Menu
Menu
Busca domingo, 07 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Geral

Enem: provas ocorrem no fim de semana

21 outubro 2011 - 13h34Arquivo

Ao contrário do que o primeiro pensamento sobre o exame mais concorrido do país remete, os candidatos ao Enem 2011 garantem: a prova não é difícil, o mais importante é a interpretação, aliada a tranqüilidade, e uma boa redação.

"Não é uma prova tão difícil, é mais cansativa. São 90 questões em cada dia e mais a redação", justifica a estudante Rafaela Caderan, de 17 anos, que vai disputar uma vaga no curso de engenharia ambiental na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

O Enem é realizado neste sábado (22) e domingo (23) em todo o país, e tem início às 12h – horário de Mato Grosso do Sul. No primeiro dia, são 90 questões sobre Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com duração de 4h30.

No domingo, as 90 questões são sobre linguagens e matemática, além da redação, com duração total de 5h30.

Para a estudante Camila Chaves, de 17 anos, que já foi treineira no ano passado, a maioria das questões não exigem muitas fórmulas ou regras, mas sim, raciocínio.

"Cai muita regra de 3, por exemplo. É coisa simples, mas são muitas questões no mesmo estilo e aí exige atenção e raciocínio", explica.

Ela vai concorrer a uma vaga de medicina na UFMS e diz que na última semana de estudos revisou todo o conteúdo do ano passado, além de atualidades.

A estudante Rafaela ainda diz que é importante estar de olho no que acontece no país, pois o Enem traz muitas questões sobre atualidades, situações do dia a dia.

"Você tem que estar por dentro dos assuntos da atualidade, são questões que exigem conhecimento geral", dá a dica.

O candidato a uma vaga de engenharia civil na UFMS, Kevin Kanashiro, de 17 anos, completa a dica para um bom Enem dizendo que é fundamental ler com cuidados todas as questões. "Vale muito a interpretação das questões, ler com calma cada uma", diz.

E na hora do estudo, ele confirma a opinião de que a prova não é difícil, mas exige conhecimento sobre os temas abordados.

Mas entre todas as dicas, os estudantes são unânimes em afirmar que uma boa redação é fundamental para ter sucesso no Enem. Para isso, é necessário praticar a escrita e conhecer os temas da atualidade.

Professor ensina, objetividade e leitura dinâmica são segredo para o Enem. Dica do professor - Na manhã desta sexta-feira (21) o professor Mario Celso Paniago deu a última aula de física e dicas para os alunos do terceiro ano do Colégio Nova Escola alcançarem bons resultados no Enem.

Em coro com os alunos da turma, ele ensina a frase que é tida como segredo para driblar as 180 questões do exame: "É melhor errar rápido, do que acertar demorando".

Para conseguir responder todas as questões, o tempo médio dedicado para questão deve ser de 3 minutos e meio, diz o professor.

Uma boa dica para não perder tempo nos textos longos das alternativas é saber filtrar as informações, com leitura dinâmica e objetividade.

"As questões do Enem trazem muitos dados, então, o aluno tem que ler e tirar dali o que realmente importa para a questão e não perder tempo com o monte de informação", diz.

O professor também avisa que o aluno precisa saber fazer uma avaliação da questão, indicando se o nível dela é difícil ou não, para não perder tempo com alternativas simples e depois correr com as mais complexas.

Ele ensina que na área de exatas o que mais vale na hora de responder as questões não são fórmulas ou regras, mas o raciocínio lógico.

"A maioria das questões não exige contas, fórmulas, basta o raciocínio lógico. Às vezes por exclusão das opções de resposta você já mata a questão", frisa.

O candidato também precisa se organizar durante os dois de dia de prova. A dica é começar sempre pelas questões que ele tem facilidade e deixar as mais difíceis para o final. Já no domingo, o estudante deve escrever primeiro a redação e depois partir para as questões.

Hora de descanso ou pelo menos tentar - Por último, a dica agora é relaxar. Nada de estudo ou cabeça pilhada com a prova. O melhor é tentar manter a calma e poupar o esforço físico e mental para os dois dias de prova.

A aula nas escolas preparatórias para o Enem de Campo Grande terminaram na manhã desta sexta-feira.

Mas como manter a calma às vésperas do exame é tarefa difícil, dentre uma sala de aula do terceiro ano a metade afirma que ainda vale estudar. "De última hora dá tempo de aprender mais alguma coisa", afirma.

O estudante Luiz Alberto Luft, 16 anos, diz que ainda vai estudar, pelo menos um pouco, até amanhã. "Vou estudar ainda, mas também descansar", diz.

Reportar Erro
UNIMED São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

Outra novidade é que as famílias poderão acumular o Cuidar de Quem Cuida  com outros beneficios
Geral
Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS
O anúncio foi feito durante reunião na sede do Google, em São Paulo
Geral
MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio
Bilhetes da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado
Letícia foi atingida pelo ônibus a caminho da universidade
Justiça
TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Justiça
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Adriane Lopes -
Saúde
Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega
Filho e pai -
Justiça
Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado
MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos
Geral
MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos
A prisão foi efetuada pela Força Tática da 11ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar)
Polícia
Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte
Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"
Geral
Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"

Mais Lidas

Dupla foi presa em flagrante pelo homicídio
Polícia
Mulher foi assassinada na BR-262 pela prima após descobrir drogas em guarda-roupa
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Mária de Fátima, morta pela prima e jogada na BR-262, em Campo Grande
Polícia
Morta pela prima, mulher se refugiava na Capital após fugir de violência doméstica em MG