Menu
Busca segunda, 20 de março de 2023
(67) 99647-9098
TJMS - Mar23
Geral

Projeto reúne 1,2 mil profissionais de Dourados, Douradina e Rio Brilhante

O coordenador regional de Educação de Dourados, Nei Elias Coinethe, abriu o evento falando sobre a Teia da Educação

09 maio 2017 - 17h36Da redação com assessoria

O encontro “Teia da Educação – Educar pela Pesquisa” reuniu nesta terça-feira (9.5) 1.200 professores e coordenadores pedagógicos das escolas estaduais de Dourados, Douradina e Rio Brilhante, no Espaço Esperança – IPI de Dourados. Realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SED), o evento propõe a aproximação e apropriação da prática pedagógica com foco na Escola da Autoria, no protagonismo juvenil e na educação por meio da pesquisa, visando à formação do estudante como autor de seu próprio conhecimento.

O coordenador regional de Educação de Dourados, Nei Elias Coinethe de Oliveira abriu o evento falando sobre os três anos da Teia da Educação. “Este ano, a professora Cecilia [secretária de Estado de Educação] vem para os municípios, visitando as Regionais, para trazer um pouco mais de informações e sugestões para que nosso trabalho esteja cada vez mais capacitado e mais fortalecido no fazer pedagógico, nos mostrando com muita clareza que a SED está para aqueles que estão à frente no trabalho com nossos estudantes”, afirmou.

“Estamos dedicando esta terceira edição da Teia da Educação aos nossos professores e coordenadores porque estamos querendo mexer um pouquinho com o jeito de se trabalhar com nossos adolescentes para que eles não reprovem e não se evadam da escola”, destacou a secretária Maria Cecilia Amendola da Motta, que nesta edição da Teia apresentou os avanços conquistados pela educação de Mato Grosso do Sul nos últimos dois anos. “Nossa missão é garantir que o estudante aprenda com qualidade”, completou.

Esta edição da Teia conta ainda com a palestra do consultor da SED, Pedro Demo, professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), que aborda as propostas e as possibilidades de trabalho no educar pela pesquisa; e com o depoimento do professor José Gomes Pereira que relata sua experiência com essa metodologia na Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, de Campo Grande, uma das primeiras a implementar a proposta de educar pela pesquisa no Estado. “Foi um evento muito importante para os professores, porque oportunizou a reflexão sobre o próprio fazer pedagógico, na busca da melhoria da qualidade da aprendizagem dos estudantes”, explicou o professor Antonio Marcos Lescano de Oliveira, participante.

Em 2017, a Teia da Educação está sendo realizada nas cidades-sede das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e já passou por Dourados, Campo Grande, Aquidauana, Jardim, Ponta Porã e Naviraí. Nesta quarta-feira, Nova Andradina sediará o evento. Novos encontros estão previstos para Coxim, Corumbá, Três Lagoas e Paranaíba.

Teia da Educação

A formação da “teia da educação” começou em 2015, quando a Secretaria de Estado de Educação viajou pelo Estado com o SED vai às Escolas, que em 21 encontros reuniu mais de 20 mil profissionais da educação entre diretores, coordenadores, supervisores, secretários, professores, merendeiras e demais servidores da Rede Estadual de Ensino.

Na programação, a palestra “Teia da Educação: tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul”, ministrada pela secretária de Estado de Educação, a fim de unir esforços na aprendizagem dos estudantes e alinhar as ações da SED em consonância aos anseios da comunidade escolar.

Em 2016, na Teia da Educação – Fortalecendo a Rede de Aprendizagem em Mato Grosso do Sul, as escolas apresentaram para a equipe da SED, composta pela secretária Maria Cecilia Amendola da Motta, superintendentes, coordenadores e técnicos de diferentes áreas, os Planos de Trabalho elaborados para a melhoria da aprendizagem dos estudantes, com base na Avaliação Institucional Externa, o Projeto Político Pedagógico e o Projeto de Gestão Escolar apresentado à comunidade no período da campanha eleitoral da direção escola.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Mais de 148 mil armas ainda não foram recadastradas
Geral
Pesquisa mostra que o Brasil é o pais mais feliz da América Latina
Geral
Defesa de Bolsonaro já está em Brasília com as joias
Geral
Curso gratuito de educação financeira está com inscrições abertas na Capital
Geral
Lotofácil: Aposta de Ponta Porã acerta os 15 números e leva R$ 286 mil
Geral
Janeiro foi o melhor mês em contratações para a indústria desde 2013 em MS
Geral
Servidores reclamam de marmitas com inseto e "azedas" no Hospital Regional
Geral
JD1TV: Elevador com 11 pessoas despenca 1 andar e três ficam feridos
Geral
Novo defensor-geral, Pedro Paulo aponta atendimento "ainda mais efetivo"
Geral
Droga 50 vezes mais viciante que a heroína é apreendida pela 1ª vez no Brasil

Mais Lidas

Interior
Com pelo menos seis golpes de faca, homem mata esposa e foge levando a filha
Polícia
Mulher fica em estado grave após ser esfaqueada pelo namorado
Polícia
Jovem é baleado por dupla em carro no Nhanha
Cidade
Capital tem quatro trechos interditados neste domingo