Menu
Menu
Busca quinta, 12 de fevereiro de 2026
Águas Guariroba - Fev26
Geral

Justiça autoriza a invasão domiciliar para resgate de animais sob maus tratos, explica advogado

16 novembro 2016 - 16h09F. P. com Assessoria

Com o fim do ano a programação para as férias começam, mas os donos de animais domésticos devem ficar atentos com seus companheiros. Abandono e maus tratos são crimes previstos em lei e se houver flagrante sua casa pode ser invadida, é o que alerta o advogado civil Leonardo Teles Gasparotto. 

 “Todas as vezes que um animal estiver sendo espancado ou mesmo maltratado de outra maneira, acorrentado e/ou sem comida e/ou sem água, sob o frio ou o calor intenso, sendo envenenado ou na iminência de o ser, por exemplo, dentro de um imóvel privado é constitucional e é também legal qualquer pessoa invadir o recinto e salvá-lo, independentemente de autorização judicial ou do respectivo proprietário”, afirma categoricamente o advogado em artigo para o portal jurídico JusBrasil. 

De acordo com o advogado, o parágrafo XI, do artigo 5º da Constituição Brasileira, além dos artigos 150, 301 e 303 do Código de Processo Penal (CPP), prevêem que em caso de flagrante delito decorrente de prática de crime (e maus tratos a animais é um crime previsto no artigo 32 da Lei 9605/1998, que trata de crimes ambientais) a casa do dono pode ser, sim, ser invadida a qualquer hora do dia ou da noite para libertação do animal em aflição.

Segundo Gasparotto, o Supremo Tribunal Federal (STF) entende até que “a polícia pode invadir local sem mandado judicial a qualquer hora do dia ou da noite para coletar provas, desde que haja flagrante delito no local” e “estejam presentes razões plausíveis para a tomada dessa medida, devendo ser justificada posteriormente em processo próprio”, afirma.

O advogado ainda explica que a pessoa que invadiu a residência para socorrer um animal não poderá sofrer qualquer retaliação policial ou judicial. A pessoa “agiu em nome da lei para proteger uma vida em perigo de morte”. 

Mas, para resguardar a segurança jurídica de quem executar o resgate uma orientação é filmar todo o processo de invasão, registrando com máximo de detalhes e explicando de que modo há crime de mau-trato no estabelecimento em questão.

Gasparotto, alerta que a pessoa exija que seja imediatamente lavrado um boletim de ocorrência policial, “objetivando responsabilizar civil, penal e administrativamente o agente causador do crime contra o bicho acudido”, conclui.

 

Reportar Erro
UNIMED

Deixe seu Comentário

Leia Também

Clínica de reabilitação - Foto: Ilustrativa / Mariana Popczyk / Min. Cidadania
Justiça
Promotoria acompanha internações involuntárias e notifica clínica em Fátima do Sul
Centro de Especialidades Médicas (CEM) - Foto: Pedro H / Google
Saúde
Falhas estruturais no CEM expõem pacientes a riscos e viram alvo do Ministério Público
Câmara Municipal - Foto: Google Maps
Interior
Câmara está 'tranquila' sobre vereador investigado por violência doméstica em Glória de Dourados
Central de Atendimento ao Cidadão - Foto PMCG
Cidade
Prefeitura está proibida de cobrar IPTU acima da inflação para qualquer tipo de imóvel
Por assassinato a facadas, homem pega 8 anos de prisão em Campo Grande
Justiça
Por assassinato a facadas, homem pega 8 anos de prisão em Campo Grande
VÍDEO: Empresária grava marido com vestido e loja do Noroeste vira assunto na internet
Geral
VÍDEO: Empresária grava marido com vestido e loja do Noroeste vira assunto na internet
Vanessa Ricarte foi assassinada horas depois de registrar um boletim de ocorrência contra o ex
Justiça
Caso Vanessa Ricarte: Feminicídio completa um ano e mobiliza protesto por julgamento
VÍDEO: Sol é expulsa do BBB 26 após agressão contra Ana Paula
Geral
VÍDEO: Sol é expulsa do BBB 26 após agressão contra Ana Paula
Farmácia do SUS
Saúde
Confiança da população no SUS aumenta nos últimos anos, revela levantamento da OCDE
Polícia Civil - Delegacia de Glória de Dourados
Polícia
Após descobrir que era amante, mulher sofre ameaça de vereador em Glória de Dourados

Mais Lidas

Reprodução /
Polícia
VÍDEO: Guarda municipal flagrado agredindo suspeito em Campo Grande é demitido
Fachada UPA
Justiça
Adriane apela ao TJ para cobrar IPTU mais caro e fala em risco de desabastecimento na saúde
Polícia Civil - Delegacia de Glória de Dourados
Polícia
Após descobrir que era amante, mulher sofre ameaça de vereador em Glória de Dourados
Veja como votaram os vereadores sobre o veto à taxa do lixo
Política
Veja como votaram os vereadores sobre o veto à taxa do lixo