O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA), completará no próximo dia 18 de novembro, 109 anos. Foi criado pelo Decreto 7.672 do presidente Nilo Peçanha, em 18 de novembro de 1909, com o nome de Diretoria de Meteorologia e Astronomia, órgão do Observatório Nacional, vinculado ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio.
Ao longo de sua trajetória, o instituto passou por diferentes denominações antes de tornar-se Instituto Nacional de Meteorologia (Lei 8.490, de 19 de novembro de 1992), quando passou a ser vinculado diretamente ao Mapa.
O Instituto é responsável por monitorar e gerar informações meteorológicas para a sociedade , por elaborar e divulgar a previsão do tempo no país, executar estudos e levantamentos climatológicas aplicados ao setor agrícola, acompanhar a evolução dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña, coordenar, elaborar e executar programas e projetos de pesquisas agrometeorológicas e coordenar e operar as redes de observações meteorológicas e de transmissão de dados.
A cerimônia comemorativa dos 109 anos do instituto ocorrerá no dia 14 de novembro, às 10h, no Auditório Adalberto Serra, Campus do Inmet, Eixo Monumental Via S1, Sudoeste, Brasília-DF.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte


Ao longo de sua trajetória, o instituto passou por diferentes denominações antes de tornar-se Instituto Nacional de Meteorologia (Reprodução/Internet)



