Menu
Busca domingo, 19 de setembro de 2021
(67) 99647-9098
TJMS setembro21
Geral

Em Campo Grande, pré-campanha da vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira

22 abril 2014 - 12h08Via CG Notícias
A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) dá início nesta terça-feira (22), à pré-campanha de vacinação contra a gripe sazonal H1N1. No Dia D da vacinação, sábado (26), a abertura oficial da campanha será realizada na ESF Drª. Sonia Lydia Souza Wolf, localizada na Av. dos Cafezais S/N – Jd. Macaúbas. O evento tem início às 8h, com apresentação de atividades culturais locais abertas ao público.

As vacinas fornecidas pela Secretaria de Estado de Saúde começam a chegar esta semana para abastecer as unidades. As equipes de enfermeiros das unidades de saúde já receberam capacitação para aplicar a vacina.

A gerente técnica do Serviço de Imunização da Sesau, Cássia Tiemi Kanaoka, explica que a meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% das 184 mil pessoas previstas para a campanha em Campo Grande. “Neste ano, a faixa etária das crianças que podem tomar a vacina foi ampliada para entre seis meses e quatro anos. No ano passado, o limite de idade era de dois anos”, explica Cássia.

Também devem tomar a vacina nas unidades de saúde pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz (até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.

No caso dos acamados, Cássia explica que equipes estarão mobilizadas para fazer a imunização de pacientes em visitas domiciliares. O agendamento para esse atendimento deve ser solicitado pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica: 3314-3062.

A vacinação nas unidades de saúde acontece das 7h às 11h e das 13h às 17h. No Dia D, as ações serão intensificadas com o objetivo de alertar a população contra o vírus e garantir que grande parte da meta seja atingida.

Imunização
A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Em todo o país, serão 65 mil postos de vacinação, além de veículos terrestres, marítimos e fluviais que ajudarão a levar a vacina em locais onde não há posto de saúde.

A criação de anticorpos contra a doença ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose e por isso a campanha de vacinação é marcada para antes do inverno, quando acontece a maior circulação da gripe.

Segundo o Ministério da Saúde a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Unica - inverno

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Neto de Luciano do Valle morre após ser baleado em assalto
Geral
Prefeitura lança 1º campeonato público de Free fire e Clash royale em Campo Grande
Vídeos
'Cai devagarinho até embaixo': Funkeira leva tombo ao dançar em cima de carro
Geral
Corre que ainda da tempo! Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 23,5 milhões hoje
Oportunidade
'Domingo em família' terá 2.128 oportunidades de emprego na Afonso Pena
Geral
Criança tem cabelo cortado em escola e pai entra com processo por discriminação
Geral
Após notícia que Pelé voltou à UTI, filha do craque nega e tranquiliza ‘se recuperando bem’
Entrevista
Agora: Valério Azambuja fala sobre concurso da GCM
Geral
Abandonada por amigos em deserto, brasileira morre de fome e sede
Geral
“Meu filho me sustentava, agora o Thales faz tudo por mim”, diz mãe de Paulo Gustavo

Mais Lidas

Polícia
Homem encontra pênis decepado dentro de pote no jardim da casa da mãe
Saúde
Com 8 meses de vacinação, MS é o 1º Estado a atingir imunidade coletiva
Polícia
Homem encontra o pai morto em avançado estado de decomposição na Vila Carvalho
Brasil
Homem coloca fogo em casa com ex-mulher e filhos dentro