No fim de abril e durante o mês de maio, o Mato Grosso do Sul teve um frio mais intenso do que o previsto para esta época do ano. O clima chegou a provocar geadas em algumas áreas no sul do estado. Com mais chuva que o normal, causada por influência do fim El Niño, o estado não sofrerá mais influência do fenômeno durante o inverno, segundo o parâmetro de pesquisas do Instituto Climatempo. O "normal" é esperado, com dias ensolarados e secos e com um nível de umidade do ar entre 20% e 30%.
O enfraquecimento do fenômeno El Niño, caracterizado pelo aquecimento acima do normal das águas da porção central-leste do oceano Pacífico Equatorial explica em parte a reviravolta da temperatura em maio no centro-sul do Brasil. A mudança na temperatura da água do oceano Atlântico Sul na costa da Região Sudeste também tem muita importância.
Agora, entraremos no inverno sem a influência do fenômeno. "A tendência é que tenhamos em média temperaturas dentro da normalidade", disse o meteorologista Alexandre Nascimento, em entrevista ao portal de notícias Terra.
A normalidade nós já voltaremos a sentir. Hoje, às 18h34 em Campo Grande acontece oficialmente o solstício de inverno e o que se espera é uma média de temperatura que gira em volta dos 20, 21º graus durante toda a semana. A média da previsão de temperatura máxima para esta semana é 29º em Campo Grande, enquanto a mínima é 15º. Do dia 27 em diante, entretanto, a expectativa é que a temperatura caia mais. O inverno vai ser diferente, então, devido principalmente ao fenômeno El Ninõ, do inverno do ano passado, de 2015, que quase não foi sentido - durante o mês de julho inteiro, a média do Estado girou em torno dos 20º graus.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Brasileiros estão entre os que mais receberam vistos norte-americanos

JD1TV: Corda de bungee jump arrebenta durante salto de 30 metros de altura

JD1TV: Homem que estuprou mulher enquanto ela dormia é amarrado em poste

Padre se engana e batiza bebê com ácido em vez de água-benta

Projeto de Amarildo Cruz poderá ampliar proteção ao Pantanal

Dr. Justiniano Vavas é o convidado do Saúde e Bem-Estar desta quinta-feira

Campanha 'Aquece MS' terá ponto de arrecadação no 1ºBatalhão da PM

Procuradoria Geral empossa cinco novos membros na Capital

Já apostou? Mega-Sena sorteia R$ 54 milhões nesta quarta-feira
