Nesse processo, as tão temidas disciplinas de exatas não podem ficar de fora, pelo contrário, são necessárias para uma boa formação e devem ser bem aprendidas. "As pessoas que querem ser bem-sucedidas, que querem ser líderes, têm que ficar com um pé nas exatas e um pé nas humanidades, têm que ter uma visão balanceada. Não podem estar em uma sociedade high-tech [de alta tecnologia], cercadas de seres humanos com necessidades complexas sem ter conhecimento de ambas".
Flowers lecionou engenharia mecânica no MIT e foi o responsável pela popularização das competições de robótica no instituto, ainda na década de 1970. É dele o conceito de gracious professionalism - competição amigável - que, em palavras simples, é uma forma de trabalho que encoraja a qualidade e enfatiza o valor da equipe. A conduta foi a que guiou o Festival Internacional de Robótica First Lego League (FFL), que ocorreu simultaneamente à Olimpíada do Conhecimento, na capital mineira.
Quando fala em mudança, o professor não se refere tanto aos conteúdos que são ensinados, mas à forma como são ensinados. "Treinar e educar são coisas diferentes. Eu acredito que eles se sobrepõem, mas que são diferentes. Aprender cálculo é treino. Aprender a pensar usando cálculo é educação. Aprender uma língua é treino. Aprender a comunicar requer educação". Com um smartphone na mão, ele comenta: "Essa revolução surgiu em um tempo extremamente curto. É incrível o tanto que mudou nos últimos dez anos. E isso vai demandar mudanças na forma como a educação é feita". Para ele, a educação deve estimular a criatividade, o senso de comunidade e abrir portas para o conhecimento.
"Cálculo é considerado uma disciplina complicada, mas não é. As pessoas pensam nela como algo que não podem fazer. Muitas coisas nessa vida são acessíveis, mas ensinamos de maneira errada", diz. "Alguém precisa abrir a porta e uma vez que as portas estejam abertas, as crianças despontam".
Flowers participou da FFL, que terminou ontem (04). Da primeira visita ao Brasil, ele levará uma camiseta cheia de assinaturas e recados dos estudantes e das pessoas que conheceu. Um hábito que desenvolveu ao longo da carreira para fugir das malas cheias de presentes dos competidores.
A FFL integrou a programação da Olimpíada do Conhecimento, a maior de educação profissional das Américas, realizada de dois em dois anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O evento está na oitava edição e ocorre em Belo Horizonte até amanhã (06). Participam mais de 700 jovens.Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Geral
Apareceu! Secretária de Fazenda é flagrada em corrida de Bonito durante atestado médico

Justiça
Dia da Justiça: TJMS reafirma compromisso com serviços judiciários modernos e acessíveis

Geral
Athayde Nery assume cargo na Casa Civil

Justiça
Quebra de sigilo médico é reconhecida e acusada de aborto escapa de júri popular em MS

Justiça
STJ absolve condenado e expõe falha da Polícia em reconhecimento em MS

Justiça
Policial penal de MS preso por ligação com o PCC diz que é pastor e quer liberdade

Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 8/12/2025

Geral
Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

Geral
MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Geral

(Arte: reprodução) 



