa forma consola”.

Apesar de Mato Grosso do Sul ainda apresentar os menores índices de óbitos e casos confirmados em todo o país, observa-se uma curva ascendente de crescimento do COVID-19 em todo o estado. Equilibrar as decisões relacionadas à manutenção das atividades econômicas com as medidas preventivas de propagação do contágio, é o grande desafio, aponta o secretário, que anunciou no início do mês, o Programa Prosseguir, com parâmetros objetivos para apoiar prefeitos e empresários na tomada de decisões.

“O atual momento é delicado. O sentimento é que o desafio é permanente, não queremos ver a continuidade deste crescimento da pandemia”, reforça Riedel destacando que desde janeiro o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde, tem estruturado sua rede de saúde com a ampliação de leitos e testagem, além da distribuição de EPI’s, entre outros.

Riedel explica a motivação e a dinâmica adotada para a iniciativa: “Esse plano gera uma métrica e resulta na objetividade das ações durante a pandemia, unindo saúde e economia. Então quando a gente olha os parâmetros da saúde, que são essenciais para se fazer frente em relação ao contágio do vírus, podemos classificar o município como determinado grau de risco, considerando número de leitos, equipamentos, medicamentos e nível de testagem”.

Com esses indicadores é possível considerar o risco, das atividades econômicas do município, classificadas em baixo, médio, alto, proporcionando assim recomendações aos gestores. “Toda quarta-feira teremos a reunião de um grupo que trabalha com essas análises. Este comitê liberará as recomendações a cada um dos municípios. A decisão de adotá-las é da gestão municipal e vamos acompanhar isso de perto”, destacou o Secretário.

Em outras palavras, a classificação funciona como um semáforo de cinco cores: verde, amarelo, laranja, vermelho e preto. “Essa é uma faixa extrema de risco e nessa escala do baixo ao alto risco”. A metodologia do PROSSEGUIR utiliza os elementos de monitoramento indicados pela Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) e, por consequência, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), reforçando a prioridade do governo em adotar parâmetros científicos.

População protegida e economia em recuperação

O Secretário de governo salienta que o PROSSEGUIR tem como finalidade que as ações e eventuais restrições sejam efetivamente implantadas: “Sempre pensando na proteção do cidadão e na capacidade do nosso sistema de saúde, que é o que nos preocupa de uma maneira geral”.

A preocupação de Riedel, além da saúde, está também no impacto econômico que afeta toda a população: “Ao mesmo tempo que lidamos com toda esta situação de saúde pública, temos a dimensão de que a pandemia é muito mais ampla. Ela é socioeconômica. Temos a visão específica dos pacientes, das famílias e dos milhares de diagnosticados. Mas também temos de pensar nos 100 mil empregos que estão deixando de existir, no pai e na mãe que estão fechando o botequinho e no pequeno estabelecimento comercial. Nestas horas muitos perguntam: uma coisa se opõe à outra? A resposta é não, trata-se de uma crise só”, enfatizou.

Em conclusão, o Secretário reforça o papel dos gestores do Estado e dos municípios: “O poder público tem de encontrar as medidas adequadas e justas, ou mais justas possíveis, e não deixar que as pressões de interesses específicos interferirem nisso, porque elas existem. Em situações como esta, cada um olha um pedaço da história, e a gente tem que olhar o livro inteiro”, ponderou.

 

 

 

 

 

 

Vacinne

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Motorista morre em acidente após bater em carreta na BR-463
Geral
Governo pode estender auxílio emergencial até o fim de 2020
Geral
Para 'acabar com o coronavírius' dono incendeia supermercado
Geral
Acidente na BR-060 deixa três crianças em estado grave
Geral
Prudente, Reinaldo “elogia” lockdown, mas respeita municípios
Geral
Sexy Hot anuncia filmes adaptados a pessoas com deficiência
Geral
Vídeo: palco de tentativas de suicídio, viaduto da Afonso Pena ganha bilhetes de “vida”
Geral
Thiago Bueno foi encontrado e está bem, confirma esposa
Geral
Três jovens mortos em acidente na BR-277 seguiam para grupo de oração
Dois deles eram casados e tinham deixado a filha deles, uma bebê, na casa da avó materna
Geral
URGENTE - Jovem faz vídeo de despedida e ameaça suicídio

Mais Lidas

Justiça
Para não "estimular" mais crimes, Justiça mantém condenação por furto de bicicleta
Polícia
Vítima da depressão, homem usa cinto para se enforcar no Taquarussu
Geral
Motorista morre em acidente após bater em carreta na BR-463
Polícia
Vídeo: Policial invade casa e agride mulheres com cassetete