Cerca de 100 indígenas se reuniram hoje (21) para realizar dois protestos, um na cidade de Caarapó e outro na BR 163, em Campo Grande, contra uma manobra dos deputados federais Zeca do PT e Vander Loubet para nomear Lindomar Ferreira como coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (Dsei/MS).
O bloqueio na BR 163 contou com cerca de 60 pessoas e começou às 5h da manhã. A rodovia foi liberada completamente por volta das 11h. Já na cidade de Caarapó, 40 indígenas participaram da mobilização.
Os indígenas alegam que os deputados petistas articularam a nomeação de Lindomar Ferreira para o cargo sem consultar as lideranças indígenas e que, sob sua coordenação, a saúde das aldeias se precarizou e mortalidade infantil chegou a dobrar. Os manifestantes cobram a volta do enfermeiro kadiwéu Hilário da Silva, que foi exonerado do cargo, para a unidade. A troca foi oficializada no dia 6 de abril e já motivou até uma ocupação por parte dos indígenas no prédio do Dsei/MS naquele mês.
Em depoimento à CPI do CIMI, que investiga a participação do órgão missionário em ocupações indígenas, o ex-coordenador Hilário da Silva falou sobre o caso. “O deputado Zeca disse inclusive que era uma honra me tirar de lá, mas não entendo por que. Nós ficamos entre os três melhores Dseis do País. Se era um troféu pra ele, conseguiu fazer”, declarou.
Indígenas bloquearam rodovia na manhã de hoje
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mais de 148 mil armas ainda não foram recadastradas

Pesquisa mostra que o Brasil é o pais mais feliz da América Latina

Defesa de Bolsonaro já está em Brasília com as joias

Curso gratuito de educação financeira está com inscrições abertas na Capital

Lotofácil: Aposta de Ponta Porã acerta os 15 números e leva R$ 286 mil

Janeiro foi o melhor mês em contratações para a indústria desde 2013 em MS

Servidores reclamam de marmitas com inseto e "azedas" no Hospital Regional

JD1TV: Elevador com 11 pessoas despenca 1 andar e três ficam feridos

Novo defensor-geral, Pedro Paulo aponta atendimento "ainda mais efetivo"
